Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
arnaldoRJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 265
Registrado em: 21 Ago 2009, 10:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por arnaldoRJ »

Olá monzeiros de plantão, eu observei que minha luz do óleo não estava acendendo mais quando eu ligava o carro. Um dia desses eu deitei debaixo do tubara para verificar um barulho na suspensão e o chicote com o terminal não estavam conectados ao cebolinha, simplesmente sumiram, provavelmente tenham sido arrancado por algo que possa ter enganchado nos fios.
Agora pretendo refazer ochicote, mas para isso, preciso da ajuda dos sábios monzeiros plantonistas do site para saber da onde vem cada fio, as cores respectivas e a posição no terminal, valeu!!!
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Esse é um defeito no Monza EFI, que acontece com certa frequência. A queima de um sensor de pressão de óleo, que só era para medir se tem pressão ou não... mas os engenheiros elétrico optaram para fazer uma ponte com o positivo pra bomba elétrica. Nele quando queima o relê da bomba, que acaba queimando o sensor ao longo prazo, devido a corrente da bomba elétrica ser alta para esse tipo de sensor. Muitos acham que isso é um reforço, mas não é. É apenas uma saída se caso queimar o relê da bomba ele consiga suprir a corrente até trocar o rele. O pobre do 'cebolinha' vai ter que aguentar 10A nas costa, rsrsrsrsrs!

Acho que aconteceu contigo e emendaram fazendo uma ponte. É um sensor barato e bom a 3HO. Com 50,00 compra ele e pode fazer o chicote original novamente.

Amigo são 4 fios:
Negativo - marrom 31
Positivo - lilaz-roxo 87
Positivo - vermelho 30
Verde c/azul, senão me engano (sensor do óleo painel)

No plug deve ter cada número DIN que citei acima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
arnaldoRJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 265
Registrado em: 21 Ago 2009, 10:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por arnaldoRJ »

Beleza. Você saberia me dizer se os quatro vêm da emenda do chicote do motor em cima da caixa de marcha? Acredito que esse chicote tenha sido arrancado por alguma coisa que enganchou, pois mesmo que já estivesse no gatilho seria pouco provável as quatro emendas arrebentarem naturalmente.
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Provavelmente não. Cada fio sai do determinado local, o 87 sai do relê lá na caixa de fusível, o positivo do fusível, o sensor vai direto. Como não conheço o Monza 91-96, não sei te informar, mas ele provavelmente é modular, ou seja, chicote plugado. Então, veja ou melhor, siga os "toquinho" de cada fio para fazer a troca no seu ponto de saída.

Cada ponto de saída ou de entrada pode ser reparada sem emendar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vanessa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2019, 19:31
Cidade: PONTA PORA
Estado: Mato Grosso do Sul-MS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por Vanessa »

Estou com o mesmo problema. O meu é de 3 fios, porém não sei a posição deles e queria saber para poder colocar o plug.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Vanessa

Você criou outro tópico sobre o mesmo assunto. Vou responder à sua dúvida nesse aqui. Seria conveniente apagar o outro tópico, para não poluir o fórum.

Eu fiz um esquema das ligações do chicote do motor anos atrás, quando precisei substituir o chicote.
Seguindo os fios a partir do conector principal, aquele grandão, dá para saber qual fio vai ligado a qual ponto do plugue da cebolinha da pressão de óleo. É só separar as duas partes do referido conector, com muito cuidado para não quebrar as travinhas, que geralmente estão ressecadas, e identificar os fios que saem dos pinos mostrados no meu desenho. Para isso é necessário um multímetro
Ligações plugue óleo monza.jpg
Fiz outro desenho com mais detalhes (cores predominantes dos fios):
20191006_090432.jpg
O plugue está mostrado nos desenhos olhando o mesmo de frente, como na foto:
20191006_090242.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Vanessa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2019, 19:31
Cidade: PONTA PORA
Estado: Mato Grosso do Sul-MS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Terminal da cebolinha do óleo sumiu!!

Mensagem não lida por Vanessa »

Ok. MT obrigado, me ajudou muito.
Responder