QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Enviado: 24 Mar 2021, 00:31
Pessoal,
Peço licenças para abrir este tópico porque, após dias pesquisando neste fórum, não consegui encontrar uma postagem que tratasse especificamente da minha dúvida.
Possuo um Monza GLS EFI, ano 95.
Percebo que, acima de aproximadamente 60 kmh, ao colocar o câmbio em modo neutro (geralmente para proceder uma redução de velocidade), o giro de motor cai drasticamente (próximo ao zero), sendo, em sequência, corrigido às 1000 rotações pela IE.
Abaixo da faixa de velocidade citada anteriormente, também ao colocar em modo neutro, o giro do motor cai de forma gradativa até 1000 rotações.
Li muitas postagens tratando do Cut Off/Dash Point e foram as causas mais próximas que consegui relacionar a este comportamento do carro.
Sou totalmente leigo no assunto, mas especulo que a sequencia de eventos seria essa:
CARRO A MAIS DE 60 KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, em virtude Cut Off, o giro cai bruscamente; 3 - O sistema de IE, por ser arcaico, demora a interpretar a situação e não consegue corrigir a rotação antes que os giros fiquem abaixo dos 1000.
CARRO A MENOS DE 60KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, não há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, o giro cai de forma suave sem a necessidade de correção pela IE.
Seria essa a explicação?
Forte abraço em todos.
Peço licenças para abrir este tópico porque, após dias pesquisando neste fórum, não consegui encontrar uma postagem que tratasse especificamente da minha dúvida.
Possuo um Monza GLS EFI, ano 95.
Percebo que, acima de aproximadamente 60 kmh, ao colocar o câmbio em modo neutro (geralmente para proceder uma redução de velocidade), o giro de motor cai drasticamente (próximo ao zero), sendo, em sequência, corrigido às 1000 rotações pela IE.
Abaixo da faixa de velocidade citada anteriormente, também ao colocar em modo neutro, o giro do motor cai de forma gradativa até 1000 rotações.
Li muitas postagens tratando do Cut Off/Dash Point e foram as causas mais próximas que consegui relacionar a este comportamento do carro.
Sou totalmente leigo no assunto, mas especulo que a sequencia de eventos seria essa:
CARRO A MAIS DE 60 KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, em virtude Cut Off, o giro cai bruscamente; 3 - O sistema de IE, por ser arcaico, demora a interpretar a situação e não consegue corrigir a rotação antes que os giros fiquem abaixo dos 1000.
CARRO A MENOS DE 60KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, não há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, o giro cai de forma suave sem a necessidade de correção pela IE.
Seria essa a explicação?
Forte abraço em todos.