[LEI] RESTITUIÇÃO DE IPVA PARA CARRO ROUBADO

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
Dino
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 841
Registrado em: 11 Set 2008, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

[LEI] RESTITUIÇÃO DE IPVA PARA CARRO ROUBADO

Mensagem não lida por Dino »

Lei garante devolução de IPVA a quem tem carro roubado

Imagem Imagem Imagem


O imposto a ser devolvido varia de acordo com o valor já pago do IPVA e com o mês em que o carro foi roubado. Por exemplo, quem quitou o IPVA e ficou sem o carro em junho, recebe a metade do dinheiro de volta.
Você sabia que se o seu carro for roubado você tem direito à restituição do IPVA? O imposto a ser devolvido varia de acordo com o valor já pago do IPVA e com o mês em que o carro foi roubado. Por exemplo, quem quitou o IPVA e ficou sem o carro em junho, recebe a metade do dinheiro de volta.

Só no Paraná, mais de R$ 870 mil estão a espera do pedido, de quem teve o carro roubado ano passado e nem imagina que pode ter de volta a restituição. A lei é nacional e o prazo que o motorista tem para pedir a devolução é o mesmo em todo o país.

“O contribuinte tem direito a pedir a restituição em até cinco anos depois de quitado o IPVA”, diz a inspetora de arrecadação Suzana Dobjenski.

Mas o valor será devolvido de acordo com as regras de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, depois do pedido a restituição virá só no ano seguinte. No Paraná, a restituição virá em um prazo de 30 a 90 dias.
Para receber o dinheiro de volta é preciso procurar a Receita Estadual, preencher um formulário e apresentar documentos pessoais, os do veículo, boletim de ocorrência, entre outros. Se o pedido for feito mais de três meses depois do roubo, é exigido também um comprovante de que o veículo não foi encontrado.

Michel Lima, que é o diretor de uma locadora de carros, não esperou. Da frota que circula em todo o país oito carros foram roubados e não recuperados no ano passado. Logo ele foi atrás do imposto.

“Nesses oito veículos aproximadamente R$ 5 mil foram restituídos. É uma compensação que vem em uma hora boa”, elogia o diretor de locadora de carros Michel Lima.

Confira o que fazer para pedir a restituição do IPVA de seu veículo roubado:


1 - Preencha o formulário de restituição. Em alguns estados, é possível fazer isso no site da Receita (veja abaixo). A solicitação é gratuita.

2 - Leve o formulário preenchido a uma das repartições da Receita Estadual. Ao protocolar o pedido, o proprietário também deve apresentar o número da conta corrente na qual o valor da restituição será depositado. Junto com o formulário, apresente fotocópia dos seguintes documentos:
- comprovante de pagamento do IPVA;
- licenciamento do veículo;
- comprovante de conta bancária (pode ser cópia do talão de cheque);
- documento de identidade;
- boletim de ocorrência relatando o roubo do veículo à polícia (se a data for superior a três meses, deve ser apresentada também a declaração de não localização do veículo);
- inquérito policial formulado em caso de extorsão, estelionato ou apropriação indébita.

3 - O contribuinte que não tiver conta bancária recebe uma ordem de pagamento da Receita Estadual a ser descontada em qualquer agência do Banco do Brasil.

Fonte: Bom Dia Brasil

Obs: Após pesquisa constatá-se que essas leis são de âmbito estadual e as mesmas só estão sendo aplicadas e em vigor nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Em Estados onde não há lei semelhante os motoristas cujos carros são roubados após o pagamento do IPVA precisam recorrer à Justiça para pleitear a devolução do imposto. A Justiça tem dado ganho de causa aos contribuintes.

Fica a dica ai moçada! :smt023

Abraço

Videos sobre o assunto:





[youtube]Bw2bM8rnFrs&feature=related[/youtube]
Imagem Imagem

Fotos da carreta: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=12729 - Atualizadas - Final Pág.2
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [LEI] RESTITUIÇÃO DE IPVA PARA CARRO ROUBADO

Mensagem não lida por Alex »

Assunto importante, já que infelizmente no Brasil temos centenas de carros roubados diariamente! Obrigado por postar!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Dino
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 841
Registrado em: 11 Set 2008, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [LEI] RESTITUIÇÃO DE IPVA PARA CARRO ROUBADO

Mensagem não lida por Dino »

Concerteza Alex. Fiz o tópico a algum tempo em virtude do constante roubo de carros de alguns membros, mais parece que o pessoal não está muito interessado em seus direitos.

Abraço
Imagem Imagem

Fotos da carreta: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=12729 - Atualizadas - Final Pág.2
Responder