Relê do limpador de para-brisa
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Sintoma é de relê com problemas. Mas sem estar com veículo presente para avaliação, não podemos dizer com certeza qual o defeito.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 148
- Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
O meu carro está com um defeito chato.
Quando liga o temporizador ele vai até o final e para no meio do vidro, nas outras velocidades ele funciona direitinho, massssss se vc desligar a chave do limpador ele para onde estiver.
Está osso.
Alguém poderia falar se é o relê, e onde esse relê se localiza, qual a cor dele?
Quando liga o temporizador ele vai até o final e para no meio do vidro, nas outras velocidades ele funciona direitinho, massssss se vc desligar a chave do limpador ele para onde estiver.
Está osso.
Alguém poderia falar se é o relê, e onde esse relê se localiza, qual a cor dele?
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4217
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
kadettazul
O sistema elétrico do limpador de para-brisas é um pouco complicado.
Além da alimentação elétrica do motor, que é ativada qdo se liga o limpador, existe um circuito auxiliar, responsável por levar as palhetas para a posição de descanso.
A alimentação desse sistema é ativada logo ao ligar da chave de ignição. Nota-se isso qdo se desliga o motor do carro com o limpador funcionando e as palhetas param no meio do caminho. Ao ligar a chave as palhetas se movimentam até a posição de descanso.
O que interrompe essa corrente é um interruptor dentro do motor do limpador.
Então, no seu caso, pode estar havendo problemas internos no motor (o interruptor não está fechando o circuito) ou a alimentação desse circuito, externamente ao motor, está interrompida.
Abraços
O sistema elétrico do limpador de para-brisas é um pouco complicado.
Além da alimentação elétrica do motor, que é ativada qdo se liga o limpador, existe um circuito auxiliar, responsável por levar as palhetas para a posição de descanso.
A alimentação desse sistema é ativada logo ao ligar da chave de ignição. Nota-se isso qdo se desliga o motor do carro com o limpador funcionando e as palhetas param no meio do caminho. Ao ligar a chave as palhetas se movimentam até a posição de descanso.
O que interrompe essa corrente é um interruptor dentro do motor do limpador.
Então, no seu caso, pode estar havendo problemas internos no motor (o interruptor não está fechando o circuito) ou a alimentação desse circuito, externamente ao motor, está interrompida.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Nos veículos que não tem temporizador do limpador, o retorno a posição de descanso é feita pelo próprio motor, onde na engrenagem tem chapas nas costas que dão contato com os terminais. Nos veículos com temporizador, o relê temporizador é responsável pelo retorno a posição de descanso e nas funções temporizadas, como a intermitência e o ciclo de três movimentos ao acionar o lavador do para brisas. Nesses casos, ao remover o relê temporizador, o limpador para onde for desligado.
Já temos tópicos sobre esse assunto, onde já foi discutido esse funcionamento.
Com relação ao defeito do Kadett Azul, eu procuraria verificar se a chave do limpador não está interrompendo a alimentação do relê ou motor, se a engrenagem ou os contatos internos não estão com problemas e o próprio relê temporizador.
Abs,
Carlos Freire
Já temos tópicos sobre esse assunto, onde já foi discutido esse funcionamento.
Com relação ao defeito do Kadett Azul, eu procuraria verificar se a chave do limpador não está interrompendo a alimentação do relê ou motor, se a engrenagem ou os contatos internos não estão com problemas e o próprio relê temporizador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 148
- Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
Então, eu lembro que aqui tem um tpc com a localização de tds os relês, mas não estou mais conseguindo acha-los.
Queria ver qual era o relê responsável pela temporização e pelo limpador.
O meu não funciona quando joga água, e o temporizador quando liga ele vai lá em cima e na volta pára no meio do vidro, quando ele temporiza de novo ele desce, sobe e pára de novo no meio do vidro.
E a outra coisa é que quando desligo a chave do limpador, ele para onde estiver, por isso acho q é o relê temporizador.
Queria ver qual era o relê responsável pela temporização e pelo limpador.
O meu não funciona quando joga água, e o temporizador quando liga ele vai lá em cima e na volta pára no meio do vidro, quando ele temporiza de novo ele desce, sobe e pára de novo no meio do vidro.
E a outra coisa é que quando desligo a chave do limpador, ele para onde estiver, por isso acho q é o relê temporizador.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Fica na parte traseira da caixa de fusíveis. Procure pelo código original: 93203242
Esse relê é utilizado no Monza de 82 a 93. A partir de 1994 passou a ficar interno a um módulo temporizado, onde tem várias funções.
Abs,
Carlos Freire
Esse relê é utilizado no Monza de 82 a 93. A partir de 1994 passou a ficar interno a um módulo temporizado, onde tem várias funções.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 148
- Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
Então o meu carro deve ter esse relê.
Ele É um Classic SE MPFI 91.
Ai vc tem como me falar a cor desse rele?
Ele É um Classic SE MPFI 91.
Ai vc tem como me falar a cor desse rele?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Meu Monza é GLS 96 e usa o módulo temporizado. Eu não tenho as cores, mas procure pelo código que te passei. Pode procurar também pelo estalo de relê atracando quando é acionado. Não tem segredo...
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP