1- Há algum tempo, coincidindo com a troca dos sensores de temperatura
2- Reparei que o motor trabalhava com a indicação do termômetro no meio da escala e que ligava a ventoinha 3 ou 4 mm antes de chegar na divisão para o ponto critico. E como foi ‘escaneado’ o sensor funcionando e a VT idem.
3- Na ocasião o Carlos Freire alertou que havia algo estranho e que a ventoinha em relação ao termômetro liga alguns milímetros acima do meio da escala e desliga há alguns milímetros abaixo do meio. Como o Scanner não mente, deixei quieto.
4- Reparei também que o voltímetro que antes marcava meio de escala começou ficar abaixo. Pensei que houvesse defeito no regulador de voltagem, mas, a geração de energia estava no padrão 13,8~14,1 V
5- Naquele período o marcador de combustível com o tanque cheíssimo marcava ¾ e ½ tanque estava correto. Troquei a boia do tanque e não mudou nada ¾ para cheio. Pensei em trocar o marcador no painel, mas como estava controlando a litragem gasta por quilometro e estava normal também deixei quieto.
6- Anterior a isto tudo já havia trocado as lâmpadas do painel por Led e havia uma queimada (?) ou com mau contato devido eu ter adaptado o Led no soquete (muita mão de obra e paciência).

7- Ontem com tempo e paciência, tirei o painel para verificar se o aterramento eventualmente estivesse causando as alterações nos medidores

e trocar os Leds pq os anteriores estavam com resistor de 470 ohms e queria trocá-los por 560 ohms para durar mais. Como se vê na foto (e muito mal) o resistor ficava sem isolação e isto na época por um descuido produziu um curto estourando a trilha. :smt021
Usei em substituição aos soquetes, pedacinhos de mangueira para conexões ao TBI de 2,5 mm interno por 9,0 mm externo (igual ao encaixe do soquete cinza da pinguinho)

8- Antes de terminar as ligações dos Leds peguei uma lupa


9- Final da história: os marcadores voltaram a funcionar corretamente.
O marcador de combustível marcando tanque cheio;
o voltímetro com a agulha no meio da escala;
o marcador de temperatura situando-se em operação no meio da escala ou quase e qdo a central liga
a ventoinha ele esta há uns 2 ou 3 mm acima do meio e desliga 2 ou 3 mm abaixo do meio.

Abs
waldir
PS.: Carlos Freire continua com a razão/experiência