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rele de 5 pinos

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 24 Out 2010, 17:54

amigos sera q algum de vcs tem um esquema explicando pra que serve cada numero dakeles dos reles. e pra intalar algumas coisas aki no carro q eu tirei e quero fazer melhor, pois o carro tava com muito fio :smt023
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Rafaelo » 24 Out 2010, 18:03

sem sabe qual o rele fica impossivel. existe varios tipos com 5 pinos
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 24 Out 2010, 18:46

cara nem sabia que existia varios tipos...rsrsrsrsrs

mais e que e pra eu intalar meu farol de milha
e refazer a iontalaçao do meu ar condicionado q e adaptado
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor david crozeta » 24 Out 2010, 20:05

parceiro... veja isso te ajuda.... :smt023
http://www.dni.com.br/index.php?option= ... &Itemid=28
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fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 24 Out 2010, 21:00

na vdd queria saber exatamente o que significa os numeros

86
87
85
85a
30

se nao me engano sao esses
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Diego Paiva » 24 Out 2010, 21:52

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Para ligar um farol de neblina ou de milha (são farois diferentes), deve-se usar um relé de 4 pinos e não de 5.

Acredito que deva ligar assim:
30- ligar direto em um fio positivo na bateria, direto da própria bateria;
85- sinal que vem do interruptor do farol;
86- aqui vc tem duas opções: se quiser como original, pegue o sinal 12V da chave dos farois, pegue um fio que tenha 12V somente quando vc acionar a meia luz. Se quiser, pode ligar no pós chave, dai os faróis somente acenderão quando a ignição tiver ligada. OU ainda, pode ligar um 12V permanente (liga junto com o terminal 30), que ai os faróis de neblina/milha vão sempre acender, bastando acionar o botão, independente se a ignição, ou se farois principais estão ligados ou não.
87- ligar no positivo dos faróis

:smt023
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Rafaelo » 24 Out 2010, 22:16

sim, existes alguns com 5 pinos com função diferentes. se tu que ligar milha original é usado rele 4 pinos comum.

85: negativo da bobina
86: positivo da bobina(ligado no + do farol baixo senao me engano original )
30: positivo protegido por fusivel
87: onde vai ligar as milhas +
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 24 Out 2010, 22:24

sim amigos era isso mesmo vlw a todos aeeeeeeee
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor andre_luisrj » 02 Nov 2010, 00:20

Rafaelo escreveu:
85: negativo da bobina
86: positivo da bobina(ligado no + do farol baixo senao me engano original )
30: positivo protegido por fusivel
87: onde vai ligar as milhas +


Para o caso de um de 5 pinos :

85: entrada de corrente
87: saída de corrente NF
87a: saída de corrente NA
85: negativo da bobina
86: positivo da bobina

* o rele só armará se comutado o sinal de positivo (+) no 86 e negativo no 85 (-)
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Rafaelo » 02 Nov 2010, 01:07

vlw mas nem todos 5 pinos sao assim amigo. tem 5 pinos com outras funções. saida temporizada, entrada de sinal, entre outros tipos. alem do que vc postou.

mas no caso dele é um simples rele de 4 pinos padrao.
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 02 Nov 2010, 17:03

o q o nosso amigo diego paiva me ensinou deu cerrto fiz a estalação hj e ta do modo original
segue o esquema q ele passo pra mim
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Diego Paiva » 02 Nov 2010, 17:14

Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda! :lol:
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe... :oops:
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 02 Nov 2010, 18:26

Diego Paiva escreveu:Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda! :lol:
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe... :oops:



esse esquema foi bastante funcional maninho
foi com ele que eu liguei meus milhas

to colocando aki a pilha da makina pra carregar

pra tirar as fotos pra por aki no forum pra

galera ver :smt023
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor kadettazul » 02 Nov 2010, 20:11

o farol de cima fico cego...rsrsrsrsrs
mais segue a foto da ligaçao com o esquema q nosso amigo diego passo
ligado junto com a lanterna e desliga no botao de dentro...
acho q agora da pra vistoriar o kadettao sem precisar tirar os milhas

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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor andre_luisrj » 06 Nov 2010, 12:34

Isso ai o nosso amigo Diego foi mais pratico até pq ligar um relê é coisa bem simples... :D
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 06 Nov 2010, 18:04

Elucubrando sobre relés, faróis e relés de 5 pinos no Monza/Kadett.

Na caixa de fusíveis, visíveis qdo se tira a tampa da mesma, existem 7 relés (Monzas à gasolina) ou 8 relés (Monzas à álcool).
Todos, eles, com exceção do relé do ventilador da cabine, possuem 4 pinos, como a grande maioria dos relés automotivos.
Esses 4 pinos mostram, como já foi citado lá no início, as indicações:
-30: é o ponto que recebe a corrente que vai alimentar o circuito para o qual o relé foi projetado. Pode ser o ventilador, o compressor do ar condicionado, a buzina, a bomba de combustível, etc.
Qdo se usa relés para melhorar a iluminação dos faróis, é conveniente (aliás nos outros casos também) inserir um fusível entre a fonte (bateria) e o pino 30 do relé, pois sem isso não haverá segurança nesse ponto.
-87: é o ponto no qual relé, qdo ENERGIZADO, provê corrente para o farol ou circuito onde ele está instalado.
-86: é o ponto negativo da bobina que, qdo ENERGIZADA, fecha os contatos 30 e 87 do relé.
-85: é o ponto positivo da bobina, ligado normalmente a um interruptor ou circuito pós chave.
No Monza, todos aqueles relés pequenos que ficam DENTRO da caixa de fusíveis, ao lado dos fusíveis, são iguais, isto é, podem ser trocados de posição sem problemas, já que todos possuem 4 pinos.
Só o relé do ventilador da cabine é que não pode ser trocado, pois ele é um daqueles relés de 5 pinos. Ele possui o pino 87A, que é um pino que está com energia qdo o relé está DESENERGIZADO.~Se for colocado no lugar dele um dos outros relés, só funcionará a 4ª velocidade do ventilador interno.
Falando agora de faróis, todo carro sai de fábrica com dois circuitos independentes dos faróis, pois se um deles der problema numa viagem noturna sempre haverá um deles acendendo.
No esquema mostrado aí em cima, onde por sinal o negativo da bobina de campo está invertido, se o relé der problema perde-se os dois faróis.
Existem relés duplos e até quadruplos para faróis, esses últimos com 4 saídas independentes, uma para cada facho das lampadas, de modo a aumentar a segurança.
É isso.
Abraços
Luiz Carlos
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Diego Paiva » 06 Nov 2010, 18:44

Só lembrando que o esquema postado, foi feito para FARÓIS AUXILIARES (milha e neblina)... nesse tipo de farol, mesmo vindo de fábrica, o circuito não é independente, ou seja, um relé, um fusível para cada farol (pra falar a verdade, desconheço monza que venha com relé individual para os faróis principais). Fusível eu sei que são independentes (no caso dos farois principais), mas nos milhas e neblinas é usado apenas um fusível e um relé, para cada PAR de faróis.
E o nosso amigo ai de cima, adaptou os farois... acho q ele não usou mini-reles... usou relé normal...
Falando em fusível, no esqueminha mixuruca que eu fiz, ficou faltando um... quem for seguir o esquema, coloque um fusível de 15A no fio que sai do positivo da bateria e vai para o 30 do relé.
Quanto ao sinal da bobina, realmente está invertido... já fiz a retificação e editei a mensagem com o desenho...
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 06 Nov 2010, 19:55

Fala Diego.
Minha intenção ao escrever sobre o assunto em pauta (relé de 5 pinos) não foi criticar quem fez o esquema ou quem aplicou o esquema no seu carro.
Comecei escrevendo sobre as características dos relés de 5 pinos e acabei descambando para o fator de segurança, sobre ficar sem faróis de noite, por exemplo, etc. Nem reparei se a instalação mostrada era de farol principal ou auxiliar, neblina, etc.
Mas vc tem razão, acho que de fábrica não vem relés duplos ou quádruplos...aliás, nos meus faróis principais acho que não tem relé nenhum. Nenhum carro que eu já tive possuía relés de farois.
Sobre pequenos erros ou enganos ao desenhar esquemas, vc não imagina o que eu já vi até em esquemas elétricos de avião. :lol: Uma distraçãozinha....e tá feito.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor Rafaelo » 06 Nov 2010, 20:02

depende do carro tem rele pra luz original. o omega tem mini rele dos farois porem e da alta. luz baixa desconheço tambem.
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor hugo-classic90 » 09 Mai 2012, 14:57

Posso colocar o rele de 5 pinos no lugar do de 4 para os milhas ? Na auto peças que comprei so tinha o de 5.Obrigado!!!!
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Re: rele de 5 pinos

Mensagempor jesuino b ferreira » 11 Mai 2012, 21:52

Posso colocar o rele de 5 pinos no lugar do de 4 para os milhas ? Na auto peças que comprei so tinha o de 5.Obrigado!!!!


sim.so nao vai usar a saida 87a.
as outras conforme os amigos postaram ai no topico :smt024
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