Faixas ou marcas de canalização

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Faixas ou marcas de canalização

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Muito motorista nem sabe o que é isso.
E ainda bem que as autoridades encarregadas de multar os motoristas parecem que também não sabem.
Você já passou alguma vez com seu carro sobre aquelas faixas brancas ou amarelas (dependendo da via ser de mão única ou dupla), que costumam delimitar faixas de tráfego (algumas são como ilhas pintadas no asfalto), alguma vez?
Eu costumava (e as vezes ainda faço isso qdo me distraio) passar sobre elas, até saber que se um autoridade de trânsito anotar a placa e alguns dados do meu carro, terei de pagar a bagatela de R$ 518,99 de multa e ganhar alguns pontos na carteira de motorista.
Além de ser uma infração considerada gravíssima, é difícil de ser contestada, vai ser a sua palavra contra a de quem anotou a infração.

Aqui na cidade do Rio de Janeiro não é comum multarem ninguém por isso, mas um usuário do fórum sobre Fiats Uno disse há pouco tempo que recebeu uma multa dessas, e ele trafega na área de Campo Grande, um subúrbio do Rio.
As vezes um murrinha nos faz passar com duas ou até as 4 rodas sobre essas benditas faixas para ultrapassá-lo, e se nosso santo não estiver de plantão nessa hora, a surpresa pode ser desagradável. É mais do que o dobro do que eu pago de IPVA do Monza.

Abraços e olho vivo, moçada.

Fonte: código nacional de trânsito:
Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (três vezes).
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rodrigo Caires
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1502
Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Faixas ou marcas de canalização

Mensagem não lida por Rodrigo Caires »

Acho q nunca vi essas faixas (ou prestei atenção, como disse)....

Teria alguma fotinha pra disponibilizar, pois as vezes eu não seja o único aqui q não conhece (ou lembra)...
E vale pra alertar o pessoal....hehe

Vlw Luiz...sempre contribuindo...
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Faixas ou marcas de canalização

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rodrigo, as faixas a que me referi são essas zebras. A foto mostra duas delas, uma foi a que rendeu o prejuízo ao colega do forum de Fiat Unos, qdo provavelmente ele passou por cima de uma delas sem nem prestar atenção:

Imagem

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder