Créditos, ao kadetteiro Viper, kadettcluberj.
"Confeccionando uma placa de fenolite para painel analógico com leds
O Processo usado é o mesmo do tutorial do painel digital, sendo assim, diversas partes do texto são semelhantes.
A necessidade dessa placa veio em função da fita condutora estar danificada e da dificuldade em se instalar leds de forma limpa e firme no painel, sem um monte de fios soltos e cola! Com fenolite o circuito ficou muito mais resistente e sem mau contato já que tudo é soldado. As únicas lâmpadas que continuaram sendo incandescentes foram a da bateria e da seta direcional devido as suas funções elétricas no circuito do carro.
Requisitos:
- Prática em confecção de circuitos e solda
- Paciência
Material:
- Ácido Percloreto Ferroso (CUIDADO: Altamente Corrosivo)
- Placa de Fenolite
- Ferro de soldar
- Solda
- Caneta para retroprojetor preta
- Lâmpadas de 12v para iluminação dos avisos
- Soquete de 20 pinos ou outra de agrado (aquela que se encontra em placa-mãe ATX e na fonte ATX)
- Pedaço de cabo flat tipo o que se usa em computadores.
- Desejável ter uma microretífica tipo Dremel para acabamento, corte, etc.
- Resistores compatíveis com a cor do led
- Leds de alta luminosidade à escolha do freguês
Inicialmente vamos fazer o desenho do formato da placa baseado na fita condutora original do painel marcando todos os buracos de guia da placa conforme as fotos abaixo. Usei o Dremel para fazer os contornos e detalhes para ficar o mais próximo possível do contorno externo do original.

Terminada a parte de confecção da peça principal, agora vem a etapa de desenhar as trilhas com caneta para retroprojetor 1.0mm ou 2.0mm, alinhando o desenho ao conector escolhido. O desenho tem que ser firme e sem falhas de tinta porque o ácido vai remover tudo material aonde não houver tinta. Infelizmente não tenho como fornecer um leiaute da placa porque eu a fiz à mão e de cabeça na hora olhando para o original, cada um vai ter que inventar o seu com base nas fotos. Estando pronto o desenho, mergulhe a placa no ácido e aguarde o processo (retire a placa do ácido de 10 em 10 minutos para ver se já está pronto). A placa deve ser lavada em água corrente e o resto do ácido despejado de volta ao seu recipiente pq ele pode ser usado diversas vezes. Pode-se usar bombril ou álcool para remover a tinta sobre as trilhas.
Repita o mesmo processo de confecção para as duas plaquetas aonde vão as lâmpadas dos avisos do painel. Depois de confeccionadas todas as três placas, vem à parte de fazer furos com uma broca bem fininha nas ilhas de cobre aonde vão ser soldadas as lâmpadas, os cabos flat e o conector.

Efetuadas as soldas tem-se o seguinte resultado:

É necessário fazer pequenos furos na carcaça do painel para fixar as placas com parafusos bem finos e curtos. Devem ser feitos diversos furos também na carcaça para a passagem da cabeça dos leds de modo que eles possam iluminar toda parte interna do painel. A disposição dos leds fica a critério do confeccionador e do leiaute das trilhas. O resultado fica como o da foto abaixo:

Energizado:

A última parte é a da confecção do conector de acordo com a pinagem usada na placa principal.

O material usado é encontrado em qualquer loja de eletrônica com exceção do Dremel que é opcional mas MUITO desejável. Boa sorte aos interessados!