Bom pessoal, graças a Deus ta chegando o fim dessa saga, hehehe, graças ao nosso amigo Guilherme (KapiiiM), tudo vai se resolver, ele tinha disponível um foco, parafuso de regulagem e suporte de encaixe do parafuso no foco originais e me mandou (ta na casa dos meus pais mas jaja ta aqui comigo pra terminar), enquanto isso dei uma adiantada no neblina do lado esquerdo (lado do motorista), a lente estava fosca devido a pedra, areia e etc que pega em pista, ruas, etc e como podem ver nas fotos, a evolução foi muito grande, o que fiz foi abrir os farois e limpar por dentro e colocar silicone para selar a lente no farol, após selado, a lente foi bem limpa por fora com detergente, secado no tempo para não juntar fiapo de pano, depois disso, foram protegidas as partes que não queria que o verniz pegasse e foi seguida a orientação que estava na lata do spray, de 1 a 3 demãos (fui de 3 demãos) com intervalo de 1 a 3 minutos entre as mesmas e deixado secar, como as lentes estavam "porosas" devido as marcas de pedra a lente não chegou a ficar lisinha mas melhorou 99% a transparência.
Como não testei ainda se a temperatura gerada pelas lâmpadas ou do sol vai fazer descascar o verniz (ele é para metais, não encontrei verniz spray para vidro) vou montar no carro assim que tiver tempo e usar pra ver qq acontece, se acabar descascando vou procurar outro verniz que possa fixar melhor, mas depois da geral que foi feita com certeza esse ano esses neblinas vão receber um kit xenon...hehehe.
Quanto a lente do lado direito (do lado do passageiro que estava rachada), acabei não tirando fotos do processo mas eu deixei uns 3 dias de molho no detergente pra amolecer o barro e sujeira que estava na rachadura, parte de dentro e tal e após limpar tudo com uma escova de dentes velha, depois de secar passei silicone entre as duas partes da lente que estava quebrada e firmei para colar, depois de seco o silicone (deixei uns 3 ou 4 dias e lente parada) tirei o excesso de silicone que ficou por fora da lente e dei uma lixada por fora com uma lixa d'água 1200 só pra tirar a imperfeição e rebarba do silicone que coloquei no rachado e não saiu com o estilete, bom, vamos as fotos do processo e do foco que não deu para aproveitar, se der um zoom dá pra ver que onde esta enferrujado está literalmente comido o ferro.
Já ia me esquecendo, um dos locais onde é fixado o neblina no carro quebrou provavelmente devido a pedrada que deu no farol e quebrou a lente ou até mesmo por pegar algum buraco na estrada e tal e estou fazendo um suporte de alumínio para poder colar o pedaço que quebrou e não correr o risco de quebrar novamente, dá pra ver o alumínio pré-colocado (nas fotos que aparecem o foco ruím), precisa abrir a passagem do parafuso e dobrar o outro lado e colar.
verniz em spray utilizado
neblina do lado direito que estava com a lente rachada infiltrando agua, não deu pra recuperar
neblina do lado direito que estava com a lente rachada infiltrando agua, não deu pra recuperar
neblina do lado direito que estava com a lente rachada infiltrando agua, não deu pra recuperar
Lado esquerdo, lente estava fosca por causa de areia, pedra que pega na lente
Lado esquerdo, lente estava fosca por causa de areia, pedra que pega na lente
Lado esquerdo, lente estava fosca por causa de areia, pedra que pega na lente
Lado esquerdo, lente estava fosca por causa de areia, pedra que pega na lente
Lado esquerdo, primeira demão de verniz
Lado esquerdo, segunda demão de verniz
Lado direito depois de seco
Agradeço a ajuda de todos e provavelmente semana que vem tem mais evolução no processo, só receber o novo foco que meu pai ta mandando pra mim por sedex, colocar ele no lugar, terminar de refazer o suporte superior do parafuso que tava quebrado, selar a lente com silicone no farol e montar no carro