Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, ontem fiz a vistoria anual aqui no Detran RJ. Meu índice de CO ficou em 4.2%. O máximo aqui no Rio é 3,0%. Mesmo assim fui aprovado. Destaco que meu óleo já foi trocado há 4 meses, não verifiquei velas, minha mangueira do respiro de óleo está com rachadura, meu escapamento está furado e ainda abasteci em posto cuja qualidade da gasolina é duvidosa. Talvez por isso tenha dado um valor tão alto de CO! Vou ficar atento para o ano que vem!
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Mensagem não lida por rafamts »

Olá amigos monzeiros, alguma sugestão sobre essa elevada taxa de emissão de CO no meu carro?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com tudo que mencionou, aqui em São Paulo na inspeção da Controlar, não colocariam nem o equipamento de medição no escapamento. Seria reprovado na inspeção visual.

Você mesmo respondeu a pergunta. Antes de ver o que pode estar ruim na queima de combustível, tem que reparar tudo o que mencionou.

Queima ruim pode ter várias causas, sem o uso dos equipamentos de diagnósticos como scanner, analisador de gases, multi teste pode ser trabalhoso encontrar a causa.

Só para ter uma ideia, os motores Fire da Fiat são reprovados com índice alto de CO por conta de um simples ajuste de válvulas. O Fit da Honda com problema (característica) de soltar os gases do canister na marcha lenta...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Mensagem não lida por rafamts »

Vou provindenciar esses reparos Carlos. Pelo que vejo não é só carro mais antigo que apresenta problemas nessa inspeção.

Abraço,
Rafael
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Inspeção de emissão de CO2 - Dúvida aos paulistas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Vou provindenciar esses reparos Carlos. Pelo que vejo não é só carro mais antigo que apresenta problemas nessa inspeção.

Abraço,
Rafael

Não é não. Muitos carros relativamente novos são reprovados. É bem verdade que quanto mais novo o carro, menor é o limite de emissões de poluentes.
Estou prestes a fazer a inspeção do meu Monza GLS 96. Penso em fazer ainda esse mês. No ano passado passou com 0,7% de CO em marcha lenta e 0,4% a 2500rpm. O limite para o ano do meu Monza é de 3.0% nos dois casos.

Carros mais antigos são reprovados na inspeção visual, por conta de adaptações no respiro ou no filtro de ar, mangueiras soltas, vazamentos de água ou óleo, escapamento furado ou fumaça visível no escapamentos. Em todos esses casos as irregularidades reprovam o veículo sem mesmo colocar o aparelho de medição de emissões de poluentes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder