RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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waldir
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RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por waldir »

RESISTOR X LED

Como identificar um resistor correto para os LEDs 15.000 Mcd branco para substituição das lâmpadas pinguinho de 1,2 W.

Já vi em alguns fóruns, a indicação de 470, 680, 750 e 1K ohms.

Mas, há uma formula para isso, a saber: R=VF (-) VL ( / ) I
Resistor = Voltagem da Fonte (menos) Voltagem do Led (dividido) I que é a corrente-amperes do Led

Se o VF for 12 volts
Led 15000 Mcd consome 3,4 volts
Corrente do Led é de 20 miliamperes

temos:
VF 12 (-) VL 3,4 = 8,6 volts que é a voltagem que o resistor tem que ‘matar’ para não queimar o LED que trabalha com 3,4v

Então 8,6 (dividido) por I 0,020 amperes = 430 ohms, o valor do resistor.
Como 430 ohms não é disponível no mercado usa-se o valor imediatamente superior que é o de 470 ohms (cores amarelo, roxo, marrom). Peça resistor de 1 Watt embora pequeno à 1ª vista é o suficiente para dissipar a voltagem em excesso e não aquecer.

Ocorre que o alternador entrega uma voltagem entre 13,8 a 14,2 volts e é com esta variação e não 12V fixos que vai influenciar no Led após a resistência do componente em questão:

VF 14 (-) VL 3,4 = 10,6 (para matar) / (dividido) por I 0,020 = 530 ohms e o mercado oferece 560 ohms (cores verde, azul, marrom). Peça resistor de 1Watt

Os dois resistores de 470 ou 560 ohms são aplicáveis e os Leds brilham intensamente; só que com 470 ohms o Led vai receber a mais 1,4 volts que fatalmente reduzirá a vida útil; e o resistor de 560 ohms vai entregar na mínima (13,8 V) 2,6V ao Led e na máxima (14,2V) 3,0 V


waldir
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por José Leal »

Ótima informação, Waldir. Certamente vai ajudar a muitos.

Só não entendo uma coisa: Parece que o LED brilha do mesmo tanto usando os resistores de 560 ohm e de 1K ohm. E certamente usando o resistor de 1K, o LED vai trabalhar longe do limite.
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waldir
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por waldir »

José Leal escreveu:Ótima informação, Waldir. Certamente vai ajudar a muitos.

Só não entendo uma coisa: Parece que o LED brilha do mesmo tanto usando os resistores de 560 ohm e de 1K ohm. E certamente usando o resistor de 1K, o LED vai trabalhar longe do limite.
Leal, penso que o brilho seja menor. Se vc olhar na lente do LED vai sentir pouca diferença; mas se verificar o alcance do foco ele deverá estar menor.
No caso do painel eu acho que com resistor de 1K não precisa cortar a cabeça ou lixar para a luz ficar difusa. Agora se colocar direto 470 ou 560 ohms
poderá atrapalhar a visão à noite.

Eu substitui as lampadas pingão do farolete por 6 leds cada e aí precisei que cada LED recebesse entre 3 e 3,4 volts para ficar bem brilhante imagine o formato de um asterisco * com 1 led central os outros 6 em forma de L para jogar o foco no refletor do farol, pq se colocar direto e reto não produz efeito.

Tentei colocar um LED azulado que vendem por aí, mas fica muito^chôcho, não gostei... foi daí que fiz uma montagem inicialmente com cinco e depois para 7
acima de sete não dá encaixe.

Imagem

Imagem
não sairam boas as fotos, mas...
abraços

waldir
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por danilo-sn »

em todos os leds q tem no meu monza eu só usei em todos, resistor de 560 OHMS.
abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
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waldir
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por waldir »

José Leal escreveu:Ótima informação, Waldir. Certamente vai ajudar a muitos.

Só não entendo uma coisa: Parece que o LED brilha do mesmo tanto usando os resistores de 560 ohm e de 1K ohm. E certamente usando o resistor de 1K, o LED vai trabalhar longe do limite.
José Leal e Amigos,

e sabe o que é pior? é quase um contrasenso; compra-se LED de 15.000 mcd e para não ofuscar, ou para ficar difuso, corta-se a cabeça do LED ou lixa-se a superfície para tirar o foco :D

eu lixei bem na 1ª montagem... (tinha visto no Vectra Club montando no soquete original da bananinha... o que me valeu um curto e rompeu uma trilha :smt021
já na 2ª remontagem que fiz usando espaguete termo-retrátil e disposição mais segura, eu lixei menos e o painel ficou bem iluminado sem ofuscar... de 15.000 mcd deve ter sobrado umas 5.000 mcd pro gasto :D

Talvez o resistor de 1K diminua bem o brilho e não precise lixar ou 'podar' a lente do LED

Abs

waldir
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José Leal
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por José Leal »

Waldir, a vantagem de se cortar o LED é que ele não vai jogar o brilho focado. Se vc precisa de uma iluminação espalhada, é comendado cortar o LED. Mas isso não influencia o brilho dele. Só perde o foco.

Terminei de montar meu painel com LED. Usei resistores e 1K e ficou bem bom. Todos estão com a cabeça cortada, para tirar o foco.
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waldir
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por waldir »

José Leal escreveu:Waldir, a vantagem de se cortar o LED é que ele não vai jogar o brilho focado. Se vc precisa de uma iluminação espalhada, é comendado cortar o LED. Mas isso não influencia o brilho dele. Só perde o foco.

Terminei de montar meu painel com LED. Usei resistores e 1K e ficou bem bom. Todos estão com a cabeça cortada, para tirar o foco.
Leal, Vc cortou ou lixou deixando a cabeça plana?
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Re: RESISTOR INDICADO PARA O LED DE APLICAÇÃO AUTOMOTIVA

Mensagem não lida por José Leal »

Cortei com alicate de corte. A cabeça do LED ficou "reta", mas toda ondulada. Não ficou plana como se estivesse lixado.
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