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Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!

Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 11 Jun 2010, 11:41

Pessoal, intercambiando foruns e orkut! Mais um guia útil para nós!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com

"Salve galera,

Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
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AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
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TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
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ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
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MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
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COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
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AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===> Imagem
2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
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AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
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OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
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AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
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DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
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SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO

DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL

ESPERO TER AJUDADO
ABS."

Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 20 Abr 2011, 16:21

Ninguém respondeu na época, mas, creio que ainda seja útil!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor luiz sle » 20 Abr 2011, 18:43

Muito útil!

Só o ponteiro do marcador de temperatura tem regulagem ? Seria legal o do velocímetro, voltímetro e marcador de combustível também!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor david crozeta » 20 Abr 2011, 21:08

bacana Léo.... :smt023 com certeza está ajudando muitos! é que a infelizmente a minoria posta os resultados!

lembrando que o voltimetro também permite essa regulagem! o conta giros também tem uma regulagem parecida !
velocimetro também se calibra, mas não sei como se faz e deve precisar de ferramentas própria pra isso!

um abraço
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 22 Abr 2011, 17:55

Isso ae David!
Bem, pra calibrar o velocímetro, tem que ter algum equipamento mesmo!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor danilo-sn » 31 Out 2011, 09:21

tbm preciso fazer isso nom meu kadett o ponteiro tem q chegar la na penultima barrinha pra ventoinha ligar, isso pq eu ja troquei sensor e valvula termostatica.

abs.
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 10:52

Galera vale muito testar o sensor de temperatura que fica junto da valvula termostatica para ver se o valor medido pelo mesmo está correto, de posse da informação que eles está lendo corretamente se faz a calibração do ponteiro, pois muitas vezes o sensor pode estar bom e o ponteiro também bom e o carro com problemas no sistema de arrefecimento, não recomendo sair fuçando no ponteiro sem ao menos saber com precisão o funcionamento do sistema, a agua deve trabalhar perto dos 90°C acho interessante antes da primeira partida do dia, tirar a tampa do reservatório e ligar o carro esperar esquentar e com um termometro de precisão fazer a leitura da temperatura da agua, se ela estiver próxima a 90°C e a ventoinha acionar nesse instante, basta verificar o ponteiro no painel, pois se a agua estiver a essa temperatura é sinal que o sistema está OK, tanto valvula termostática como sensor de temperatura, só depois de saber essas informações é que se faz a calibração do ponteiro. O traço do meio da escala do monza senão me engano indica 90°C, e o 3/4 indica 100°C que é quando a luz já deveria estar acesa... e o topo da escala deve ser algo próximo aos 106°C ou 107°C que é quando a agua ferve no sistema, e queima junta e tudo mais como aconteceu no meu.... =/
O traço do 1/4 indica algo próximo de 80°C, o sistema do monza funciona de maneira que quando atinge 90°C ele aciona a ventoinha para resfriar o sistema e quando este cai para 80°C desliga o sistema, a ventoinha normalmente demora de 3 a 4 minutos para resfriar a agua com o veículo em movimento com ele parado chega a 5 minutos. pelo menos no meu era assim.... quero ver quando voltar do mecanico...
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 12:20

Amigos,

quem fornece a diferença de potencial para movimentar o ponteiro no painel é o sensor de temperatura que está no cabeçote, abaixo do distribuidor, para todos os modelos.

O sensor de temperatura da água CTS informa a UCE por diferença de potencial para calculos e para a UCE acionar a ventoinha.

Os Monzas carburados utilizam o interruptor térmico (cebolão) para acionar a ventoinha.

As voltagens foram medidas na cabeça do sensor conf. o liquido refrigerante estava aquecendo e observando o ponteiro no painel.

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 14:15

Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 17:55

vrsilva escreveu:Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...



Vrsilva,

Verifique com uma lupa as trilhas atras do painel. Quando eu fiz pela primeira vez a colocação dos led's aproveitando os conectores da lampada bananinha eu ao recolocar para testar ainda com o painel desencaixado aproveitando o chicote, eu causei um curto... fiz um by pass, mas não verifiquei detalhes pq acendeu e tudo estava funcionando.

Só que pelo painel a ventoinha ligava em 3/4 e desligava no meio ou um milímetro abaixo e a carga da bateria marcava a menor.
Pelo scanner a temperatura que acionava a ventoinha era 101° e desligava em 91°C e a bateria/alternador acusava voltagem normal para lenta e outra normal para aceleração.

Quaando eu substitui os led's novamente, usando tubo de borracha como conector e interligações entre eles (os de iluminação constante) perceebi que a trilha que estourou, escorreu metal para outra trilha e curtocircuitava gerando alteração nos mostradores citados.

Raspei o curto e voltou ao normal tanto o indicador da bateria como o indicador de temperatura e funciona conf apontado no diagrama. Eu estava preparado para "fuçar" na regulagem dos ponteiros, mas, não foi preciso.

Abs

waldir
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor danilo-sn » 31 Out 2011, 20:53

entao fiz essa calibragem hj no meu kadett e deu certinho deixei igual ta no desenho do Waldir, VRSILVA entao eu ja troquei sensor de valvula termostatica antes de fazer esse serviço ok.

abs.
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor vrsilva » 01 Nov 2011, 14:16

Legal Waldir, o meu voltimetro mede corretamente, ou seja bem próximo do meio da escala que julgo ser o correto, mas o meu ponteiro de temperatura que está medindo errado, pois está marcando meia escala a menos... vou pedir pro meu mecanico passar um scanner no carro quando ele montar hj....
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Belerofonte » 23 Dez 2011, 09:56

Bom dia, sernhores.

Já tive um monza, e infelizmente tive que me desfazer dele, mas continuo olhando os sites por ai. Hoje tenho um verona, e me chamou a atenção esse tópico pq tive um problema com o marcador da temperatura. Acontece que levei o carro no mecânico para um conserto no painel. Percebi que o dito cujo fez besteira, e resolvi eu mesmo desmontar o painel. Fiz tudo corretamente, e corrigi o problema (que era no velocímetro). Ocorre que enquanto fui ao banheiro, meu garoto (criança pequena) apareceu de supreta e PUXOU o ponteiro da temperatura... Enfim, voltei e estava o ponteiro solto, com um óleozinho saindo dele... Agora ele não se mexe mais. Alguém sabeque líquido é esse que saiu? Acredito que seja ele que, quando esquenta, faz o ponteiro se mover... Alguém sabe como posso fazer para consertar? Ou só tentando comprar um pronto? Desde já, muito obrigado!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor prjerry » 24 Mai 2012, 18:15

Gente, lendo o tópico e conferindo o manual no proprietário percebi que meu problema é o contrário, segundo o manual o ponteiro deve ficar na escala central quando a temperatura for a normal de funcionamento, e na escala vermelha quando superaquecido, contudo, o ponteiro do meu monza nunca sai do azul, nunca mesmo, nos 2 anos que tenho o carro, já viajei duas vezes para o RJ (600Km) e nunca vi o ponteiro chegar a 1/4 do percurso. Como geralmente ando apenas 6Km de casa para o trabalho e de volta outros 6Km confesso que não vejo o ponteiro sequer se mexer... Agora to na dúvida se esse ponteiro ta funcionando, alguma dica???

abs

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Carlos A. Freire » 24 Mai 2012, 18:53

Deixe o carro parado e motor funcionando e observe quando a ventoinha ligar, onde está o ponteiro. Se estiver no meio de escala, está correto. Contudo, deve ter um defeito ou falta da válvula termostática, sendo o motivo do ponteiro não subir e motor não entrar na temperatura normal de funcionamento, que deve ser acima da marca azul do painel de instrumentos.

Abs,

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor prjerry » 24 Mai 2012, 19:56

Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.

abs

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Mai 2012, 07:52

prjerry escreveu:Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.

abs

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O motor em temperatura normal e uso, não se consegue segurar em suas peças mesmo. É muito quente para toque de pele humana.
Está trocando peças boas por peças novas. Não recomendo esse procedimento. Recomendo que faça avaliação para descobrir qual é o motivo da queima do HEI ou se o defeito é outro e a queima do HEI está sendo mal avaliada.

Os principais motivos de queima do HEI é o alternador fornecendo tensão superior a 14,5v, muitas vezes esse sintoma ocorre de forma intermitente, o que dificulta a avaliação do reparador. Por isso, deve monitorar a tensão através do voltímetro do painel. Fuga e vazamento de alta tensão, cabos e velas com aplicação incorreta, ou seja, não supressivos e falta de pasta térmica no HEI também contribuem para queima do componente.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor prjerry » 25 Mai 2012, 09:14

Obrigado Carlos, esta novela do HEY ja vem me irritando a um tempo, já medi a tensão e sempre carrega dentro dos padrões, fico de olho no voltimetro do painel e ele ta sempre entre o meio e pouco antes do 3/4, já procurei por fulga de corrente nos cabos e tampa do distribuidor e não localizei nada anormal, os cabos de vela e velas foram trocadas conforme as especificações em janeiro, e eu pessoalmente apliquei a pasta térmica no HEY conforme todas as dicas dos tópicos aqui do monzeiros... mas mesmo assim o ultimo HEY< um magneti marelli durou exatos 4 meses... Vejo vc e outros colegas aqui do monzeiros dizer que ficam anos sem trocar o HEY e não consigo me conformar com a queima constante no meu monza, é terrível sair com o carro sem segurança... Por isso resolvi trocar td por marcas Delphi e GM, como última tentativa de resolver, caso não dê certo, vou economizar e comprar um vectra, queria deixar o monza como patrimônio da família, mas como tá não compensa, um módulo hey Delphi é R$150,00, imagina um a cada 3 ou 4 meses!!!! Bom é isso, to enchendo o tópico com o assunto errado rsrsrs, foi só um desabafo.

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Mai 2012, 09:43

Bom pelo que entendi, será a primeira vez que colocará o HEI da Delphi. Tenho amigos que tiveram problemas com HEI Magneti Marelli e outros que não chegou nem a funcionar o carro. Bom... depois dessas experiências de amigos eu não confiaria nesta marca para o HEI do Monza, embora seja uma marca reconhecida no mercado de reposição.

Ocorre muitas vezes, como já comentado aqui no fórum de erro de avaliação. É comum o carro parar e os reparadores já condenarem o HEI, mesmo sem fazer avaliações ou ainda fazendo avaliações erradas. Muitas vezes resolvem o problema, pois trocam tudo por segurança, mas culpam o HEI. Nem sempre é o HEI o problema e nem sempre está com defeito.

Penso que deve descobrir o defeito, se há algo causando o problema suposto no HEI, ou se o defeito é outro e sempre usar peças de boa qualidade, recomendada pela montadora.

Quanto a outros veículos, devo informar que tanto o Vectra/Astra/S-10, bem como o Corsa tem defeitos comuns nas suas bobinas de ignição e peças de boa qualidade não são tão mais baratas que o HEI do Monza. Esse exemplo é só para mostrar que todos os carros de qualquer marca ou modelos tem seus problemas mais comuns.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor prjerry » 25 Mai 2012, 10:15

Salve Carlos, é sim a primeira vez que vou colocar o Delphi, aqui nas lojas perto de casa só acho MTE e Thomson, encomendei na Nafil o conjunto todo Delphi e a bobina de ignição original GM, morri em quase 500 reais mas se resolver o problema ficarei feliz! Comprei um regulador de tensão também mas não conferi qual a marca do meu alternador, portanto não sei se será utilizado inicialmente, mas esta parte de alternador vou deixar para um eletricista checar para mim. Quanto aos problema do HEY sempre que parou troquei na hora (vacinado sempre carrego um modulo reserva) e funcionou o carro imediatamente, por isso julgo que seja problema no HEY mesmo, agora a causa da queima ainda é mistério, sempre que peço um eletricista ele fala a mesma coisa, "agora ta tudo certo essas coisas tem que olhar quando dá o defeito" assim nunca consigo descobrir a causa, a bobina impulsora pode ser a causa haja vista ter uns piques na capa do fio o que pode indicar problemas internos nos fios, a tampa do distribuidor está com os polos bem gastos também é da marca Delco desconfio que original do carro. Comprei também o chicote de 4 vias que sai da bobina de ignição que foram amarrados a bobina por estarem frouxos, e a bobina GM comprei pra completar... Quando a encomenda chegar vou trocar td (já to pensando na luta para tirar o tal pino pra trocar a impulsora rs) e vou improvisar fios da bateria para dentro do carro com um multimetro digital para vigiar o carregamento um tempo, enfim.. quanto a trocar o monza, é só desabafo afinal fora o HEY ele nunca me dá trabalho rsss

Obrigado pela atenção e abs.

Jerry
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Mai 2012, 10:30

Jerry, ao trocar o HEI e funcionou, colocou a peça velha novamente para ver se o carro não funciona? Se não o fez não tem 100% de certeza de que o HEI estava com defeito. Um defeito muito comum é de mal contato na bobina impulsora entre os fios e os terminais, onde são prensados. Ao fazer movimento restabelece o contato e tudo volta a funcionar.

Por isso sempre digo para fazer as avaliações corretas. Quando digo que ao veículo para de funcionar, primeiro devemos verificar se há ou não faísca.

No caso do Monza e Kadett EFI, se não há faísca saindo da bobina de ignição, verificar ainda se a bomba de combustível gira ao dar a partida, ou seja, no momento em que o motor de arranque está virando e se o bico pulsa. Apenas verificar se a bomba funciona ao ligar o contato não serve para avaliação.

Se esses 3 itens não está funcionando, está claro que o defeito é de falta do sinal de rotação e 99% é de defeito da bobina impulsora. Se um desses três itens funcionam, a bobina impulsora pode ser descartada para o defeito.

São testes simples e rápido onde se toma um rumo para avaliação e reparo do problema.

Abs,

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor prjerry » 25 Mai 2012, 10:50

Carlos, guardei o ultimo modulo HEY "queimado" vou coloca-lo de volta e ver se funciona, os demais testes nem adianta fazer agora pq o carro ta pegando que é uma beleza, bateu pegou!!! Espero que tão cedo de problemas novamente, mas se der farei todos os testes, a bomba aciona sempre, mas vou verificar o bico, e verificar se tem faísca na bobina de ignição. Abs.

Jerry
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Mai 2012, 11:01

Lembre-se que a bomba funciona normalmente ao ligar o contato. Esse momento não serve para essa avaliação. Tem que ser no momento em que liga o motor de arranque. EX. ligou o contato a bomba de combustível funciona emitindo o ruído e para segundos depois. Ao dar a partida, motor de arranque gira, mas a bomba de combustível não gira e não emite ruídos.

Ao ligar o contato a bomba vai funcionar sempre desde que o defeito não esteja nela.

Para ouvir a bomba funcionando ao acionar o motor de arranque, vai precisar de mais uma pessoa. Uma dá a partida e a outra fica ao lado da roda traseira direita para ouvir a bomba funcionando.

Abs,

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