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Relê e fusivel desconhecidos

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Relê e fusivel desconhecidos

Mensagempor Robson Lott » 17 Nov 2007, 02:15

Boa madrugada!!!

Estive vendo no site do Monza Clube e verifiquei uma coincidência de um rele q tem no meu Monza '88 álcool. Pra q ele serve???

foto do site http://www.monzaclube.com (o relê ta no canto inferior direito)
Imagem

valeew!!!
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Mensagempor -Wilton- » 17 Nov 2007, 05:53

Se for akele beeeem no canto inferior direito..EHueHE..eh quase igualzin ao meu... comprei pra colocar as lampadas novas d 100w...ele vem com 2 fusiveis... hj tem encontro Vectra Clube vou tentar tirar fotos(se a memoria permitir..ahuaHA)..
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Mensagempor Robson Lott » 17 Nov 2007, 09:15

Ele vem "originalmente" pelo chicote do lado direito e tem esse maldito relê com um fusível. Acho que não é do farol não, Wilton....
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Mensagempor Carlos A. Freire » 17 Nov 2007, 10:01

Esse relé com fusível de 30A, que fica no compartimento do motor ao lado esquerdo (motorista), no Monza a álcool até 1990, é para aquecimento do coletor de admissão e, luz de advertência de alta temperatura no painel.

Abs,

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Mensagempor mattador » 19 Nov 2007, 15:25

O aquecimento do coletor de admissão? Como que funciona isso? Ele é feito eletricamente? Dá mais detalhes ae pra gente! Também tenho isso no meu carro, só que está sem o fusível, e o suporte onde ficaria esse fusível está até meio derretido pelo calor.

Abraços!
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Mensagempor -Wilton- » 19 Nov 2007, 15:58

NOSSA

viajei bonito...aKoAkAO..
agora q vi a foto..eh no fundo do cofre..AkoAkAO...

faz de conta q eu nao falei nada...hauhauah
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Mensagempor Robson Lott » 20 Nov 2007, 10:36

-Wilton- escreveu:NOSSA

viajei bonito...aKoAkAO..
agora q vi a foto..eh no fundo do cofre..AkoAkAO...

faz de conta q eu nao falei nada...hauhauah


Podexá q a gente num conta pra ninguém, ok Blilinton?

Carlos, esse relê controla então somente esse "lado" da partida à frio, né!? Pq tem um atras da caixa de fusíveis que controla (recebendo o sinal do sensor perto da válcula termostatica) a injeção de gasolina, num tem?

grato!!!
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Mensagempor Henrique » 20 Nov 2007, 15:36

o meu é gasolina e tbm tem...
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Mensagempor mattador » 08 Jan 2008, 10:11

Esse final d semana dei uma geral na parte elétrica do meu carro (trocando as lâmpadas queimadas do painel, tirando fios de instalações velhas desativadas) e notei que o meu tb está no mesmo caso.. tem esse relê e o suporte do fusível dele está derretido também.

Como falaram ai que ele é responsável pelo aviso no painel vou tentar colocar ele pra funcionar novamente. Mas ai pergunto, pq será que esse suporte do fusível derrete? Pelo q falaram ai tem outros monzas com esse problema tb.. Podemos reativar ele assim mesmo?

O meu monza é a alcool, ano 1990.. SL/E

Abraços!
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Mensagempor Marcel Murai » 08 Jan 2008, 11:23

Monza é moderno, o coletor aquecia quando virava a chave.. 8)
Vai ver nos outros carros da época, coletor aquecia junto com a água do radiador e demoraaaaaaaavaaaa!....
:lol:
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Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Jan 2008, 12:00

O coletor do Monza a álcool, desde 87 até 96, tem um resistor de pré aquecimento, para melhorar o rendimento do carro na fase fria do motor.
No caso de Monza de 87 a 90, o relé e o fusível de 30A, ficam no "painel corta fogo" atrás do reservatório de água para o para-brisas. no Monza de 91 em diante fica na caixa de fusívieis.
No Monza de 87 a 90, esse relé também controla a luz de advertência de alta temperatura no painel.

Abs,

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Mensagempor Taranto » 08 Jan 2008, 15:31

Henrique escreveu:o meu é gasolina e tbm tem...


Idem !!

Abraço
Taranto
 

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Jan 2008, 16:35

Para os modelos a gasolina tem outra função, não sei se tem haver com AC, mas no caso de Monza álcool com AC, tem 2 relés nesta posição.

Abs,

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Mensagempor Cleber Brogni » 08 Jan 2008, 20:46

Correto amigo!!!
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Mensagempor Robson Lott » 09 Jan 2008, 08:24

Cleber Brogni escreveu:Correto amigo!!!

Meu caro, ele seeeempre está certo, nem precisava comentar...
Apesar de q só tem uma pessoa nesse mundo que é mais certo que nosso oráculo Carlos Freire:

Chuck Noris!!!!!!! Esse sim, NUNCA erra!!! :smt028

.... brincadeiras à parte, um dia eu queria saber como q o sensor de temperatura p/ partida à frio no Monza carburado (1988) manda o sinal de q o carro tá frio... é por massa? (terra)
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Mensagempor Marcel Murai » 09 Jan 2008, 11:01

Se não estou errado, é um fio azul que fica na carcaça do termostato, acima da valvula termostatica.
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Mensagempor Robson Lott » 09 Jan 2008, 11:04

Marcel Murai escreveu:Se não estou errado, é um fio azul que fica na carcaça do termostato, acima da valvula termostatica.
Fala Marcel!!

Até ai, tudo bem..... o q eu queria saber é como q esse sensor emcima da vávula termostática envia o sinal.... se é fechando curto, ser é abrindo, se é por terra.......(ou por água!!!!! ahahahahahaha!!!! :oops: )
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Mensagempor Marcel Murai » 09 Jan 2008, 11:08

Baseado no meu pensamento...hehe
Acho q qnado tá frio a água, esse sensor contrai. aí fica aberto. quando tá quente, pela pressão, ele tende a afastar um pouco onde ele fecha o circuito aí ele dá massa.
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Mensagempor Marcel Murai » 09 Jan 2008, 11:10

Só lembrando que tem vários sensores p/ aplicações diferentes, tais como sensor do painel, sensor da ventoinha;...etc....e Pode ser que um deles funcione invertido ao que eu descrevi anteriormente.

8)
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Mensagempor Carlos A. Freire » 09 Jan 2008, 13:55

rgalvaolott escreveu:
Cleber Brogni escreveu:Correto amigo!!!

Meu caro, ele seeeempre está certo, nem precisava comentar...
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.... brincadeiras à parte, um dia eu queria saber como q o sensor de temperatura p/ partida à frio no Monza carburado (1988) manda o sinal de q o carro tá frio... é por massa? (terra)


Obrigado pelo elogio!

O sensor de temperatura de partida a frio do Monza até 91 (carburado), varia sua resistência conforme a temperatura. Infelizmente não tenho os valores dessa variação.

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Mensagempor Marcel Murai » 09 Jan 2008, 20:56

Legal, achei q fosse igual do santana a partida à frio que é um interruptor térmico.

Então Monza tem sensor de temperatura da partida á frio variável assim como o sensor de temp. do painel.
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Fusível Novo

Mensagempor mattador » 10 Jan 2008, 08:12

Bom, eu reativei esse relé no meu monzão. Como o suporte do fusível estava todo derretido não tinha como usá-lo. Então comprei um soquete e um fusível mais "parrudo", porém com a mesma amperagem de 30A.

Imagem

Como comprei o carro com esse relé desativado, uma mudança que notei foi que a luz de temperatura q fica no painel passou a acender por 1 segundo junto com a luz do óleo e do freio quando giro a chave para o primeiro estágio. Mas depois essa da temperatura apaga e ficam só as outras duas acesas. Ai pergunto, é assim mesmo?

Abraços!
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Re: Fusível Novo

Mensagempor Beto » 11 Jan 2008, 14:22

mattador escreveu:Como comprei o carro com esse relé desativado, uma mudança que notei foi que a luz de temperatura q fica no painel passou a acender por 1 segundo junto com a luz do óleo e do freio quando giro a chave para o primeiro estágio. Mas depois essa da temperatura apaga e ficam só as outras duas acesas. Ai pergunto, é assim mesmo?

Abraços!


Mattador, depois de eu ter lido este tópico fui verificar se estava ok no meu carro (eu também não sabia da função desse relê até então) e também estava sem o fusível (30a) mencionado, já o encaixe do mesmo está bom. Notei que a luz de temperatura apaga exatamente como no painel de seu carro, creio que seja esse o funcionamento correto, ou temos o mesmo problema. :smt017

abraço!
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Re: Relê e fusivel desconhecidos

Mensagempor rota12 » 25 Mar 2009, 21:06

Ressussitando...........alguem sabe qual eh o rele substituto (DNI ou GM mesmo) desse rele em questao?
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