Aceleração alta

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
marlonarao
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2019, 11:53
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Aceleração alta

Mensagem não lida por marlonarao »

Galera meu Monza quando está um tempo funcionando e você está andando e tal, quando vai reduzir para parar em engarrafamento ou sinal ele mantém acelerado. Já coloquei para testar o TPS, motor de passo, a borboleta TBI não está alterada e luz da injeção apagada. Já aconteceu algo assim com vocês? Quando ligo de manhã ou frio trabalha normal.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando fica acelerado, se desligar e ligar em seguida, volta ao normal?

Verifique quanto fica a tensão da bateria ao dar a primeira partida do dia, momento que entra o motor de arranque.

Há várias causas para o sintoma. Os mais comuns são problemas com sensor TPS, entrada falsa de ar e aterramento deficiente.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marlonarao
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2019, 11:53
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por marlonarao »

Continua acelerado quando desliga e liga.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marlonarao escreveu: 12 Mai 2020, 22:20 Continua acelerado quando desliga e liga.
Faça os devidos testes nos itens mencionados na mensagem anterior.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marlonarao
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2019, 11:53
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por marlonarao »

Meu amigo, boa noite! Já troquei 3 TPS, inclusive peguei de um carro que estava bom e não resolveu, quando eu ligo ele fica normal e quando começo a acelerar aí ele fica acelerado. Enfim vou conferir aterramento de módulo e o terra responsável pelos sensores é qual? Entrada falsa de ar pode ser descartada né? Até porque as vezes ele fica normal.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marlonarao escreveu: 16 Mai 2020, 20:42 Meu amigo, boa noite! Já troquei 3 TPS, inclusive peguei de um carro que estava bom e não resolveu, quando eu ligo ele fica normal e quando começo a acelerar aí ele fica acelerado. Enfim vou conferir aterramento de módulo e o terra responsável pelos sensores é qual? Entrada falsa de ar pode ser descartada né? Até porque as vezes ele fica normal.
O seu problema é que está indo pelo caminho mais difícil na avaliação, que é ficar trocando peças sem fazer os devidos testes.
Não, não pode descartar entrada falsa de ar, pois quando possível, a UCE consegue corrigir.
O aterramento da UCE fica em dois parafuso do cabeçote, atrás e a direita. O aterramento de alguns sensores éem da Unidade de Comando Eletrônico que dela parte esses dois para o motor que por sua vez está conectado a carroceria. Deve ter outros para carroceria.

Então, recomendo que faça os devidos testes de sensores, teste quanto cai a tensão da bateria na primeira partida do dia. Faça o teste de queda de tensão dos cabos negativos e positivo da bateria, entenda que não é o teste de tensão, e sim queda de tensão dos cabos, testes esses que já foram comentados aqui e com vídeos e link de vídeos de como executar esses testes.
Ter certeza da ligação correta das mangueiras de vácuo e não ter entrada falsa de ar.
Atenção ao conector cilíndrico que fica em cima do câmbio. Um mau contato nele pode causar mau funcionamento de sensores.

Como pode perceber, um mau funcionamento de um sensor nem sempre é defeito dele, conectores e chicotes podem causar sintomas de mau funcionamento de sensores. Por isso a recomendação de fazer os testes de funcionamento de cada um.

Se usar a lógica e o bom senso, um pouco de conhecimento e equipamentos de diagnóstico vai encontrar o defeito desse Monza.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

... meu Monza quando está um tempo funcionando e você está andando e tal, quando vai reduzir para parar em engarrafamento ou sinal ele mantém acelerado...
Marlonarao

Duas perguntas: 1- qual a rotação que o motor sustenta quando a pane se apresenta? 2- O motor aumenta mesmo de rotação ou só a indicação do tacômetro?
... Já coloquei para testar o TPS...
Qual o teste que você fez? Testou as voltagens com o TPS instalado no motor?
...Já coloquei para testar ... motor de passo...
Qual o teste que você fez no motor de passo?

Lembrando, o motor de passo, na partida, deve ter sua posição zerada pela UCE, e, para um perfeito funcionamento, depende de não haver sujeira no seu alojamento do TBI. É por isso que quando há alterações na marcha lenta, ao desligar e ligar novamente o motor a rotação volta ao normal, caso a UCE esteja atuando normalmente.
...a borboleta TBI não está alterada...
Isso é extremamente importante, pois se algum mexânico alterar a regulagem do batente da borboleta, a voltagem do TPS em marcha lenta pode se alterar, o que vai confundir a UCE, deixando ela de considerar que o motor está em marcha lenta. Isso é facilmente identificável pela voltagem do TPS nessa posição, máximo de 0,5 volt.
...Quando ligo de manhã ou frio trabalha normal.
O que é rotação normal para você na primeira partida do dia? No Monza EFI o normal é manter em torno de 1400 rpm com motor frio. A rotação normal do motor em marcha lenta, depois de quente, é em torno das 900 rotações.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
marlonarao
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2019, 11:53
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Aceleração alta

Mensagem não lida por marlonarao »

Olá meu amigo, boa tarde! Obrigado pela paciência, kkkk! Mas vamos lá! Então, eu trabalho em uma oficina e as vezes fico meio sem tempo para mexer no meu próprio carro.
Sou novo da área de injeção monoponto. Enfim, não tenho como saber o rpm exato por conta dele ser aquele painel só com o conta giros. Sobre a questão dos sensores, foi só por ter facilidade de já ter eles aqui, então fui usando para descartar. Mas agora esse próximo final de semana vou realizar esses testes que você me indicou acima, vou fazer a desmontagem ali do TBI e verificar todas as saídas e entrada de ar, conferir todas as conexões de chicotes e aterramento, inclusive vou ver se faço um reforço de terra para a UCE. Obrigado pelas dicas em breve volto para falar o resultado!
Responder