ligação direta marcador de combustível

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Carlos A. Freire
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Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Moicano escreveu:Alguém sabe me falar qual resistor e esse amarom pra eu substituir pq Ta esquentando quando ligo no painel

Os resistores verde e o vermelho que estão na imagem do marcador de combustível tem seus valores gravados neles mesmos.
Como trata-se de um instrumento, não tem valores no esquema elétrico do veículo. Se por alguma razão a gravação sumiu, terá de comparar com outro instrumento igual. Mas se a peça está super aquecimento, deve encontrar o defeito pois com a peça nova vai ocorrer o mesmo sintoma.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

como funciona o mostrador do painel completo que deve ser parecido senao igual ao outro simples....

é normal esquentar, e muito. ambos, especialmente quando um esta no nivel total (batente)

* esse resistor verde maior é um resistor ligado em um divisor de tensão - variação de 4 a 5v(8 a 88 ohms) na saida do nó do resistores isso (com carga)...
* ele é um resistor de pra alta corrente 2W ja que a resistência da boia tem o minimo de +-4 Ohms gera bastante corrente isso e precisa de um resistor pra dissipar essa potencia. com ele vazio gera ate 650mW
* o resistor pequeno de meio watts tb esquenta ja que ele é limitador de corrente em caso de curto no fio do sensor aterrado ao terra. quando ta vazio o tanque eles esquentam mais...
* em 14.4v a corrente total chega a quase 100mA dando 900mW por isso esse resistor R1 de 2w


a boia é uma resistencia variavel e o papel dela é aterrar o sinal que passa por esse resistores. a variação da tensao é jogada pro mostrador(bobina) variando a tensao de 4 a 5v dae mexe o mostrador.

como ja falei em outras vezes aqui nesse forum quando o assunto é painel de instrumento nao se pode prejulgar um defeito sem saber como funciona. as vezes as pessoas fazem erro de identificação ou mesmo "arrumam" algo que nao precisaria ter sido trocado. era so um problema de mal contato. como ja expliquei tb, o painel do monza tem esse defeito, conectores de latao e malha flexivel nao sao um bom exemplo de qualidade, e é ate normal apresentar falhas no mostradore algumas vezes erro na medição.


obs: o verde é de 100 e o pequeno de 82

ta ae o diagrama, muito simples!

+(pos)
|
|
R1
|__________bobina(mostrador)__(neg)
|
R2
|
|
Boia
|
|
-(neg)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
santos ribeiro
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Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por santos ribeiro »

boa tarde pessoal sou novo no grupo estava com o mesmo problema no meu monza 90 troquei a boia nao resolveu nao marcava nada verifiquei os fios da boia tudo ok ai resolvi desmontar o painel e verificar o marcador tirei os ponteiros e achei o problema estava em um resistor que fica atras do ponteiro que marca o combustivel ele estava com a solda quebrada refiz a solda novamente e gracas a Deus voltou a funcionar e marcar normalnente tirei algumas fotos vou postar pode ser que ajude alguem
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