ligação direta marcador de combustível

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por waldir »

Gente tirei uma foto pra ilustrar minha necessidade de saber onde vão cada plug desses parafusos do marcador e Oq significas esse R S + e outro símbolo
Moicano, o que vc está pedindo é difícil alguém ter em mãos as informações.

Teria que estudar o circuito do painel do seu Monza cujo medidor foi fabricado em 23 OUT 1984

Analisando o circuito impresso (verdinho) e com a posição do conector seria possivel identificar considerando também a montagem do aparelho que vc postou na foto.

Como exemplo lhe envio um diagrama do meu que é totalmente diferente do seu, mas daria para 'matar' onde deve ligar o fio que vem da boia, qual é o negativo etc

No meu caso o sinal da boia vem pelo 5 do conector e depois marrom é o negativo e o preto positivo

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Moicano
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 121
Registrado em: 10 Ago 2013, 23:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Moicano »

Esse diagrama aplica no painel sem contra giros ? Pq meu painel e aqueles básico aem contra giros
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por waldir »

Moicano escreveu:Esse diagrama aplica no painel sem contra giros ? Pq meu painel e aqueles básico aem contra giros
Não Moicano, não se aplica. Eu escrevi o que segue:
Como exemplo lhe envio um diagrama do meu que é totalmente diferente do seu, mas daria para 'matar' onde deve ligar o fio que vem da boia, qual é o negativo etc
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Como exemplo lhe envio um diagrama do meu que é totalmente diferente do seu, mas daria para 'matar' onde deve ligar o fio que vem da boia, qual é o negativo etc
Acho difícil identificar com segurança os pinos do instrumento baseando-se no esquema do circuito impresso do painel com contagiros.
Será que no painel sem contagiros a ligação das trilhas segue o mesmo esquema?
O instrumento que eu tenho aqui, de um painel com velocimetro, é bem diferente do mostrado pelo moicano (tem 3 ligaçõe, o positivo, o negativo e o G, que presumo ser gauge, isto é, que tem ligação com a bóia). E além disso o posicionamento do instrumento no painel é diferente. No caso do meu o cilindro com os pinos fica do lado, no caso do dele fica em cima.
Imagem

Aqui a foto do Moicano, para comparação:
Imagem
Tomara que alguém aqui saiba mais sobre o circuito impresso sem contagiros. Eu até consegui ver alguns na net, mas não obtive as informações que queria.

Examinando o instrumento que eu tenho aqui em mãos, notei que:
1- o resistor verde grande é ligado entre o negativo e o positivo da bóia
2- o resistor marrom pequeno é ligado entre o positivo e o negativo.
3- o negativo para ligação ao painel (ou diretamente ao negativo do sistema do carro) é o parafuso ligado à carcaça do instrumento.


Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Moicano
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 121
Registrado em: 10 Ago 2013, 23:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Moicano »

Alguém sabe como eu posso testar o marcador de combustível ?
Moicano
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 121
Registrado em: 10 Ago 2013, 23:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Moicano »

Alguém sabe me falar qual resistor e esse amarom pra eu substituir pq Ta esquentando quando ligo no painel
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Moicano escreveu:Alguém sabe me falar qual resistor e esse amarom pra eu substituir pq Ta esquentando quando ligo no painel

Os resistores verde e o vermelho que estão na imagem do marcador de combustível tem seus valores gravados neles mesmos.
Como trata-se de um instrumento, não tem valores no esquema elétrico do veículo. Se por alguma razão a gravação sumiu, terá de comparar com outro instrumento igual. Mas se a peça está super aquecimento, deve encontrar o defeito pois com a peça nova vai ocorrer o mesmo sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ligação direta marcador de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

como funciona o mostrador do painel completo que deve ser parecido senao igual ao outro simples....

é normal esquentar, e muito. ambos, especialmente quando um esta no nivel total (batente)

* esse resistor verde maior é um resistor ligado em um divisor de tensão - variação de 4 a 5v(8 a 88 ohms) na saida do nó do resistores isso (com carga)...
* ele é um resistor de pra alta corrente 2W ja que a resistência da boia tem o minimo de +-4 Ohms gera bastante corrente isso e precisa de um resistor pra dissipar essa potencia. com ele vazio gera ate 650mW
* o resistor pequeno de meio watts tb esquenta ja que ele é limitador de corrente em caso de curto no fio do sensor aterrado ao terra. quando ta vazio o tanque eles esquentam mais...
* em 14.4v a corrente total chega a quase 100mA dando 900mW por isso esse resistor R1 de 2w


a boia é uma resistencia variavel e o papel dela é aterrar o sinal que passa por esse resistores. a variação da tensao é jogada pro mostrador(bobina) variando a tensao de 4 a 5v dae mexe o mostrador.

como ja falei em outras vezes aqui nesse forum quando o assunto é painel de instrumento nao se pode prejulgar um defeito sem saber como funciona. as vezes as pessoas fazem erro de identificação ou mesmo "arrumam" algo que nao precisaria ter sido trocado. era so um problema de mal contato. como ja expliquei tb, o painel do monza tem esse defeito, conectores de latao e malha flexivel nao sao um bom exemplo de qualidade, e é ate normal apresentar falhas no mostradore algumas vezes erro na medição.


obs: o verde é de 100 e o pequeno de 82

ta ae o diagrama, muito simples!

+(pos)
|
|
R1
|__________bobina(mostrador)__(neg)
|
R2
|
|
Boia
|
|
-(neg)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder