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Trocando a junta do cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

Trocando a junta do cabeçote

Mensagempor david crozeta » 21 Abr 2010, 19:20

salve galera....meu carro tava falhando em aceleração, depois de várias trocas de peças e testes, percebi que o fio positivo da bobina ''fio 15'' tava esquentado demais, e ao colocar um positivo direto da bateria ao positivo 15 da bobina o carro para de falhar.
será o comutador de partida? ou módulo de ignição? :smt017
Editado pela última vez por RicardoDS em 01 Mai 2010, 19:52, em um total de 1 vez.
Razão: Título editado a pedido do autor.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor cleyton » 21 Abr 2010, 19:58

Primeiro Limpe (lixe) bem os contatos ou troque por novos a oxidação desses terminais podem causar aquecimento, eu fiz isso e resolveu o meu problema.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 22 Abr 2010, 00:27

esse fio costuma dar muito problema...
mas uma limpeza nele naum seria nada mau...

se carro tem alarme com bloqueio na bobina?...pode ser um fator...

david faça um teste com uma lampada de teste ligue ela no fio que vai pra bobina e depois ligue no positivo da bateria e veja se a lampada acende com a mesma intencidade quando ela é ligada no polo positivo da bateria...se naum acender...


:smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 06:51

cleyton escreveu:Primeiro Limpe (lixe) bem os contatos ou troque por novos a oxidação desses terminais podem causar aquecimento, eu fiz isso e resolveu o meu problema.

blz cleyton....vou dar uma olhada hj a tarde....
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 06:57

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:esse fio costuma dar muito problema...
mas uma limpeza nele naum seria nada mau...

se carro tem alarme com bloqueio na bobina?...pode ser um fator...

david faça um teste com uma lampada de teste ligue ela no fio que vai pra bobina e depois ligue no positivo da bateria e veja se a lampada acende com a mesma intencidade quando ela é ligada no polo positivo da bateria...se naum acender...


:smt023

blz parceiro...... tem alarme sim...mas eu desliguei o bloqueador e continuou....medi a tensão do fio positvo da bobina ele não dá a mesma voltagem da bateria, oscila em 11.50 a 12.00 volts, com o carro ligado. é normal ? ou ela tem que receber a mesma voltagem do alternador? :smt017
não tem um lugar melhor pra mim ligar o bloqueador?
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 22 Abr 2010, 09:44

David, não sei se essa informação pode ajudar em alguma coisa, mas nos carros mais antigos todo distribuidor tinha acoplado a ele um resistor, chamado de Shunt, cuja finalidade era reduzir a voltagem para os platinados e bobina, visando a maior durabilidade de ambos os componentes.
Qdo comprei meu Chevette 76, notei que um fio branco que ia da chave de ignição para a bobina esquentava demais. Levei o carro à concessionária e o técnico me explicou que aquele fio era um fio especial, com características de resistor, que fazia o papel da resistência padrão.
Não sei se depois que eliminaram o platinado (seu carro certamente não usa isso), mantiveram o fio resistor, com a finalidade de proteger a bobina.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Rafaelo » 22 Abr 2010, 12:36

esse fio preto siliconado que tu fala é fio resistivo, ou seja ele tem resistencia pra baixar a tensao. é normal ele aquecer por isso que é siliconado caso seja o chicote apropiado é claro. a bobina aceita no maximo 12V e o fio resistivo e justamente pra nao ultrapassar esse limite. se tu mediu 11.50 a 12.00 com o motor funcionando, ta certo. taria errado se nesse mesmo fio teria a mesma tensao do alternador na lenta 13,50V

cuidado em fazer 'ponte direto' sem passar pelo fio resistivo, a bobina ele pode explodir.

agora quanto ao teu problema revise outras coisa, nao creio que seja bobina. pode ser cabo de velas,velas sujas,tampa do distribuidor oxidada,rotor uma boa limpeza nessas peças pode revelar o problema.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 17:08

Luiz Carlos (Rio) escreveu:David, não sei se essa informação pode ajudar em alguma coisa, mas nos carros mais antigos todo distribuidor tinha acoplado a ele um resistor, chamado de Shunt, cuja finalidade era reduzir a voltagem para os platinados e bobina, visando a maior durabilidade de ambos os componentes.
Qdo comprei meu Chevette 76, notei que um fio branco que ia da chave de ignição para a bobina esquentava demais. Levei o carro à concessionária e o técnico me explicou que aquele fio era um fio especial, com características de resistor, que fazia o papel da resistência padrão.
Não sei se depois que eliminaram o platinado (seu carro certamente não usa isso), mantiveram o fio resistor, com a finalidade de proteger a bobina.

Abraços

obrigado luiz....o meu não usa platinado ....já é com igniçao eletronica...
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 17:12

Rafaelo escreveu:esse fio preto siliconado que tu fala é fio resistivo, ou seja ele tem resistencia pra baixar a tensao. é normal ele aquecer por isso que é siliconado caso seja o chicote apropiado é claro. a bobina aceita no maximo 12V e o fio resistivo e justamente pra nao ultrapassar esse limite. se tu mediu 11.50 a 12.00 com o motor funcionando, ta certo. taria errado se nesse mesmo fio teria a mesma tensao do alternador na lenta 13,50V

cuidado em fazer 'ponte direto' sem passar pelo fio resistivo, a bobina ele pode explodir.

agora quanto ao teu problema revise outras coisa, nao creio que seja bobina. pode ser cabo de velas,velas sujas,tampa do distribuidor oxidada,rotor uma boa limpeza nessas peças pode revelar o problema.

então rafaelo...... já troquei a bomba de combustivel que deu vasamento, revisei o carburador, troquei velas, cabos,bobina e rotor.a tampa faz pouco tempo que troquei. quando afunda o pé o carro falha, mas quando coloquei o positivo direto na bobina a falha parou.
vou fazer mais uns testes e posto aqui se resolver.
obrigado pelas informações....
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 22 Abr 2010, 18:24

David Crozeta escreveu:

obrigado luiz....o meu não usa platinado ....já é com igniçao eletronica...


Isso eu já sabia, como dá para ler na minha última postagem.
Minha dúvida era se o seu carro usava o fio resistivo na alimentação da bobina.
Se usa, o fio pode estar com problemas.

Abraços
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 22 Abr 2010, 18:33

David, dê uma lida nisso da seção S.O.S do site do Monzaclube, a seção onde atualmente o Carlos Freire responde a dúvidas. O texto é longo mas interessante:

http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... a_01.shtml

Abraços
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 19:02

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
David Crozeta escreveu:

obrigado luiz....o meu não usa platinado ....já é com igniçao eletronica...


Isso eu já sabia, como dá para ler na minha última postagem.
Minha dúvida era se o seu carro usava o fio resistivo na alimentação da bobina.
Se usa, o fio pode estar com problemas.

Abraços

foi mal luiz....
fui verificar agora o fio, eu tenho instalado um alarme positron com bloqueio, eu liguei o bloqueio justamente nesse fio resistivo que vai pra bobina, mas isso já se vão 3 anos.... cortei o fio bem na imenda que tinha feito e liguei originalmente na bobina. não sai com o carro agora pra testar ( ta caindo um temporal) mas me parece que parou a falha. mais uma vez obrigado pela atenção :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 19:06

outra dúvida....qual a função daquele condensador junto a bobina? é pra manter a tensão ou é pra tirar ruidos do rádio? :smt017
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Rafaelo » 22 Abr 2010, 19:18

pode a ter ser problema de aterramento do modulo, tenta lixar o local onde o modulo é aterrado e revise o aterramento do alternador e as cordoalhas da caixa e da bateria. ou tb a bobina esteja abrindo o bico em alta e nao consegue manda carga um teste nela confimaria seu problema (uso de um multimetro tem os valores corretos em sites)

outro teste era de pegar o conector do fio resistivo e ligar no positivo ali direto da bateria, assim eliminaria o "um suposto defeito" no pos chave onde o fio é ligado la no comutador de ignição. tipo fazer um ponte, mas nao direto no conector da bobina como tu ta fazendo, mas sim entrando pelo fio preto siliconado resistor... e ve como se comporta

o condensador é pra eliminar o ruido do alternador, quando o radio e ligado. e um especie de filtro...
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 19:38

Rafaelo escreveu:pode a ter ser problema de aterramento do modulo, tenta lixar o local onde o modulo é aterrado e revise o aterramento do alternador e as cordoalhas da caixa e da bateria. ou tb a bobina esteja abrindo o bico em alta e nao consegue manda carga um teste nela confimaria seu problema (uso de um multimetro tem os valores corretos em sites)

outro teste era de pegar o conector do fio resistivo e ligar no positivo ali direto da bateria, assim eliminaria o "um suposto defeito" no pos chave onde o fio é ligado la no comutador de ignição. tipo fazer um ponte, mas nao direto no conector da bobina como tu ta fazendo, mas sim entrando pelo fio preto siliconado resistor... e ve como se comporta

o condensador é pra eliminar o ruido do alternador, quando o radio e ligado. e um especie de filtro...

a bobina eu testei conforme o site da bosch, mas mesmo assim comprei um bosch nova. tirei o módulo fora limpei todos contatos, aterramento tbm tudo ok.
amanhã vou testar o carro. se não der certo vou abrir o comutador e fazer esse teste que tu disse.
obrigado rafaelo :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 22 Abr 2010, 20:35

david crozeta escreveu:
*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:esse fio costuma dar muito problema...
mas uma limpeza nele naum seria nada mau...

se carro tem alarme com bloqueio na bobina?...pode ser um fator...

david faça um teste com uma lampada de teste ligue ela no fio que vai pra bobina e depois ligue no positivo da bateria e veja se a lampada acende com a mesma intencidade quando ela é ligada no polo positivo da bateria...se naum acender...


:smt023

blz parceiro...... tem alarme sim...mas eu desliguei o bloqueador e continuou....medi a tensão do fio positvo da bobina ele não dá a mesma voltagem da bateria, oscila em 11.50 a 12.00 volts, com o carro ligado. é normal ? ou ela tem que receber a mesma voltagem do alternador? :smt017
não tem um lugar melhor pra mim ligar o bloqueador?


blz!....e contigo blz?...
exatamente ela tem q receber a mesma voltagem pq esse fio vem da caixa de fuzivel...voce mediu o fio certo,no caso um preto que vem do chicote?
pra falar a verdade o fio da bobina é o melhor lugar pra fazer o bloqueio,pq o fio do comutador a bitola é muito grossa e como o fio do bloqueio é muito fino naum vai dar fazão suficiente e pode dar problema no comutador,no caso derretendo ele...
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 22 Abr 2010, 21:10

dentinho.... valeu :smt023 amanha estarei tentando solucionar o problema....postarei aqui os resultados....obrigado
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 23 Abr 2010, 18:12

é pessoal....várias tentativas e nada de ficar zero bala.....
verifiquei os aterramentos e tudo ok. esse fio resistivo não vem da ignição e sim do módulo de ignição tá ok tbm, verifiquei o comutador, era original e tava meio gasto, troquei por um novo arteb.
to achando que é o própro módulo de ignição. segundo o manual de reparações com a ignição ligada o borne negativo da bobina tem que receber 2 volts do módulo, o meu tá chegando 1,3 volts. se alguém puder de fazer o favor e medir no de vocês para tirar essa dúvida eu agradeço!



outra dúvida...tem um fio preto que sai do positivo da bobina e vai para o arranque num conector bem pequeno, desligo ele e nada acontece, o carro liga e desliga sem problemas. qual a finalidade desse fio?
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 23 Abr 2010, 18:54

david crozeta escreveu:é pessoal....várias tentativas e nada de ficar zero bala.....
verifiquei os aterramentos e tudo ok. esse fio resistivo não vem da ignição e sim do módulo de ignição tá ok tbm, verifiquei o comutador, era original e tava meio gasto, troquei por um novo arteb.
to achando que é o própro módulo de ignição. segundo o manual de reparações com a ignição ligada o borne negativo da bobina tem que receber 2 volts do módulo, o meu tá chegando 1,3 volts. se alguém puder de fazer o favor e medir no de vocês para tirar essa dúvida eu agradeço!



outra dúvida...tem um fio preto que sai do positivo da bobina e vai para o arranque num conector bem pequeno, desligo ele e nada acontece, o carro liga e desliga sem problemas. qual a finalidade desse fio?


bem meu amigo so tem um jeito de matar o problema,passa um fio teste ligado no pos chave continuo pra ver no que vai dar pode ser problema do fio que vem do chicote,se eu tivesse com o carro faria isso pra voce...se o modulo de ignição estivesse ruim ele naum faria o carro pegar....

e esse fio que vai pro arramque é so retorno da bobina,ele e quem imanta a bobina de campo do arramque....eu acho :smt017
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 23 Abr 2010, 21:12

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:
david crozeta escreveu:é pessoal....várias tentativas e nada de ficar zero bala.....
verifiquei os aterramentos e tudo ok. esse fio resistivo não vem da ignição e sim do módulo de ignição tá ok tbm, verifiquei o comutador, era original e tava meio gasto, troquei por um novo arteb.
to achando que é o própro módulo de ignição. segundo o manual de reparações com a ignição ligada o borne negativo da bobina tem que receber 2 volts do módulo, o meu tá chegando 1,3 volts. se alguém puder de fazer o favor e medir no de vocês para tirar essa dúvida eu agradeço!



outra dúvida...tem um fio preto que sai do positivo da bobina e vai para o arranque num conector bem pequeno, desligo ele e nada acontece, o carro liga e desliga sem problemas. qual a finalidade desse fio?


bem meu amigo so tem um jeito de matar o problema,passa um fio teste ligado no pos chave continuo pra ver no que vai dar pode ser problema do fio que vem do chicote,se eu tivesse com o carro faria isso pra voce...se o modulo de ignição estivesse ruim ele naum faria o carro pegar....

e esse fio que vai pro arramque é so retorno da bobina,ele e quem imanta a bobina de campo do arramque....eu acho :smt017

é bem ai o problema dentinho.... o positivo da bobina tem que receber 12 volts e não a voltagem do alternador 13.6...
quando se coloca direto o positivo da bateria a falha some, mas dai o risco de estragar a bobina pois vai superaquecer...
de qualquer forma obrigado.... :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 23 Abr 2010, 22:34

sim...mas o fio que eu estou falando naum é o que vai pra bobina é o fio preto pos chave que vem do chicote e é ligado ao fio vermelho que vai pro modulo eletronico,ele é quem pode estar dando o problema,vc mediu ele?...
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 24 Abr 2010, 14:16

descobri o problema...já desconfiava , mas tava torcendo para que não fosse.....''junta do cabeçote queimada'' ou podre , pois o carro nunca ferveu na minha mão. ta passando água para o óleo e cilindro.....
nuca mexi com isso, mas vou meter a cara pra fazer.... já arrumei até um torquimetro....só tenho que aprender a usar :smt005
vou desmontar agora, vou postando as dúvidas no decorrer do serviço....
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor Rafaelo » 24 Abr 2010, 16:30

eita, o pior que eu ja tava imaginado que nao tinha relação com a bobina e agora ta confirmado so a desgraçada te pregrou uma peça melhorava quando dava mais energia pra danada. se quiser uma mao virtual e so fala, o uso do torquimetro e facil no decorrer do teu topico agente vai te orientando.

desmonta os perifericos,correia,coletores,fios,etc e quando for tirar os parafuso do cabeçote retire ao contrario da montagem no manual de reparação tem a sequencia inversa, e use uma alavanca pq eles vao tar bem apertados.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 24 Abr 2010, 19:59

aconselho a trocar os parafusos tambem,pois como nunca mexeu neles...
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagempor david crozeta » 24 Abr 2010, 21:20

é...que baile que me deu essa junta :smt005
mas agora vai ficar zerado...assim espero :lol:
passei a tarde me divertindo na desmontagem :mrgreen: ...foi tudo tranquilo, sem problemas... :smt023

aqui uma foto do bloco...repare o quarto pistão como está mais sujo, foi ai que deu o vazamento da junta.
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e aqui das peças desmontadas,segunda feira vou levar pra dar um passe,troca de válvulas,vedador e dar um banho quimico na gaiola e coletor admissão.

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opiniões e sugestões logicamente serão bem vindas, pois nunca mexi com isso....
valeu pessoal... :smt023
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