MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!

Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 11 Jun 2010, 11:41

Pessoal, intercambiando foruns e orkut! Mais um guia útil para nós!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com

"Salve galera,

Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
Imagem

AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
Imagem

TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
Imagem

ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
Imagem

MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
Imagem

COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
Imagem

AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===>
Imagem

2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
Imagem

AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
Imagem

OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
Imagem

AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
Imagem

DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
Imagem

SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO

DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL

ESPERO TER AJUDADO
ABS."

Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
4º Encontro Nacional Monza Clube VEM COMIGO! - http://monzaclube.com/primarca/index.shtml
Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Gasolina

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagempor Leocastro » 20 Abr 2011, 16:21

Ninguém respondeu na época, mas, creio que ainda seja útil!
EX - Monza SL/E 2.0 1990
4º Encontro Nacional Monza Clube VEM COMIGO! - http://monzaclube.com/primarca/index.shtml
Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor luiz sle » 20 Abr 2011, 18:43

Muito útil!

Só o ponteiro do marcador de temperatura tem regulagem ? Seria legal o do velocímetro, voltímetro e marcador de combustível também!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Hatch S/R 2.0
Ano/Modelo: 1987/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor david crozeta » 20 Abr 2011, 21:08

bacana Léo.... :smt023 com certeza está ajudando muitos! é que a infelizmente a minoria posta os resultados!

lembrando que o voltimetro também permite essa regulagem! o conta giros também tem uma regulagem parecida !
velocimetro também se calibra, mas não sei como se faz e deve precisar de ferramentas própria pra isso!

um abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
Imagem
Imagem

fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: PR - Paraná
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Leocastro » 22 Abr 2011, 17:55

Isso ae David!
Bem, pra calibrar o velocímetro, tem que ter algum equipamento mesmo!
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor danilo-sn » 31 Out 2011, 09:21

tbm preciso fazer isso nom meu kadett o ponteiro tem q chegar la na penultima barrinha pra ventoinha ligar, isso pq eu ja troquei sensor e valvula termostatica.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
danilo-sn

Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 10:52

Galera vale muito testar o sensor de temperatura que fica junto da valvula termostatica para ver se o valor medido pelo mesmo está correto, de posse da informação que eles está lendo corretamente se faz a calibração do ponteiro, pois muitas vezes o sensor pode estar bom e o ponteiro também bom e o carro com problemas no sistema de arrefecimento, não recomendo sair fuçando no ponteiro sem ao menos saber com precisão o funcionamento do sistema, a agua deve trabalhar perto dos 90°C acho interessante antes da primeira partida do dia, tirar a tampa do reservatório e ligar o carro esperar esquentar e com um termometro de precisão fazer a leitura da temperatura da agua, se ela estiver próxima a 90°C e a ventoinha acionar nesse instante, basta verificar o ponteiro no painel, pois se a agua estiver a essa temperatura é sinal que o sistema está OK, tanto valvula termostática como sensor de temperatura, só depois de saber essas informações é que se faz a calibração do ponteiro. O traço do meio da escala do monza senão me engano indica 90°C, e o 3/4 indica 100°C que é quando a luz já deveria estar acesa... e o topo da escala deve ser algo próximo aos 106°C ou 107°C que é quando a agua ferve no sistema, e queima junta e tudo mais como aconteceu no meu.... =/
O traço do 1/4 indica algo próximo de 80°C, o sistema do monza funciona de maneira que quando atinge 90°C ele aciona a ventoinha para resfriar o sistema e quando este cai para 80°C desliga o sistema, a ventoinha normalmente demora de 3 a 4 minutos para resfriar a agua com o veículo em movimento com ele parado chega a 5 minutos. pelo menos no meu era assim.... quero ver quando voltar do mecanico...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 12:20

Amigos,

quem fornece a diferença de potencial para movimentar o ponteiro no painel é o sensor de temperatura que está no cabeçote, abaixo do distribuidor, para todos os modelos.

O sensor de temperatura da água CTS informa a UCE por diferença de potencial para calculos e para a UCE acionar a ventoinha.

Os Monzas carburados utilizam o interruptor térmico (cebolão) para acionar a ventoinha.

As voltagens foram medidas na cabeça do sensor conf. o liquido refrigerante estava aquecendo e observando o ponteiro no painel.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor vrsilva » 31 Out 2011, 14:15

Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor waldir » 31 Out 2011, 17:55

vrsilva escreveu:Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...

Vrsilva,

Verifique com uma lupa as trilhas atras do painel. Quando eu fiz pela primeira vez a colocação dos led's aproveitando os conectores da lampada bananinha eu ao recolocar para testar ainda com o painel desencaixado aproveitando o chicote, eu causei um curto... fiz um by pass, mas não verifiquei detalhes pq acendeu e tudo estava funcionando.

Só que pelo painel a ventoinha ligava em 3/4 e desligava no meio ou um milímetro abaixo e a carga da bateria marcava a menor.
Pelo scanner a temperatura que acionava a ventoinha era 101° e desligava em 91°C e a bateria/alternador acusava voltagem normal para lenta e outra normal para aceleração.

Quaando eu substitui os led's novamente, usando tubo de borracha como conector e interligações entre eles (os de iluminação constante) perceebi que a trilha que estourou, escorreu metal para outra trilha e curtocircuitava gerando alteração nos mostradores citados.

Raspei o curto e voltou ao normal tanto o indicador da bateria como o indicador de temperatura e funciona conf apontado no diagrama. Eu estava preparado para "fuçar" na regulagem dos ponteiros, mas, não foi preciso.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0

Mensagempor danilo-sn » 31 Out 2011, 20:53

entao fiz essa calibragem hj no meu kadett e deu certinho deixei igual ta no desenho do Waldir, VRSILVA entao eu ja troquei sensor de valvula termostatica antes de fazer esse serviço ok.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
danilo-sn

Mensagempor vrsilva » 01 Nov 2011, 14:16

Legal Waldir, o meu voltimetro mede corretamente, ou seja bem próximo do meio da escala que julgo ser o correto, mas o meu ponteiro de temperatura que está medindo errado, pois está marcando meia escala a menos... vou pedir pro meu mecanico passar um scanner no carro quando ele montar hj....
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Belerofonte » 23 Dez 2011, 09:56

Bom dia, sernhores.

Já tive um monza, e infelizmente tive que me desfazer dele, mas continuo olhando os sites por ai. Hoje tenho um verona, e me chamou a atenção esse tópico pq tive um problema com o marcador da temperatura. Acontece que levei o carro no mecânico para um conserto no painel. Percebi que o dito cujo fez besteira, e resolvi eu mesmo desmontar o painel. Fiz tudo corretamente, e corrigi o problema (que era no velocímetro). Ocorre que enquanto fui ao banheiro, meu garoto (criança pequena) apareceu de supreta e PUXOU o ponteiro da temperatura... Enfim, voltei e estava o ponteiro solto, com um óleozinho saindo dele... Agora ele não se mexe mais. Alguém sabeque líquido é esse que saiu? Acredito que seja ele que, quando esquenta, faz o ponteiro se mover... Alguém sabe como posso fazer para consertar? Ou só tentando comprar um pronto? Desde já, muito obrigado!
Belerofonte

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Sist. Alimentação: Carburador
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor prjerry » 24 Mai 2012, 18:15

Gente, lendo o tópico e conferindo o manual no proprietário percebi que meu problema é o contrário, segundo o manual o ponteiro deve ficar na escala central quando a temperatura for a normal de funcionamento, e na escala vermelha quando superaquecido, contudo, o ponteiro do meu monza nunca sai do azul, nunca mesmo, nos 2 anos que tenho o carro, já viajei duas vezes para o RJ (600Km) e nunca vi o ponteiro chegar a 1/4 do percurso. Como geralmente ando apenas 6Km de casa para o trabalho e de volta outros 6Km confesso que não vejo o ponteiro sequer se mexer... Agora to na dúvida se esse ponteiro ta funcionando, alguma dica???

abs

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Carlos A. Freire » 24 Mai 2012, 18:53

Deixe o carro parado e motor funcionando e observe quando a ventoinha ligar, onde está o ponteiro. Se estiver no meio de escala, está correto. Contudo, deve ter um defeito ou falta da válvula termostática, sendo o motivo do ponteiro não subir e motor não entrar na temperatura normal de funcionamento, que deve ser acima da marca azul do painel de instrumentos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ano/Modelo: 1996/1996

Próximo