Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
vituuh
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Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)

Mensagem não lida por vituuh »

Eae pessoal, após quebrar muito a cabeça, gostaria de pedir uma ajuda aos mestres do Monza. Meu carro simplesmente parou totalmente a uns dias atrás, e desde então venho tentando fazer ele funcionar sem sucesso. Ao dar a partida o carro não injetava e nem dava centelha na bobinha de ignição, comecei trocando a bomba de combustível e o filtro, e também o bico injetor, após realizar um teste no contato do modulo HEI, verifiquei que o bico injetou mas ainda não gerava centelha, então troquei a bobinha de ignição, e também o distribuidor completo com modulo HEI, agora ao realizar o teste no contato do novo modulo HEI, vejo que a bomba arma e o bico injeta normalmente, e a centelha chega até as vela, tudo normal, mas o problema acontece na hora da partida, viro a chave para acender o painel e a bomba arma normalmente e então tento ligar o carro, o motor de arranque faz o seu trabalho, mas o bico não injeta e nenhum sinal de centelha, tentei fazer um aterramento no distribuidor mesmo sendo novo, e sem sucesso, e então vi aqui no fórum, algo sobre a bobina impulsora que poderia vim invertida em caso dessas xingling importadas, conferi com a bobina antiga e realmente estava invertida, então troquei os fios, e mesmo assim, sem sinal de injeção e centelha na partida, somente no teste direto no conector do modulo HEI, realizei também um teste lampejante na central e não acusa nenhum problema, depois de tanto trabalho tentei recorrer a vários mecânicos, que negam mexer com esse tipo de coisa, e realmente não sei o que testar mais, alguém tem alguma ideia do que pode ser? :cry:
Editado pela última vez por vituuh em 28 Jun 2020, 13:44, em um total de 1 vez.
- Vitor Hugo
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Carlos A. Freire
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verificou se a UCE recebe sinal de rotação do motor? Esse é um defeito muito comum e tem vários tópicos com os procedimentos de como verificar.
Use a ferramenta de pesquisa desse fórum para encontrar essas informações.

Se a UCE não receber sinal de rotação do motor, a causa é da bobina impulsora ou do chicote, a UCE não libera alta tensão na saída da bobina de ignição, a válvula injetora não pulsa e, a bomba de combustível não funciona ao acionar o motor de arranque, porém, funciona por alguns segundos e para, ao ligar a ignição.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

vituuh

Sair trocando peças é a melhor maneira de se gastar dinheiro à toa e muitas vezes não resolve o problema.
Como bem disse o Carlos Freire, o mordomo no caso é a falta de informação de rotação do motor enviada para a UCE (módulo de controle da injeção eletrônica).
O componente que manda essa informação é bobina de pulsos, comumente chamada de bobina impulsora, com ajuda do módulo HEI.
Se você girar a chave de ignição do Monza e Kadett EFI (sem acionar o motor de arranque), a bomba de combustível será acionada por 2 segundos para pressurizar a linha de combustível até a válvula injetora. Não deverá ser injetado combustível, pois a UCE não liberou ainda a válvula. Também não estará liberada a centelha nas velas.
Ao ser acionado o motor de arranque, o distribuidor começa a girar e seus ímãs produzem uma pequena corrente na bobina de pulsos. Essa corrente é trabalhada pelo módulo HEI, que então manda uma informação para a UCE, confirmando que o motor está sendo girado e pode ser liberada a centelha, a bomba de combustível em funcionamento direto (sem os 2 segundos lá do início) e o pulsar da válvula injetora.

Se por algum problema a bobina de pulsos não gerar corrente alternada (bobina ou fios interrompidos ou mau contato no conector) ou gerar uma corrente invertida (embora a corrente gerada seja alternada, a sequência do positivo e do negativo nos pulsos deverá estar correta, senão o HEI interpreta que não há geração de corrente), o motor gira no arranque mas não pega nem que a vaca tussa.

Eu sugiro que você reponha todas as peças que já trocou, com exceção da bomba, que dá um trabalho danado para substituir e deixar a nova lá não vai prejudicar a pesquisa de pane.
Feito isso, efetue um teste da bobina de pulsos como mostra a figura abaixo. Não se esqueça de ligar a chave de ignição antes do teste, senão nada vai funcionar:
teste bobina de pulsos usando multimetro2.jpg
Se um dos 3 eventos foi detectado (o mais fácil é o choro da válvula injetora, o centelhamento só se nota desconectando o cabo de vela que liga a bobina de alta tensão ao distribuidor e colocando sua ponta próximo de uma parte metálica do motor, a bomba de combustível nem sempre dá para se ouvir lá da frente), a bobina de pulsos está com problema, e o módulo HEI está funcionando. Note que o módulo HEI tem várias funções. Esse teste com multímetro testa só uma função do HEI, a de trabalhar a corrente produzida pela bobina de pulsos e enviar à UCE. As outras funções, como o chaveamento da bobina de ignição ou a mudança de modo do avanço de centelha depois das 500 RPM, que o HEI também faz, não são checadas nesse primeiro teste.

Então, importante é saber que se não ocorrerem os 3 eventos, não quer dizer que a bobina de pulsos está ruim. Pode ser o HEI. Já se os eventos ocorrerem, está garantido que a bobina de pulsos está ruiim ou seus fios estão invertidos e a parte do HEI que detecta e modifica a corrente estão OK. O conector da bobina com o HEI não são checados no referido teste.

Depois de fazer o teste, volte aqui para a gente ver o passo seguinte.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 28 Jun 2020, 18:46, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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vituuh
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por vituuh »

Como eu tinha mencionado anterior eu realizei esse teste no modulo HEI, e tudo ocorre corretamente, a bomba de combustível arma, o bico injeta, e a centelha está passando, indicando que a UCE está recebendo sinal e está fazendo seu trabalho. Acabei de testar novamente seguindo exatamente a forma explicada pelo Luiz Carlos, e tudo ocorre bem, então pensei que talvez fosse a bobina de pulsos mesmo sendo nova, então fiz alguns testes nela, e tudo está perfeito, testei a bobina com o Multímetro e acusa 720 ohms, e o conector por ser novo não apresenta nenhuma oxidação, e tem um encaixe bem firme, e no modulo HEI os dois pinos também estão novos, sem oxidação e bem firmes.
- Vitor Hugo
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

vituuh

Recapitulando...

Seu teste com multímetro fez aparecerem os 3 eventos importantes (centelha, choro da válvula injetora e giro da bomba de combustível).
Isso significa que a bobina de pulsos não está fazendo seu trabalho como deveria.

Seu teste da bobina de pulsos mostra que ela está com a impedância dentro dos parãmetros. Você não citou se a polaridade dos fios de saída dela estão corretos.

Se o HEI e a bobina de pulsos estão OK e mesmo assim não há centelha, etc, cabe uma pergunta: O distribuidor está girando quando você dá partida?
Se não está girando, sua correia dentada deve estar partida.

Abs
Luiz Carlos
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por vituuh »

Pessoal muito obrigado pela ajuda, após ler sua resposta Luiz, fui fazer mais uns testes, então tentei dar partida no carro com o distribuidor aberto, e percebi que o rotor não estava girando, então abri a tampa de válvulas, e o eixo do comando de válvulas estava partido ao meio kkkkkkk, já retirei a gaiola e vou comprar um eixo novo, muito obrigado Luiz, vocês são os melhores.
- Vitor Hugo
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eixo de comando de válvulas partido eu nunca vi.

Espero que não tenha partido por outro problema, como emperramento de válvula, etc.

Seu Monza é a álcool. Existe risco de atropelar válvula quando quebra a correia dentada ou quando o comando de válvulas sai do sincronismo.
Vamos ver se você deu sorte. Tô aqui torcendo.

Abs
Luiz Carlos
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tyo
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha

Mensagem não lida por tyo »

vituuh escreveu: 28 Jun 2020, 13:43 Pessoal muito obrigado pela ajuda, após ler sua resposta Luiz, fui fazer mais uns testes, então tentei dar partida no carro com o distribuidor aberto, e percebi que o rotor não estava girando, então abri a tampa de válvulas, e o eixo do comando de válvulas estava partido ao meio kkkkkkk, já retirei a gaiola e vou comprar um eixo novo, muito obrigado Luiz, vocês são os melhores.
Isso é muto comum em motor GM, mas não adianta trocar só o comando, tem de trocar a gaiola também ela empena, senão vai ser um comando quebrando direto!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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