Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por Murillo »

Luiz,

Esse conector fica atrás do capete, é isso? Não me lembro de ter visto isto no meu.

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por Murillo »

RicardoDS escreveu:
Murillo escreveu: Ricardo,

O meu também fica como este no vídeo, o aterramento do painel é aquele que fica logo atrás do mesmo na parte superior? Se for esse, já verifiquei no meu e está 100%.
O ex-monza do pai de um amigo estava igualzinho, voltimetro baixo e ponteiro do combustível balançando quando ligava a seta.
Eu não cheguei a ver desmontado (para ter certeza que se trata desse aterramento), ele me disse que levou em uma auto elétrica e o pessoal que consertou disse que era falha no aterramento.

Mas a minha sugestão é verificar se não há mal contato nos fios que vão ligados ao painel e se não há nada fechando algum curto. (a única forma de um instrumento interferir no outro é se houver falha na alimentação, falha no circuito negativo ou curto entre os instrumentos do painel). Muitas vezes até um banho de limpa-contato nos conectores pode ajudar.
Ricardo,

Acredito que o aterramento do painel de instrumentos é onde eu mencionei, mas vou ver novamente. Vou verificar a dica do Luiz e quando conseguir tirarei o painel fora e analisarei com mais critério.

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Ah, mais um detalhe.
Certa vez a bóia do meu Monza apresentou problemas. Trocamos 4 bóias até acertar uma que marcou certo. As outras 3 marcavam errado com tanque cheio. (com algumas não chegava ao máximo, com outras até passava um pouco)

Veja também os conectores de todos os fios que chegam ao painel, vai que é algum mal contato.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por luiz sle »

Murillo escreveu:Luiz,

Esse conector fica atrás do capete, é isso? Não me lembro de ter visto isto no meu.

Abs
O conector é esse:
Imagem
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por Murillo »

luiz sle escreveu:
Murillo escreveu:Luiz,

Esse conector fica atrás do capete, é isso? Não me lembro de ter visto isto no meu.

Abs
O conector é esse:
Imagem
Beleza Luiz, vou verificar o dito cujo. A informação do Ricardo sobre a boia também é interessante.

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
bugnet
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 226
Registrado em: 07 Mai 2013, 23:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por bugnet »

RicardoDS escreveu:Esse painel do video está com falha no aterramento.
Voltimetro está muito baixo e até a seta está fazendo o ponteiro do combustível balançar.
Exatamente, mas o ponteiro do voltímetro sobe as vezes, é de lua, por isso to usando esse voltímetro digital no acendedor !
waldir escreveu:bugnet,

muito provavelmente tem trilha em curto no painel.
Com 13,5v o marcador deveria estar pouco acima do meio da escala que é 12V e certamente corrigindo isso o mostrador de temperatura deverá subir, isto é, acionar a ventoinha pouco acima do meio e desligar em 1/4 se o interruptor (cebolão) for de 92/87º
Se for 86/70º aciona pouco antes do meio e desliga pouco abaixo de 1/4
A ventoinha aciona, o marcador que não passa do azul nunca, ele já funcionou num passado ... esse carro é sinistro !
luiz sle escreveu: O ponteiro do seu funciona perfeitamente. rs
bugnet, nada melhor pra demonstrar o que acontece no meu carro, até o painel é igual. rs O marcador de combustível do meu está igualsinho!


Problema desse marcador pós 88 é que ele é lacrado, não dá pra substituir o acrílico pelo do S/R. Mesmo assim, ainda estou querendo comprar um e tentar trocar pra ver como fica.

Se alguém tiver apenas o marcador desse em casa em perfeito estado e quiser negociar...

Abraço.
Pois é por isso fiz o vídeo, um dia já funcionou direito esse marcador, hoje ele tá assim, bom, quando eu mexer na elétrica do carro ele vai ficar bom, ah se vai, aposto que é uma mistura de variação de tensão do alternador porcaria, mal aterramento e conexão do painel, mas eu nunca desmontei isso por inteiro, mas agora vou !

Hoje eu enchi o tanque, chegou quase ao topo, mas depois de andar um pouco variava com a inércia, agora descobri um vazamento de álcool na mangueira que vem do tanque rs !
Monza S/R 1988/88 Black Onix em fase de personalizaçào e recuperação - Fotos
Renault Logan Privilége 2009/09 1.6 8v High Torque Prata
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por waldir »

bugnet,

2ª feira passada 20/3 eu inventei de substituir os leds comuns por led smd 5050 (6 lâmpadas de iluminação. Exceto, óleo, temperatura e farol alto e logicamente a lâmpada excitadora da bateria).
Num passado quando coloquei os leds comuns eu causei um curto numa trilha e ficou marcando igual ao seu... na ocasião até teimei com o Carlos Freire que o voltimetro e a temperatura estavam corretos, só que a ventoinha acionava quase no vermelho.
Depois de um mes eu fucei novamente no painel com uma lupa e achei o curto e corrigi e voltou ao normal.

Na segunda feira fiz outra KHDA e quando girava a chave da ignição acendia a iluminação e o ponteiro do voltímetro descia e o da temperatura subia e ao dar a partida apagava o painel.
Na terça fucei novamente e refiz a ligação dos leds 5050 usando o entorno do encaixe do soquete antigo + e - soldando os fios do led.
Ao recolocar o painel, a luz do óleo permanecia acesa fracamente e algumas vezes a luz da bateria acendeu com motor acelerado.

Peguei um esquema no forum e na Net e conferi trilha por trilha checando com uma caneta de polarização(gastei algumas horas e quase esgotei a paciência) inclusive as que ficam embaixo do circuito e achei um jump que fiz errado para contornar uma trilha estourada por curto. Já tinha até pensado em encomendar uma nova malha elétrica do painel (69 reais), mas, funcionou perfeitamente e a luz do óleo acende e apaga, a da temperatura e da anomalia da ignição idem.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por RappeR »

Ola, Boa noite galera..

Estive dando uma olhada no forum kadetteiros e acabei encontrando isso abaixo relacionado a oscilação do marcador de combustível.. Segue as fotos abaixo que estao em url.

http://ap.imagensbrasil.org/image/d7Moj3
http://ap.imagensbrasil.org/image/d7MZrW

Isso que o nosso amigo kadetteiro falou procede, alguem ja testou?

Obrigado a todos.
Responder