PAINEL COM FALHAS

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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waldir
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PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por waldir »

Amigos, a colocação é longa e ilustrada.
1- Há algum tempo, coincidindo com a troca dos sensores de temperatura
2- Reparei que o motor trabalhava com a indicação do termômetro no meio da escala e que ligava a ventoinha 3 ou 4 mm antes de chegar na divisão para o ponto critico. E como foi ‘escaneado’ o sensor funcionando e a VT idem.
3- Na ocasião o Carlos Freire alertou que havia algo estranho e que a ventoinha em relação ao termômetro liga alguns milímetros acima do meio da escala e desliga há alguns milímetros abaixo do meio. Como o Scanner não mente, deixei quieto.
4- Reparei também que o voltímetro que antes marcava meio de escala começou ficar abaixo. Pensei que houvesse defeito no regulador de voltagem, mas, a geração de energia estava no padrão 13,8~14,1 V
5- Naquele período o marcador de combustível com o tanque cheíssimo marcava ¾ e ½ tanque estava correto. Troquei a boia do tanque e não mudou nada ¾ para cheio. Pensei em trocar o marcador no painel, mas como estava controlando a litragem gasta por quilometro e estava normal também deixei quieto.
6- Anterior a isto tudo já havia trocado as lâmpadas do painel por Led e havia uma queimada (?) ou com mau contato devido eu ter adaptado o Led no soquete (muita mão de obra e paciência).
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7- Ontem com tempo e paciência, tirei o painel para verificar se o aterramento eventualmente estivesse causando as alterações nos medidores
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e trocar os Leds pq os anteriores estavam com resistor de 470 ohms e queria trocá-los por 560 ohms para durar mais. Como se vê na foto (e muito mal) o resistor ficava sem isolação e isto na época por um descuido produziu um curto estourando a trilha. :smt021
Usei em substituição aos soquetes, pedacinhos de mangueira para conexões ao TBI de 2,5 mm interno por 9,0 mm externo (igual ao encaixe do soquete cinza da pinguinho)

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8- Antes de terminar as ligações dos Leds peguei uma lupa :shock: e descobri o minúsculo curto, que removi raspando com um estilete.

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9- Final da história: os marcadores voltaram a funcionar corretamente.
O marcador de combustível marcando tanque cheio;
o voltímetro com a agulha no meio da escala;
o marcador de temperatura situando-se em operação no meio da escala ou quase e qdo a central liga
a ventoinha ele esta há uns 2 ou 3 mm acima do meio e desliga 2 ou 3 mm abaixo do meio.
:D
Abs
waldir

PS.: Carlos Freire continua com a razão/experiência
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Re: PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Mano, parabéns pela persistencia, e pela vitória. E ao nosso mano Carlos, um SALVE, pela experiencia.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
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Um sonho sobre Rodas......


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waldir
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Re: PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por waldir »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Mano, parabéns pela persistencia, e pela vitória. E ao nosso mano Carlos, um SALVE, pela experiencia.
Fhabyo, obrigado.

O intuito do forum é ajudar os monzeiros a solucinar problemas através da socialização de informações e experiências.

É muito importante que o monzeiro que postou um pedido de ajuda que volte ao forum informando a solução obtida,

informando das tentativas e erros e acertos... da qualidade das peças e amateriais aplicados, das soluções caseiras e funcionais.

Com a escassez cada vez maior de mecânicos que realmente entendem o funcionamento dos Monzas é quase de 'vital importância'

a socialização do conhecimento, da vivência com os Monzas Carburados, com EFIs e MPFIs.

Mecânico aprendiz de feiticeiro x aprendiz de feiticeiro, que sejamos mais um, mas no capricho :wink:

Abs

waldir
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Re: PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Boa Waldir! Quem tem um monza, tem várias experiencias para contar. Pois cientistas adoram experiencias. KKKKKKKKKK
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Jose JJ
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Re: PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por Jose JJ »

Caro Waldir, tenho uma dúvida.
Meu painel antigo (original) estava bem detonado e o marcador de temperatura, meio doido: quando o carro estava frio, o marcador ja apontava em cima da marca azul e depois que o carro esquentava, o ponteiro marcava quase la no limite. Troquei o painel por um usado, mas zerado, do kadett, que marca sempre abaixo do meio. Pra não ter dúvidas sobre a temperatura real, existe algum equipamento, temometro (sei lá) que mostre a temperatura em graus? Obrigado.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
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waldir
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Re: PAINEL COM FALHAS

Mensagem não lida por waldir »

José,

Se vc procurar algum instalador de ar-condicionado é possivel que ele tenha um medidor de temperatura à laser ('leiser'/infra-vermelho)

Mirando o raio infra-vermelho no cabeçote onde está o sensor que envia a mensagem de temperatura para o painel,
poderá dar a informação de em quantos graus está ligando a ventoinha. [editando: ou seja, ao ligar a ventoinha aponta-se o infra-vermelho e faz-se a leitura]

No monza 89 é o sensor/interruptor alojado no radiador que aciona a ventoinha... é diferente do sensor dos Monzas com Injeção Eletronica
onde o Sensor de Temperatura está junto a Válvula Termostática.[nos Monza EFI há uma tabela de voltagem onde pode-se saber a que temperatura está o liq. refrigerante... postei essa informação no topico viewtopic.php?f=9&t=16444#p185818

Certamente a ventoinha é acionada aos 93 graus e é interrompida aos 81 graus que equivale à abertura da VT que começa a abrir em 82º e está totalmente aberta aos 92º
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