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como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor dian robson » 21 Jan 2011, 19:50

gostaria muito de saber como eu faço esse jumper no rele do vidro do carro,onde eu devo fazer o jumper(qual o numero q devo ligar o jumper,de onde vem o jumper,etc)
alguem pode me ajudar?
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 21 Jan 2011, 20:17

jumper em rele do vidro? nunca vi isso. o maximo que existe la é um disjutor termico e mesmo assim nao se pode "jumpear" ele. explique melhor isso
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor avvsilva » 21 Jan 2011, 20:29

Rafaelo escreveu:jumper em rele do vidro? nunca vi isso. o maximo que existe la é um disjutor termico e mesmo assim nao se pode "jumpear" ele. explique melhor isso


Olá Rafaelo, talvez você possa confirmar uma inforação que passei ao nosso amigo dian. Se ligar as tomadas marcadas em vermelho na diagrama abaixo (isso na tomada onde vai o relé, ele deve ser retirado, obviamente), o vidro funcionaria normalmente com a ignição ligada? A intenção do dian é retirar a função de temporização, fazendo com que o vidro pare de funcionar imediatamente ao desligar a ignição. Isso porque o relé está com mal contato (às vezes tem que ficar dando uns tapinhas para ele "acordar", após ligar a ignição). Muito obrigado. :smt023

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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 21 Jan 2011, 21:09

blz, ata é que nao sabia qual era a ideia. sim sem problemas pode usar sem o temporizador... vale lembrar que eu nao concordo com isso, eu prefiro deixar original com tudo funcionando é so trocar o rele que nao custa 15,00 o mal contato pode ser os conector do soquete abertos de mais e acaba dando esse mal contato.

bom pra ligar sem rele tem como, mas tem que pegar o postivo do lugar certo(é o fio vermelho 30 o mesmo que alimenta o rele) tem que fazer um jumper do terminal 30 ao 87 do soquete do rele(no proprio soquete tem os numero DIN grafado nele). so que isso faz com que sempre vai tar energizado a linha mesmo sem a chave na ignição é por isso que nao aconselho tal instalação. e tb por esse motivo tem o rele pra ligar so quando a ignição estiver energizada pos chave.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor avvsilva » 21 Jan 2011, 21:39

Rafaelo escreveu:blz, ata é que nao sabia qual era a ideia. sim sem problemas pode usar sem o temporizador... vale lembrar que eu nao concordo com isso, eu prefiro deixar original com tudo funcionando é so trocar o rele que nao custa 15,00 o mal contato pode ser os conector do soquete abertos de mais e acaba dando esse mal contato.

bom pra ligar sem rele tem como, mas tem que pegar o postivo do lugar certo(é o fio vermelho 30 o mesmo que alimenta o rele) tem que fazer um jumper do terminal 30 ao 87 do soquete do rele(no proprio soquete tem os numero DIN grafado nele). so que isso faz com que sempre vai tar energizado a linha mesmo sem a chave na ignição é por isso que nao aconselho tal instalação. e tb por esse motivo tem o rele pra ligar so quando a ignição estiver energizada pos chave.


Entendi Rafaelo, obrigado. Mas quais conectores do soquete teriam que ser interligados para funcionar apenas ligando-se a ignição?
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 21 Jan 2011, 21:49

nao tem como, ligação so com a ignição apenas com rele pq o fio 15 violeta c/branco é fino demais pra ser usado com motores do vidro. ele nao foi projetado pra isso, é fino... somente pra ligar a bobina do rele ele serve. oque poderia fazer e puxar um fio 1.5mm preto la da chave comutadora e ligar no pino 87 do soquete responsavel do vidro eletrico. é mais seguro tem esse caminho tb nesse caso vai usar so quando a ignição estiver ligada.

pra saber qual conector do rele é é preciso olhar bem na face do soquete esta grafado cada numero de cada conector responsavel.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor avvsilva » 22 Jan 2011, 20:03

Rafaelo escreveu:nao tem como, ligação so com a ignição apenas com rele pq o fio 15 violeta c/branco é fino demais pra ser usado com motores do vidro. ele nao foi projetado pra isso, é fino... somente pra ligar a bobina do rele ele serve. oque poderia fazer e puxar um fio 1.5mm preto la da chave comutadora e ligar no pino 87 do soquete responsavel do vidro eletrico. é mais seguro tem esse caminho tb nesse caso vai usar so quando a ignição estiver ligada.

pra saber qual conector do rele é é preciso olhar bem na face do soquete esta grafado cada numero de cada conector responsavel.


Entendido Rafaelo, obrigado. Só confirmando se eu entendi, o que você está querendo dizer é equivalente a substituir o fio marcado em vermelho abaixo por um fio de 1,5mm e interligar as tomadas 86 e 87 do plugue do relé? Desculpe a amolação...

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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 22 Jan 2011, 20:36

que isso silva. sim exatamente assim, desse jeito fica mais seguro e sempre que a ignição ficar ligada os vidros iram funcionar, é claro sem o temporizado do rele. no caso nao precisa remover o antigo, é so puxar do comutador de partida fio preto 15. mas alerto que é preciso usar um fusivel de 20A pra dar mais segurança.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor José Leal » 25 Jan 2011, 17:29

Rafaelo e avvsilva, para resolver esse problema sem alterar muito a elétrica, poderia ser usado um relé comum, sem temporização. Assim, ao girar a chave, o relé atraca e os vidros funcionam normalmente. Desligando a chave, desliga-se os vidros.

No meu Monza era assim, pois com os vidros temporizados, o módulo automatizador não funcionava.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 25 Jan 2011, 20:33

Ze o problema que eles nao querem usar o rele, pq ele causar esse problema de mal contato. sim o monza antigo é assim 4 pino rele de buzina etc s/temporizador. a questao do mal contato e facil de se solucionar, mas querem usar jumper. sou contra a isso prefiro um rele bem instalado. inclusive no soquete original.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor avvsilva » 25 Jan 2011, 21:54

Rafaelo escreveu:Ze o problema que eles nao querem usar o rele, pq ele causar esse problema de mal contato. sim o monza antigo é assim 4 pino rele de buzina etc s/temporizador. a questao do mal contato e facil de se solucionar, mas querem usar jumper. sou contra a isso prefiro um rele bem instalado. inclusive no soquete original.


Olá Rafaelo, pelo menos no meu caso (no sei quanto ao dian, criador desse tópico) fiz o jumper só provisoriamente, para evitar que em um dia de forte chuva os vidros insistam em não fechar... :? Mas é claro, você tem razão, assim que arrumar um novo vou instalá-lo de novo, prefiro tudo do jeito que saiu da fábrica :smt023
Off-topic: Outra coisa que estou querendo arrumar no meu carro é o solenóide de abertura do porta-malas, aquilo é muito chique! :smt023
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor Rafaelo » 25 Jan 2011, 22:14

ah sim e provisorio no teu caso... entao nem esquenta em fica trocando e acrescentando fio. e mais facil ligar no pino 30 oque é feito pra alimentar os vidro e pronto ta resolvido. o unico incoviniente que mesmo com o carro desligado os vidros podem ser usados.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor brignol » 16 Mar 2011, 09:56

BOM DIA PESSOAL SOU DE CANDIOTA RS TENHO UM MONZA SLE 1990 E O TEMPORISADOR DOS VIDROS DEU PAU SO Q NAO CONSSIGO ACHAR ELE PORAQUI E AI FICA ROUBANDO CARGA DA BATERIA TEM COMO FASER ALGO PRATICO PARA ELEMINAR ESSE TENPORISADOR OBRIGADO.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor avvsilva » 17 Mar 2011, 12:41

brignol escreveu:BOM DIA PESSOAL SOU DE CANDIOTA RS TENHO UM MONZA SLE 1990 E O TEMPORISADOR DOS VIDROS DEU PAU SO Q NAO CONSSIGO ACHAR ELE PORAQUI E AI FICA ROUBANDO CARGA DA BATERIA TEM COMO FASER ALGO PRATICO PARA ELEMINAR ESSE TENPORISADOR OBRIGADO.


Olá amigo, o que você pode fazer temporariamente é retirar o relé (o original é laranja, fica atrás da caixa de fusíveis) e fazer um jumper onde ele vai encaixado, como explicado acima em uma postagem anterior nesse mesmo tópico. Mas é necessário substituir o fio marcado em vermelho na foto abaixo porque a bitola dele é muito pequena para aguentar a corrente que vai para os vidros. Provavelmente qualquer eletricista saiba fazer isso... Tive que fazer isso no meu também, até achar um relé compatível, existe um no mercado de uma marca chamada DNI, se não me engano.

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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagempor José Leal » 17 Mar 2011, 18:33

avvsilva, acredito que não é preciso substituir o fio citado, a não ser em caso dele estar rompido. Esse fio serve apenas para energizar o relé dos vidros. Toda a carga solicitada pelos motores dos vidros vem do fio que chega ao pino 30 e vai pelo fio do pino 87. Estes sim, devem ter a bitola maior (1,5mm pelo menos).
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