Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Boa noite Monzeiros do Brasil...
Péço humildemente a ajuda de vocês aqui do fórum pra resolver um problema que vem me tirando o sossego.
Eu mesmo fiz o motor do meu Monza, um EFI 2.0 Gasolina 95. Em 20/12/17 foi dada a primeira partida dele, e delá pra cá, venho usando o carro quase todos os dias...
Mas o problema que está me ecomodando bastante é o fato dele não esquentar direito o motor, e eu não quero isso, o motor está teoricamente "novo" e eu não quero ele funcionando fora dos padrões de jeito nenhum, quero um motor com durabilidade e economia (claro, dentro dos padrões de um 2.0). Por mais que eu ande com ele bastante, ele não esquenta o suficiente, fica o tempo todo com o ponteiro do painel um pouco acima da escala AZUL, bem pouca coisa mesmo. Já descarte Válvula Termostática, pois já havia comprado um nova pra montar no carro da MTE, mas, como também sei que peças novas também dão defeito, fui na Auto Peças e troquei por uma outra nova da Magneti Marelli, então ou seja, é muito "Azar" 2 peças novas com defeito e de marcas diferentes. Repito, não quero continuar andando desse jeito, pois já retifiquei o motor do carro pra poder cuidar de verdade, coisa que o Porco do antigo dono não fazia, só cuidava da aparência do carro.
Tem um detalhe:
*Ele "tinha" ar quente, mas, quando comprei, já veio com o ar quente desativado, e o motor esquentava, pois assim que comprei, coloquei a válvula termostática, e então ele aquecia, chegava um pouco acima do meio da escala, a ventuinha acionava, e a temperatura caía até + ou - 1/4 e assim se repetia o ciclo, e nunca passou disso, nunca superaqueceu! Quando tava montando o motor, eu coloquei aquele TUBO DE SITRIBUIÇÃO DE ÁGUA com 2 saídas, o que estava no carro originalmente era com 3, porém uma estava isolada, então, comprei com 2 mesmo, já que o ar quente não está ativo!

*As Ligações que fiz no SISTEMA DE ARREFECIMENTO ficaram da seguinte forma:

>TAMPÃO NA ENTRADA DE CIMA DO CAVALETE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA!
>SAÍDA DE BAIXO NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO, E OUTRA RAMIFICAÇÃO DA MESMA MANGUEIRA LIGADA AO TUBO DE DISTRIBUIÇÃO!
>SAÍDA DO COLETOR DE ADMISSÃO LIGADA A OUTRA ENTRADA DO TUBO DE DISTRIBUIÇÃO!
>ENTRADA DA BOMBA D'ÁGUA LIGADA AO TUBO DE DISTRIBUIÇÃO QUE VAO ATÉ O RADIADOR (Mangueira Grossa) E OUTRA RAMIFICAÇÃO AO RESERVATÓRIO!

Peço a ajuda de vocês, não sei onde está o erro, se possivelmente está nas ligações das mangueiras que fiz, ou em outro ponto!

Conto com a ajuda dos Monzeiros!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Qual o valor da válvula termostática que colocou?
O correto é 92/107º com disco na ponta. A abertura deve ser aos 92ºC e abertura total aos 107ºC

Aferiu a temperatura de trabalho do motor, com o uso de um termômetro de mira a laser em conjunto com scanner?
A ventoinha deve ligar aos 101ºC e desligar aos 94ºC. O motor estará fora do padrão se estiver trabalhando abaixo dos 92ºC
É importante aferir a temperatura com os equipamentos citados, para saber se é erro no marcador ou no motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Então Carlos, a válvula que coloquei é essa, inicio de abertura aos 92 graus, própria pra monza gasolina mesmo. Sobre a aferição, agora mesmo, ao chegar do trabalho, deixei ele ligado depois de chegar da rua, e demorou bastante, até alcançar a temperatura do meio da escala e a ventuinha acionar e a temperatura cair, coisa que não acontece jamais com ele em movimento. Sobre o termometro com mira laser e o scanner vou ter que na sequencia procurar um auto center, porque aqui na minha região malemá os caras usam scanner, e dificilmente algum compativel com a leitura para o monza (dizem pelo menos).
Eu to suspeitando que se eu tapar uma das duas entradas no tubo, e a saída do coletor de admissão, deixar a agua entrar e ficar no coletor aquecendo... É uma hipótese!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Robson B, você disse que deixou o motor ligado um tempão parado para a ventoinha acionar. Em todos os Monzas que eu tive e tenho, a ventoinha só liga quando está próximo ou bem em cima do meio do marcador do painel. Quando trafego na estrada ou no trânsito livre na cidade, dificilmente a ventoinha liga. Se o tempo tiver muito quente, ou transito emperrado dai a temperatura sobe rapidamente sendo que o marcador sobe para o meio. Caso contrário o ponteiro fica pouco acima do 1/4 e a ventoinha não é acionada.

Sobre a válvula termostática há um teste bem rudimentar, mas que serve para ter uma ideia se está funcionando corretamente. Consiste no seguinte:
Retire a válvula, coloque em um recipiente com água e leve ao fogo. Enquanto a água aquece verifique quando começa abrir. Quando a água estiver quase fervendo, borbulhando, então a válvula deverá estar quase toda aberta. Se ela abrir muito antes significa que está com defeito, o que resultaria muito tempo para o sistema chegar na temperatura ideal. Se estiver então na estrada ela nunca chegaria devido a ventilação natural. (o motor funcionaria frio)
Eu tenho feito esse teste toda vez que faço manutenção no sistema de arrefecimento (uma vez por ano) até agora só tive que trocar uma vez por que a válvula abria logo em torno dos 50/60 graus.

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Vo faze esse teste hoje Gilmar, boa ideia!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson, recomendo que não mexa em nada até fazer a aferição da temperatura de trabalho do motor, com os equipamentos indicados. Ainda não sabemos se é erro no marcador ou problemas com arrefecimento.
Aqui em São Paulo capital, qualquer oficina tem esses equipamentos, que também servem a outros carros.
O que vejo é má vontade de oficinas de outras cidades. Por isso recomendo sempre ter o a oficina ou o reparador de confiança, que vai evitar de fazer manutenção no carro. Conhecendo o carro e o proprietário que sempre fez serviço com ele, raramente vão pular fora e dispensar serviços.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Carlos A. Freire escreveu: 18 Fev 2018, 21:52 O que vejo é má vontade de oficinas de outras cidades. Por isso recomendo sempre ter o a oficina ou o reparador de confiança, que vai evitar de fazer manutenção no carro. Conhecendo o carro e o proprietário que sempre fez serviço com ele, raramente vão pular fora e dispensar serviços.
Verdade Carlos, da pra perceber a má vontade pura de muitos reparadores quando se trata de um sistema de injeção mais antigo como os EFI!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por dutra s a »

eu tava de passagem e isso me chamou atençao porque comigo ja aconteceu quase o mesmo , mas acontenceu porque troquei tudo, motor, mangueiras, vt, radiador ...... e no inicio demorava um monte pra esquentar ainda mais com o capo aberto parado , andando tambem demora caso eu venha dar a primeira partida do dia e ja sair andando e olha que nao tenho os defletores atras do parachoque pra direcionar o ar em !!

entao na minha opiniao , se nao for a marcaçao do painel com problemas entao voce pode ta criando caso numa coisa que pode estar funcionando normal , pois tem muitos relatos sobre regioes mais frias ou mais quentes , modo de andar etc,,,,,, que influencia no trabalho do motor , pode ser que numa semana demore a esquentar e na outra esquenta rapido , é tudo muito relativo pois se a ventoinha toca , nao baixa agua , nao ferve , entao voce pode estar estranhando algo atoa , no meu depois que troquei tudo e usei aditivo fui me informar sobre o fato do aditivo nao deixar esquentar tao rapido e parece que é verdade ainda mais quando tudo é novo e limpo ,

eu pessoalmente , nao coloco vt da mte thomson nem da marelli a nao ser ermegencia , ja usei elas e ja tive problemas e eram novas , a unica que nunca tive galho nenhum foi da wahler que se nao me engano fabrica com a mesma temperatura de operaçao dos efi sendo iguais , alcoo/gasol

embora nao tenha tanto haver mas ....quanto menor o tempo do ciclo de um ponto a outro maior a demora pra esquentar , e quanto maior o tempo sera mais rapido pra esquentar ,isso em movimento

um teste mais basico sem termometro laser é por a mao nas mangueiras pra sentir as temperaturas e analisar se a vt esta travada aberta , ou , existe um tempo acho que em 40 minutos se nao tocar ventoinha entao é vt aberta caso toda eletrica tiver em ordem indiferente de ser inverno ou verao , acho que é isso

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder