rele de 5 pinos
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Re: rele de 5 pinos
o q o nosso amigo diego paiva me ensinou deu cerrto fiz a estalação hj e ta do modo original
segue o esquema q ele passo pra mim
segue o esquema q ele passo pra mim
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Re: rele de 5 pinos
Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda!
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe...
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Re: rele de 5 pinos
Diego Paiva escreveu:Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda!
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe...
esse esquema foi bastante funcional maninho
foi com ele que eu liguei meus milhas
to colocando aki a pilha da makina pra carregar
pra tirar as fotos pra por aki no forum pra
galera ver :smt023
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Re: rele de 5 pinos
o farol de cima fico cego...rsrsrsrsrs
mais segue a foto da ligaçao com o esquema q nosso amigo diego passo
ligado junto com a lanterna e desliga no botao de dentro...
acho q agora da pra vistoriar o kadettao sem precisar tirar os milhas
mais segue a foto da ligaçao com o esquema q nosso amigo diego passo
ligado junto com a lanterna e desliga no botao de dentro...
acho q agora da pra vistoriar o kadettao sem precisar tirar os milhas
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Re: rele de 5 pinos
Isso ai o nosso amigo Diego foi mais pratico até pq ligar um relê é coisa bem simples...
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Re: rele de 5 pinos
Elucubrando sobre relés, faróis e relés de 5 pinos no Monza/Kadett.
Na caixa de fusíveis, visíveis qdo se tira a tampa da mesma, existem 7 relés (Monzas à gasolina) ou 8 relés (Monzas à álcool).
Todos, eles, com exceção do relé do ventilador da cabine, possuem 4 pinos, como a grande maioria dos relés automotivos.
Esses 4 pinos mostram, como já foi citado lá no início, as indicações:
-30: é o ponto que recebe a corrente que vai alimentar o circuito para o qual o relé foi projetado. Pode ser o ventilador, o compressor do ar condicionado, a buzina, a bomba de combustível, etc.
Qdo se usa relés para melhorar a iluminação dos faróis, é conveniente (aliás nos outros casos também) inserir um fusível entre a fonte (bateria) e o pino 30 do relé, pois sem isso não haverá segurança nesse ponto.
-87: é o ponto no qual relé, qdo ENERGIZADO, provê corrente para o farol ou circuito onde ele está instalado.
-86: é o ponto negativo da bobina que, qdo ENERGIZADA, fecha os contatos 30 e 87 do relé.
-85: é o ponto positivo da bobina, ligado normalmente a um interruptor ou circuito pós chave.
No Monza, todos aqueles relés pequenos que ficam DENTRO da caixa de fusíveis, ao lado dos fusíveis, são iguais, isto é, podem ser trocados de posição sem problemas, já que todos possuem 4 pinos.
Só o relé do ventilador da cabine é que não pode ser trocado, pois ele é um daqueles relés de 5 pinos. Ele possui o pino 87A, que é um pino que está com energia qdo o relé está DESENERGIZADO.~Se for colocado no lugar dele um dos outros relés, só funcionará a 4ª velocidade do ventilador interno.
Falando agora de faróis, todo carro sai de fábrica com dois circuitos independentes dos faróis, pois se um deles der problema numa viagem noturna sempre haverá um deles acendendo.
No esquema mostrado aí em cima, onde por sinal o negativo da bobina de campo está invertido, se o relé der problema perde-se os dois faróis.
Existem relés duplos e até quadruplos para faróis, esses últimos com 4 saídas independentes, uma para cada facho das lampadas, de modo a aumentar a segurança.
É isso.
Abraços
Na caixa de fusíveis, visíveis qdo se tira a tampa da mesma, existem 7 relés (Monzas à gasolina) ou 8 relés (Monzas à álcool).
Todos, eles, com exceção do relé do ventilador da cabine, possuem 4 pinos, como a grande maioria dos relés automotivos.
Esses 4 pinos mostram, como já foi citado lá no início, as indicações:
-30: é o ponto que recebe a corrente que vai alimentar o circuito para o qual o relé foi projetado. Pode ser o ventilador, o compressor do ar condicionado, a buzina, a bomba de combustível, etc.
Qdo se usa relés para melhorar a iluminação dos faróis, é conveniente (aliás nos outros casos também) inserir um fusível entre a fonte (bateria) e o pino 30 do relé, pois sem isso não haverá segurança nesse ponto.
-87: é o ponto no qual relé, qdo ENERGIZADO, provê corrente para o farol ou circuito onde ele está instalado.
-86: é o ponto negativo da bobina que, qdo ENERGIZADA, fecha os contatos 30 e 87 do relé.
-85: é o ponto positivo da bobina, ligado normalmente a um interruptor ou circuito pós chave.
No Monza, todos aqueles relés pequenos que ficam DENTRO da caixa de fusíveis, ao lado dos fusíveis, são iguais, isto é, podem ser trocados de posição sem problemas, já que todos possuem 4 pinos.
Só o relé do ventilador da cabine é que não pode ser trocado, pois ele é um daqueles relés de 5 pinos. Ele possui o pino 87A, que é um pino que está com energia qdo o relé está DESENERGIZADO.~Se for colocado no lugar dele um dos outros relés, só funcionará a 4ª velocidade do ventilador interno.
Falando agora de faróis, todo carro sai de fábrica com dois circuitos independentes dos faróis, pois se um deles der problema numa viagem noturna sempre haverá um deles acendendo.
No esquema mostrado aí em cima, onde por sinal o negativo da bobina de campo está invertido, se o relé der problema perde-se os dois faróis.
Existem relés duplos e até quadruplos para faróis, esses últimos com 4 saídas independentes, uma para cada facho das lampadas, de modo a aumentar a segurança.
É isso.
Abraços
Luiz Carlos
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Re: rele de 5 pinos
Só lembrando que o esquema postado, foi feito para FARÓIS AUXILIARES (milha e neblina)... nesse tipo de farol, mesmo vindo de fábrica, o circuito não é independente, ou seja, um relé, um fusível para cada farol (pra falar a verdade, desconheço monza que venha com relé individual para os faróis principais). Fusível eu sei que são independentes (no caso dos farois principais), mas nos milhas e neblinas é usado apenas um fusível e um relé, para cada PAR de faróis.
E o nosso amigo ai de cima, adaptou os farois... acho q ele não usou mini-reles... usou relé normal...
Falando em fusível, no esqueminha mixuruca que eu fiz, ficou faltando um... quem for seguir o esquema, coloque um fusível de 15A no fio que sai do positivo da bateria e vai para o 30 do relé.
Quanto ao sinal da bobina, realmente está invertido... já fiz a retificação e editei a mensagem com o desenho...
E o nosso amigo ai de cima, adaptou os farois... acho q ele não usou mini-reles... usou relé normal...
Falando em fusível, no esqueminha mixuruca que eu fiz, ficou faltando um... quem for seguir o esquema, coloque um fusível de 15A no fio que sai do positivo da bateria e vai para o 30 do relé.
Quanto ao sinal da bobina, realmente está invertido... já fiz a retificação e editei a mensagem com o desenho...
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Re: rele de 5 pinos
Fala Diego.
Minha intenção ao escrever sobre o assunto em pauta (relé de 5 pinos) não foi criticar quem fez o esquema ou quem aplicou o esquema no seu carro.
Comecei escrevendo sobre as características dos relés de 5 pinos e acabei descambando para o fator de segurança, sobre ficar sem faróis de noite, por exemplo, etc. Nem reparei se a instalação mostrada era de farol principal ou auxiliar, neblina, etc.
Mas vc tem razão, acho que de fábrica não vem relés duplos ou quádruplos...aliás, nos meus faróis principais acho que não tem relé nenhum. Nenhum carro que eu já tive possuía relés de farois.
Sobre pequenos erros ou enganos ao desenhar esquemas, vc não imagina o que eu já vi até em esquemas elétricos de avião. Uma distraçãozinha....e tá feito.
Abraços
Minha intenção ao escrever sobre o assunto em pauta (relé de 5 pinos) não foi criticar quem fez o esquema ou quem aplicou o esquema no seu carro.
Comecei escrevendo sobre as características dos relés de 5 pinos e acabei descambando para o fator de segurança, sobre ficar sem faróis de noite, por exemplo, etc. Nem reparei se a instalação mostrada era de farol principal ou auxiliar, neblina, etc.
Mas vc tem razão, acho que de fábrica não vem relés duplos ou quádruplos...aliás, nos meus faróis principais acho que não tem relé nenhum. Nenhum carro que eu já tive possuía relés de farois.
Sobre pequenos erros ou enganos ao desenhar esquemas, vc não imagina o que eu já vi até em esquemas elétricos de avião. Uma distraçãozinha....e tá feito.
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Luiz Carlos
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