Redução no valor do IPVA

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Redução no valor do IPVA

Mensagem não lida por waldir »

Conforme prometido na mensagem anterior segue a resposta da Secretaria da Fazenda do Estado de S. Paulo:

Resposta da Mensagem 5105677

Prezado Waldir,

De acordo com a Lei Estadual do IPVA n.º 13.296/08, Seção VII Artigo 13 - são isentos do pagamento do imposto os veículos automotores terrestres com MAIS DE 20 (vinte) anos de fabricação, portanto, para o ano de 2012 estará dispensado do pagamento os veículos com data de fabricação até 1991. Essa Isenção é automática pelo sistema.

Ressaltamos que a referida lei isenta somente a cobrança do IPVA, portanto, o Aviso de Vencimento é enviado para informar os tributos devidos: DPVAT, Licenciamento e Multas de Trânsito, se houver.

Caso não ocorra a isenção automática pelo sistema, o contribuinte deverá solicitar a isenção diretamente no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda ou Poupatempo mais próximo (exceto Luz).

O modelo que requerimento está disponível no site http://www.fazenda.sp.gov.br/download/ipva.shtm

DÚVIDAS: Compareça pessoalmente a um Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda ou Poupatempo mais próximo (exceto Luz).

Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda.

Sua opinião é muito importante para nós. Por gentileza, clique no link abaixo e opine sobre este e-mail:

Pesquisa de Satisfação

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Mensagem Original:

Alíquota

Tenho a informação que veículos com mais de 15 anos estariam isentos de IPVA. Procede esta informação?
grato
waldir



NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL

Para fazer uma nova pergunta, clique aqui.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Redução no valor do IPVA

Mensagem não lida por waldir »

Amigos, a quem interessar possa,

Chegou a notificação de isenção do IPVA para o meu Monza 1995

É obrigatório o Seguro DPVAT 2016 R$ 105,65
Taxa de licenciamento R$ 80,21
Taxa de Postagem CRLV R$ 11,00

O valor de R$ 105,65 e a taxa do correio R$11,00 permaneceram inalterados em relação ao ano passado

Taxa de licenciamento passou de R$72,25 para R$80,21 (+11%)

Deixei de pagar o IPVA R$212,52 valor para 2014
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Redução no valor do IPVA

Mensagem não lida por Lucas_G »

waldir escreveu:Amigos, a quem interessar possa,

Chegou a notificação de isenção do IPVA para o meu Monza 1995

É obrigatório o Seguro DPVAT 2016 R$ 105,65
Taxa de licenciamento R$ 80,21
Taxa de Postagem CRLV R$ 11,00

O valor de R$ 105,65 e a taxa do correio R$11,00 permaneceram inalterados em relação ao ano passado

Taxa de licenciamento passou de R$72,25 para R$80,21 (+11%)

Deixei de pagar o IPVA R$212,52 valor para 2014
Pra mim vai dar R$154,46 (105,65 de DPVAT + 48,81 do CRLV). Enquanto isso, a moto vai dar R$473,41 (112,10 IPVA + 292,01 DPVAT + 69,30 CRLV).

A umas 2 semanas atrás o IPVA da moto estava uns 10 reais menor, será juros? :lol: E por que motivo a emissão do CRLV da moto é mais cara que a do carro? :smt017
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Redução no valor do IPVA

Mensagem não lida por Rafael M »

Aqui em MG para 2015 na verdade aumentou o valor para vários carros, sobrou pro Monza inclusive:

Monza GLS 94 2 portas

R$ 248,40 IPVA (240,95 com "descontão" de 3% à vista)
R$ 105,65 DPVAT
R$ 85,81 Licenciamento

Infelizmente em MG não há isenção nem acima de 30 anos e com placa preta. Ano passado um antigo meu conseguiu placa preta e mesmo assim tive que enviar uma solicitação ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Minas para que o carro fosse incluído como "patrimônio histórico do estado", uma espécie de tombamento. Enviei documentos por correios, depois tive que pagar R$15,00 de taxa, na volta tive que levar a autorização mais alguns documentos meus à secretaria de fazenda e depois até a delegacia de Polícia Civil (Detran de minha cidade funciona nela), e enfim, a bendita isenção concedida.

Todo esse trâmite desanima muitos antigomobilistas, principalmente os carros que pagam coisa de R$30,00 de IPVA. Porém nos últimos anos está havendo um aumento substancial no IPVA de alguns veículos. O antigo dono do meu Monza disse que ano passado pagou R$190,00 de IPVA e no ano retrasado, coisa de R$100,00.

Esse "fenômeno" está acontecendo com algum de vocês?
Responder