QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
- Alexandre Borba
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QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Pessoal,
Peço licenças para abrir este tópico porque, após dias pesquisando neste fórum, não consegui encontrar uma postagem que tratasse especificamente da minha dúvida.
Possuo um Monza GLS EFI, ano 95.
Percebo que, acima de aproximadamente 60 kmh, ao colocar o câmbio em modo neutro (geralmente para proceder uma redução de velocidade), o giro de motor cai drasticamente (próximo ao zero), sendo, em sequência, corrigido às 1000 rotações pela IE.
Abaixo da faixa de velocidade citada anteriormente, também ao colocar em modo neutro, o giro do motor cai de forma gradativa até 1000 rotações.
Li muitas postagens tratando do Cut Off/Dash Point e foram as causas mais próximas que consegui relacionar a este comportamento do carro.
Sou totalmente leigo no assunto, mas especulo que a sequencia de eventos seria essa:
CARRO A MAIS DE 60 KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, em virtude Cut Off, o giro cai bruscamente; 3 - O sistema de IE, por ser arcaico, demora a interpretar a situação e não consegue corrigir a rotação antes que os giros fiquem abaixo dos 1000.
CARRO A MENOS DE 60KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, não há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, o giro cai de forma suave sem a necessidade de correção pela IE.
Seria essa a explicação?
Forte abraço em todos.
Peço licenças para abrir este tópico porque, após dias pesquisando neste fórum, não consegui encontrar uma postagem que tratasse especificamente da minha dúvida.
Possuo um Monza GLS EFI, ano 95.
Percebo que, acima de aproximadamente 60 kmh, ao colocar o câmbio em modo neutro (geralmente para proceder uma redução de velocidade), o giro de motor cai drasticamente (próximo ao zero), sendo, em sequência, corrigido às 1000 rotações pela IE.
Abaixo da faixa de velocidade citada anteriormente, também ao colocar em modo neutro, o giro do motor cai de forma gradativa até 1000 rotações.
Li muitas postagens tratando do Cut Off/Dash Point e foram as causas mais próximas que consegui relacionar a este comportamento do carro.
Sou totalmente leigo no assunto, mas especulo que a sequencia de eventos seria essa:
CARRO A MAIS DE 60 KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, em virtude Cut Off, o giro cai bruscamente; 3 - O sistema de IE, por ser arcaico, demora a interpretar a situação e não consegue corrigir a rotação antes que os giros fiquem abaixo dos 1000.
CARRO A MENOS DE 60KMH:
1 - Tirando-se o pé do acelerador, não há o corte de combustível;
2 - Ao se pisar na embreagem, o giro cai de forma suave sem a necessidade de correção pela IE.
Seria essa a explicação?
Forte abraço em todos.
- maiko
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Prezado amigo, provavelmente seu sensor de velocidade ou a fiação dele está com problemas.
Ocorre muito também do veículo estar com o sensor de velocidade errado, tem que verificar se a quantidade de pulsos é a correta para sua caixa de câmbio.
O cut off não entra em ação com o câmbio no neutro, pois ele entra em funcionamento somente acima de 1700rpm.
Para tirar a dúvida a melhor forma é ligar o scanner no módulo de injeção, andar com o veículo e conferir a velocidade se está de acordo com o velocímetro do painel.
Ocorre muito também do veículo estar com o sensor de velocidade errado, tem que verificar se a quantidade de pulsos é a correta para sua caixa de câmbio.
O cut off não entra em ação com o câmbio no neutro, pois ele entra em funcionamento somente acima de 1700rpm.
Para tirar a dúvida a melhor forma é ligar o scanner no módulo de injeção, andar com o veículo e conferir a velocidade se está de acordo com o velocímetro do painel.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
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- tyo
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Como o colega de cima disse, provavelmente é o sensor de velocidade, que no caso do Monza manual é de 8 pulsos e, do Monza automático 13 pulsos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Alexandre Borba
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Bom dia, amigos.
Verificarei o estado do sensor; ainda é o original e pode ser que realmente esteja avariado.
Só um esclarecimento porque talvez eu tenha sido deficiente na descrição do problema.
Reparem que, antes de colocar o neutro, eu tiro o pé do acelerador com o carro ainda engrenado.
Pelo que entendi da dinâmica do Cut Off, há o corte de combustível a determinada velocidade e rotação. Sendo assim, a IE interpretaria minha falta de aceleração como oportunidade para o corte. Como na sequencia eu piso na embreagem, o giro cai de forma radical, uma vez que o Cut Off teria sido acionado segundos antes com o carro ainda engrenado.
Como tudo acontece de forma rápida e o sistema eletrônico é bem rudimentar, a IE não corrige a rotação em tempo hábil, fazendo com que o carro fique abaixo das 1000rpm ainda que por frações de segundo.
Lembrando que isto não ocorre a velocidades baixas.
Muito obrigado pela atenção e o tempo de vocês!
Abraço
Verificarei o estado do sensor; ainda é o original e pode ser que realmente esteja avariado.
Só um esclarecimento porque talvez eu tenha sido deficiente na descrição do problema.
Reparem que, antes de colocar o neutro, eu tiro o pé do acelerador com o carro ainda engrenado.
Pelo que entendi da dinâmica do Cut Off, há o corte de combustível a determinada velocidade e rotação. Sendo assim, a IE interpretaria minha falta de aceleração como oportunidade para o corte. Como na sequencia eu piso na embreagem, o giro cai de forma radical, uma vez que o Cut Off teria sido acionado segundos antes com o carro ainda engrenado.
Como tudo acontece de forma rápida e o sistema eletrônico é bem rudimentar, a IE não corrige a rotação em tempo hábil, fazendo com que o carro fique abaixo das 1000rpm ainda que por frações de segundo.
Lembrando que isto não ocorre a velocidades baixas.
Muito obrigado pela atenção e o tempo de vocês!
Abraço
- maiko
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Provavelmente seja devido a falta ou leitura errada do parâmetro de velocidade.
Novamente afirmo que a Multec 700 não é uma injeção rudimentar, mas a mesma precisa de todos os sensores funcionando perfeitamente para o correto funcionamento do sistema.
Única coisa que falta nessa injeção é a correção por sonda lambda, a qual acredito não ter sido implementada por questões econômicas na época
Mas antes de gastar dinheiro trocando a peça, confirme o mesmo passando o scanner, lembrando que normalmente esse tipo de falha não é registrada na memória, por isso existe a nescessidade de analisar o parâmetro com o veículo em movimento.
Novamente afirmo que a Multec 700 não é uma injeção rudimentar, mas a mesma precisa de todos os sensores funcionando perfeitamente para o correto funcionamento do sistema.
Única coisa que falta nessa injeção é a correção por sonda lambda, a qual acredito não ter sido implementada por questões econômicas na época
Mas antes de gastar dinheiro trocando a peça, confirme o mesmo passando o scanner, lembrando que normalmente esse tipo de falha não é registrada na memória, por isso existe a nescessidade de analisar o parâmetro com o veículo em movimento.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
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- maiko
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Aproveitando o embalo, dei uma olhada nas fotos do seu Monza.
Parabéns pelo belíssimo Monza, impecável
Parabéns pelo belíssimo Monza, impecável
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- Alexandre Borba
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Obrigado!
Elogios vindo dessas feras aqui do fórum são sempre muito gratificantes!
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- dutra s a
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Re: QUEDA BRUSCA DE GIRO AO CAMBIAR PARA O NEUTRO EM ALTA VELOCIDADE
Comigo já aconteceu esse mesmo problema várias vezes no passado e, em 3 situações. Uma vez foi sensor VSS, que nesta condição como disse o Alexandre, (no meu) logo a luz de injeção ascendia ao reduzir e desengrenar o cambio, e nisso, a rotação caia demais e tentava estabilizar. Na outra, era o ponto muito fora, e no meu caso, estava avançado demais no distribuidor e, numa outra era o fio de estabilidade do HEI com mal contato.
Muitas vezes temos os mesmos sintomas vindo de caminhos diferente, sem ditar que algumas vezes não é capitado pela injeção, para alertar e dar o código de erro.
abs estamos ai
Muitas vezes temos os mesmos sintomas vindo de caminhos diferente, sem ditar que algumas vezes não é capitado pela injeção, para alertar e dar o código de erro.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR