Potencimetro de C.O

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Potencimetro de C.O

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Olá, boa noite Monzeiros. Gostaria de saber se quando o potenciômetro de CO estraga, ele para de receber voltagem.
Recentemente fiz o teste com meu multímetro, espetei o positivo no fio verde e o negativo no motor e deu nenhuma voltagem. Será realmente defeito só no potenciômetro? Posso trocar sem dor de cabeça? Abraços.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potencimetro de C.O

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.
Não me lembro de cabeça as cores dos fios, mas tem que verificar se entra a tensão no potenciômetro e dele sai e essa saída consegue ajustar a tensão. É assim que se testa um potenciômetro por tensão. Também é possível testar medindo resistência ohmica.
Quanto às cores de fios entrada, saída e se é de 2 ou 3 fios, é só consultar o esquema elétrico. Alguns esquemas vem inclusive explicando como medir e as tensões.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Potencimetro de C.O

Mensagem não lida por Eder93 »

Igor, tenta girar o parafuso de regulagem mais vezes. Ou seja, dar mais voltas para testar algum mau contato. Se isso não resolver, tem que descobrir se está chegando tensão nesse potenciômetro como citou o Carlos Freire. O fio que testa a saída de tensão para regulagem com o multímetro é o do meio azul (apesar do tempo o meu parece verde) positivo, e o negativo do multímetro vai na massa do carro ou no pólo negativo da bateria.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Responder