Luz de marcha ascendente - ajuda.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
matheus26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 29 Mai 2014, 22:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por matheus26 »

Rafaelo eu entendi o modo de fazer o teste,mais não compreendi qual resultado teria q dar!
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Rafaelo »

matheus26 escreveu:Rafaelo eu entendi o modo de fazer o teste,mais não compreendi qual resultado teria q dar!
da mesma forma que tu viu no meu video.

bips a cada "aterrada" do sensor. se estiver chegando esse beeps é pq nao é o sensor,fusivel,conector,fiação, e sim a propria ECU com algum componente danificado ou algum problema. mas é raro acontecer isso, porem tu descarta muita coisa assim.

faça o testa la.

se quiser nao precisa girar a roda. so tira o sensor e gira ele no seu eixo. dae tu vai escutar la no carro o multimetro apitando a cada volta que tu fizer no sensor. como tu viu no video 360° = 8 pulsos ou 8 bipadas de aterramento.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
matheus26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 29 Mai 2014, 22:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por matheus26 »

Então eu fiz esse teste tirei o sensor fiz a ligação igual vc fez..só que no teste você fez a cada volta da uma "bipada" e no meu q fiz além de dar uma "bipada" ele fica um bip continuo como se eu estivesse medido a continuidade de fio ou algo do tipo...
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
matheus26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 29 Mai 2014, 22:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por matheus26 »

Se bem rafaelo q este teste q vc me passou e interessante e ainda nao fiz então eu teria q colocar o borne negativo do multímetro na carcaça e o borne positivo no pino A7 e girar o sensor?
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Rafaelo »

como te falei no utube.

é normal ele ficar bipado(aterrado) se tu nao tirar ele dessa posiçao, isso nao é um defeito e sim uma funçao original e normal do sensor. o intuito do teste é ver se esta chegando esses sinais de aterramento ate a porta A7. afinal esta chegando ou nao? se chegou esses bip do multimetro entao ta certo.

agora se tu ficar girando o eixo do sensor e nao der beep algum ou ainda ficar travado em um unico beep mesmo girando ou o sensor ta ruim, ou teu multimetro. em situação normal é pra funcionar.

tanto faz a ponteira, desde que uma fique aterrada na lataria do carro a outra tem que estar no pino A7. de varias volta no eixo do sensor e veja se ele faz varios beep a medida que tu gire ele.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
matheus26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 29 Mai 2014, 22:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por matheus26 »

Sim ele está bipando mais eu fiz o teste com o sensor em mãos mais amanhã vou fazer esse teste q tu falou para ver se está chegando sinal no pino A7.
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
Ipanema
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 20 Jan 2017, 01:04
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Ipanema »

Amigos, não tenho Monza, mas tenho uma Ipanema 92 e tive um Kadett 96. Assim que vou dar minha contribuição, ja que relatando os sintomas,talvez possa ajudar alguem.

No meu Kadett 96, que nao possuia a luz de marcha, a luz da injeção acendia quando se utilizava o freio motor, com o pé totalmente fora do acelerador. Ao parar em uma sinaleira por exemplo, a lenta oscilava, e so parava dando um toque no acelerador. A luz depois de acesa so apagava depois de desligar a chave. Depois, consultando aprendi que o codigo 24 era do VSS. Troquei o sensor(xingling) e o defeito acabou.

Agora com a Ipanema, o VSS ainda era original, e o defeito apresentado foi o rompimento de um dos fios, ja apodrecido. Comprei outro da marca Sensorauto, que nao durou um ano, pois agora a luz de marcha só aparece en 3 e 4 marcha.

Fui comprar o sensor em Porto Alegre e poucas casas vendem, e as que vendem sao todas de marca xingling.

Comprei um recentemente e nada de funcionar, marca YMAX......

Entre todos os sensores, esse é o que menos tem marcas de nome, sendo apenas thomson(que só acho por internet) e olhe la....

Abraço
Alisson Freitas
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Mai 2017, 13:06
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe-SE
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Alisson Freitas »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 27 Mai 2010, 18:56 Arnaldo, é provável que nos Monzas 96 não exista mesmo o pino citado por vc no plugue da UCE.
No meu 94 modelo 95, que não tinha a luz de marcha ascendente no painel, havia, atrás do painel, dois conectores, presos por uma fita isolante preta no chicote.
Um desses conectores era ligado ao tal fio amarelo, o outro era ligado a um fio escuro (parece preto), não me lembro da cor.
Arranjei um soquete de um painel velho e instalei a tal lamprinha,que me ajuda muito lembrar que existe uma 5ª marcha. :smt021

A foto abaixo, do meu GLS 94, que veio com a luz de marcha ascendente instalada, mostra o plugue, que é o da direita. Esse plugue não tem nenhuma ligação com a alimentação do painel, ele é independente. Por outro lado, o fio amarelo não vai indicar voltagem nunca pois ele faz acender a luz provendo terra, como a maioria das luzes e outros comandos feitos pelo módulo da injeção. O positivo da luz vem pelo fio escuro. Será que esse fio não está escondido no meio dos outros fios?

Imagem

Clique o botão da esquerda do mouse sobre a foto para ampliar.

Abraços
Boa Noite Srs, desculpa reviver o tópico, mas alguém saberia responder qual a função desta lâmpada da esquerda? (Fio preto / Marrom e Branco).
Está solta no meu painél. Obrigado
Responder