Bico não pulsa quando o motor esquenta

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
CarlosAgP

Bico não pulsa quando o motor esquenta

Mensagem não lida por CarlosAgP »

Olá.
Estou com um sério problema no meu Monza EFI 91/92, pois quando o motor está frio o carro anda normalmente, porém quando esquenta ele não funciona direito. Para sair do lugar é preciso acelerar menos de dez por cento do acelerador, se afundar o acelerador ele não anda. Na subida as vezes não sobe nem em primeira marcha, colocamos o manômetro na mangueira de combustível e a bomba esta funcionando normal, porém o bico injetor não pulsa.
Ajudem me por favor.
Agradeço se puderem.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bico não pulsa quando o motor esquenta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

CarlosAgP escreveu: 10 Mai 2020, 23:25 Olá.
Estou com um sério problema no meu Monza EFI 91/92, pois quando o motor está frio o carro anda normalmente, porém quando esquenta ele não funciona direito. Para sair do lugar é preciso acelerar menos de dez por cento do acelerador, se afundar o acelerador ele não anda. Na subida as vezes não sobe nem em primeira marcha, colocamos o manômetro na mangueira de combustível e a bomba esta funcionando normal, porém o bico injetor não pulsa.
Ajudem me por favor.
Agradeço se puderem.
Bom dia.

A sua mensagem está um pouco confusa... disse que colocou o manômetro mas não passou valores. Disse que a válvula injetora (bico) não pulsa, se não pulsar o motor não funciona e, pela descrição da mensagem o motor está fraco, sem desempenho.

Com manômetro e o vazômetro na linha de entrada do TBI, quanto está dando de pressão e quanto está dando de vazão? São valores muito importantes para o sintoma.

Fez algum outro teste? Verificou funcionamento dos sensores da IE, tempo de injeção e a relação A/F? Verificou o sistema de ignição e o sincronismo do motor?
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
CarlosAgP

Re: Bico não pulsa quando o motor esquenta

Mensagem não lida por CarlosAgP »

Bom dia
Quando apresentou a falha então colocamos o manômetro e deu pressão de 2 bar, com relação aos sensores já troquei o MAP, sensor de temperatura, módulo HEI, bobina impulsora, e o sincronismo do motor também já verifiquei e está ok, quando colocamos o manômetro tirei a tampa do purificador de ar e vi que não chega quase nada de gasolina no TBI, porém a bomba manda combustível normalmente.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bico não pulsa quando o motor esquenta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

CarlosAgP escreveu: 11 Mai 2020, 11:23 Bom dia
Quando apresentou a falha então colocamos o manômetro e deu pressão de 2 bar, com relação aos sensores já troquei o MAP, sensor de temperatura, módulo HEI, bobina impulsora, e o sincronismo do motor também já verifiquei e está ok, quando colocamos o manômetro tirei a tampa do purificador de ar e vi que não chega quase nada de gasolina no TBI, porém a bomba manda combustível normalmente.
Além da pressão é importante medir a vazão de combustível, que no caso do Monza EFI é de 1,5l/min. Tanto a pressão e a vazão é importante verificar com motor funcionando. Volto a dizer que as suas mensagens estão confusas. Disse que o motor está fraco sem força em subidas e em acelerar, então entendo que o motor funciona e se funciona, a válvula injetora está pulsando.
Trocou esse monte de peças sem fazer testes de que estão com problemas? Não recomendo esse procedimento. Trocando peças boas por peças novas só aumenta o custo e o tempo da manutenção e, pior, peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas, o que vai dificultar ainda mais a avaliação do reparador.


Precisamos saber com motor funcionando como está a pressão e a vazão de combustível, como estão os funcionamentos dos sensores da IE, mesmo usando peças novas, isso de ter peças novas não quer dizer nada no momento da avaliação de problemas, e principalmente, o tempo de injeção e a relação A/F, já com motor em temperatura normal de uso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
CarlosAgP

Re: Bico não pulsa quando o motor esquenta

Mensagem não lida por CarlosAgP »

Ok vou verificar esses itens.
Obrigado.
Responder