Calibrar ponteiro da temperatura do painel

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Leocastro
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Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 11 Jun 2010, 11:41

Pessoal, intercambiando foruns e orkut! Mais um guia útil para nós!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com

"Salve galera,

Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
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AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
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TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
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ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
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MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
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COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
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AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===> Imagem
2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
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AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
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OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
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AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
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DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
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SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO

DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL

ESPERO TER AJUDADO
ABS."

Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 20 Abr 2011, 16:21

Ninguém respondeu na época, mas, creio que ainda seja útil!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor luiz sle » 20 Abr 2011, 18:43

Muito útil!

Só o ponteiro do marcador de temperatura tem regulagem ? Seria legal o do velocímetro, voltímetro e marcador de combustível também!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor david crozeta » 20 Abr 2011, 21:08

bacana Léo.... :smt023 com certeza está ajudando muitos! é que a infelizmente a minoria posta os resultados!

lembrando que o voltimetro também permite essa regulagem! o conta giros também tem uma regulagem parecida !
velocimetro também se calibra, mas não sei como se faz e deve precisar de ferramentas própria pra isso!

um abraço
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 22 Abr 2011, 17:55

Isso ae David!
Bem, pra calibrar o velocímetro, tem que ter algum equipamento mesmo!
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor danilo-sn » 31 Out 2011, 09:21

tbm preciso fazer isso nom meu kadett o ponteiro tem q chegar la na penultima barrinha pra ventoinha ligar, isso pq eu ja troquei sensor e valvula termostatica.

abs.
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 10:52

Galera vale muito testar o sensor de temperatura que fica junto da valvula termostatica para ver se o valor medido pelo mesmo está correto, de posse da informação que eles está lendo corretamente se faz a calibração do ponteiro, pois muitas vezes o sensor pode estar bom e o ponteiro também bom e o carro com problemas no sistema de arrefecimento, não recomendo sair fuçando no ponteiro sem ao menos saber com precisão o funcionamento do sistema, a agua deve trabalhar perto dos 90°C acho interessante antes da primeira partida do dia, tirar a tampa do reservatório e ligar o carro esperar esquentar e com um termometro de precisão fazer a leitura da temperatura da agua, se ela estiver próxima a 90°C e a ventoinha acionar nesse instante, basta verificar o ponteiro no painel, pois se a agua estiver a essa temperatura é sinal que o sistema está OK, tanto valvula termostática como sensor de temperatura, só depois de saber essas informações é que se faz a calibração do ponteiro. O traço do meio da escala do monza senão me engano indica 90°C, e o 3/4 indica 100°C que é quando a luz já deveria estar acesa... e o topo da escala deve ser algo próximo aos 106°C ou 107°C que é quando a agua ferve no sistema, e queima junta e tudo mais como aconteceu no meu.... =/
O traço do 1/4 indica algo próximo de 80°C, o sistema do monza funciona de maneira que quando atinge 90°C ele aciona a ventoinha para resfriar o sistema e quando este cai para 80°C desliga o sistema, a ventoinha normalmente demora de 3 a 4 minutos para resfriar a agua com o veículo em movimento com ele parado chega a 5 minutos. pelo menos no meu era assim.... quero ver quando voltar do mecanico...
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 12:20

Amigos,

quem fornece a diferença de potencial para movimentar o ponteiro no painel é o sensor de temperatura que está no cabeçote, abaixo do distribuidor, para todos os modelos.

O sensor de temperatura da água CTS informa a UCE por diferença de potencial para calculos e para a UCE acionar a ventoinha.

Os Monzas carburados utilizam o interruptor térmico (cebolão) para acionar a ventoinha.

As voltagens foram medidas na cabeça do sensor conf. o liquido refrigerante estava aquecendo e observando o ponteiro no painel.

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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 14:15

Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...
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Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 17:55

vrsilva escreveu:Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...



Vrsilva,

Verifique com uma lupa as trilhas atras do painel. Quando eu fiz pela primeira vez a colocação dos led's aproveitando os conectores da lampada bananinha eu ao recolocar para testar ainda com o painel desencaixado aproveitando o chicote, eu causei um curto... fiz um by pass, mas não verifiquei detalhes pq acendeu e tudo estava funcionando.

Só que pelo painel a ventoinha ligava em 3/4 e desligava no meio ou um milímetro abaixo e a carga da bateria marcava a menor.
Pelo scanner a temperatura que acionava a ventoinha era 101° e desligava em 91°C e a bateria/alternador acusava voltagem normal para lenta e outra normal para aceleração.

Quaando eu substitui os led's novamente, usando tubo de borracha como conector e interligações entre eles (os de iluminação constante) perceebi que a trilha que estourou, escorreu metal para outra trilha e curtocircuitava gerando alteração nos mostradores citados.

Raspei o curto e voltou ao normal tanto o indicador da bateria como o indicador de temperatura e funciona conf apontado no diagrama. Eu estava preparado para "fuçar" na regulagem dos ponteiros, mas, não foi preciso.

Abs

waldir
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