Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, depois de ter N problemas com o alternador Arno do meu Monza, decidi trocar ele por um mais confiável, encontrei o de 120A do Astra. A princípio achei que teria que fazer grandes adaptações, porém, não foi necessário.
Primeiro, tem que ser feitas umas buchas para instalação dele (ver desenho), fiz eu mesmo no torno onde trabalho, mas, isso não fica caro. Fiz em teflon, mas, pode ser em nylon ou metal mesmo.
Depois, o suporte superior do alternador, onde se ajusta a correia, deve ser retirado e invertido, assim, ele encaixa perfeitamente no alternador, não precisando de mais nada.

Ah, um detalhe, na parte de baixo do alternador, que é rosqueado, eu passei uma broca para passar livremente o parafuso de fixação.

Qualquer dúvida, só perguntar.
Imagem

Nessa parte, a bucha original estava zuada, aproveitei e fiz também, porém não tirei medidas dela.
Imagem

Imagem

Imagem

Desenho da bucha inferior.
Imagem

Quem tiver interesse, estou a disposição em ajudar!
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Leocastro »

No lugar do Teflon, pode-se usar Nylon também, é bem mais barato.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Legal, Leo. Mas vc viu se o alternador ficou 100% alinhado? Pelas fotos da impressão de que ele ficou um pouco torto.... E o certo seria vc colocar ele ao contrário, de cabeça pra baixo, pois ai ele ficaria preso em 3 pontos. No momento ele tá preso só em dois... acho q tá forçando os suportes, pode vir a quebrar do jeito que tá! Cuidado...
Sei que vc colocou assim, pra encaixar melhor... mas acho que ão fica seguro..... dependendo do que esteja ligado, o alternador fica muito pesado, principalmente esse seu, de 100A... cuidado. EU colocaria ele, com as duas bases pra baixo, fixas no suporte do carro. Veja umas fotos do tópico do David Crozeta, ele fez assim....Veja o tópico do EX-MOnza do Rosberg, ele tb fez assim....

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
cjuniorita
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 389
Registrado em: 23 Ago 2010, 15:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por cjuniorita »

E ai grande Léo, como sempre, dando sua contribuição aqui no fórum né, muito legal e parabéns por está sempre na ativa ai com o Monzão.

Abraços
Célio
Monza 89/90 SL/E 2.0 Gasolina
Vidro, trava, retrovisor e porta mala elétricos, computador de bordo.
Manual do Proprietário com datas das revisões realizadas, manual do computador de bordo.
Nota fiscal de fábrica.

As fotos estão no link abaixo:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 16#p210816
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Fala aí amigo !! Sempre na atividade no fórum !! me diz uma coisa: ouvi relatos de pessoas que colocaram alternadores maiores em monza com DH e quando viravam o jogo todo para o lado a ponteira batia no alternador. Como ficou o seu ? abraço amigo !!
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Leocastro »

Diego, o alinhamento ficou certinho, é só impressão pelas fotos mesmo, quanto aos suportes, ele está bem firme, mas, foi tentar colocar ele ao contrário.

Célio, valeu pelo comentário!

Gabri, acontece isso se utilizar uma correia muito grande. Como utilizei uma do Santana 95, deu o tamanho certinho e usando oesticador original!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Rafaelo »

leo desvire ele o quanto antes ta perigoso assim. pra efeito de teste ok. a base onde ta apoiado em baixo nao é de sustentação e torque como a de cima(2 apoio). se reparar vai ver que existe menos material de sustentação na "orelha" de um apoio.

o problema é o torque que isso gera ainda mais sendo um de 120A vai quebrar se a tua bateria estiver fraca quando entra a carga do alternador. faça oque for preciso mas desvire ele senao fica muito gambiarra assim. alem de causa um grava problema podendo ate trava o motor se quebrar isso.

mas qual o problema de usar na posiçao correta? assim agente pode da uma susgestao. belo investimento energia de qualidade agora
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo escreveu:leo desvire ele o quanto antes ta perigoso assim. pra efeito de teste ok. a base onde ta apoiado em baixo nao é de sustentação e torque como a de cima(2 apoio). se reparar vai ver que existe menos material de sustentação na "orelha" de um apoio.

o problema é o torque que isso gera ainda mais sendo um de 120A vai quebrar se a tua bateria estiver fraca quando entra a carga do alternador. faça oque for preciso mas desvire ele senao fica muito gambiarra assim. alem de causa um grava problema podendo ate trava o motor se quebrar isso.

mas qual o problema de usar na posiçao correta? assim agente pode da uma susgestao. belo investimento energia de qualidade agora
Digamos que o problema foi, falta de pensamento!
ele tem que ficar assim então!
Imagem

Tenho que usar um parafuso maior na base então.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder