Suposto problema com temperatura

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Will-oliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Jan 2018, 16:08
Cidade: Veranopolis
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Suposto problema com temperatura

Mensagem não lida por Will-oliveira »

Ola pessoal. Tenho 1 Monza SL/E 90, era carburado Brosol 2E. Atualmente injetado por Multec 700 de 1 Monza 94... Mas, supostamente estou com problemas no sensor de temperatura Mte Thompson trocado a uns 5 6 meses e, atualmente o monzão ta dando pau, chega na metade da temperatura e o carro da umas 2 ou 3 engasgadas quando aciona a ventoinha... O carro morre não pega mais. Acho que a UCE ou ECU corta a bobina pois não manda mais faísca ou centelha...
Pois bem... Fiz um jump com 1 arrame direto na ventoinha ligada direto não funcionou não e o cebolão do radiador como pensei que estivesse entrando em curto... Então fiz o seguinte:
Medi a resistência do sensor, aquele que vai em cima da VT, frio da medindo na escala de 20k ohms mede 2.48, quando mais frio chegou a 2.84(86) varia agora quando quente depois de desligar e não ligar mais, medi novamente então na tabela que vi na net marcava o seguinte:
Temperatura a 100°C consta resistência (w) 177 tensão (v) 1,0. No meu quando quente deveria estar em uns 92°+ mas no meu marcou 0.34 o que andei comentando com 1 amigo meu,como nós pensamo,s pela lógica a central ta entendendo que esta sobre aquecido porque 0.34 na resistência o motor deveria estar entre 150°c e 200°c não se sabe o valor certo, tipo sensor esta enviando informação errada, onde 100 deveria mandas 1.77 esta mandando 0.34. A central esta entendendo como se estivesse superaquecendo... Mas enfim... Retirei o sensor esfriei ele com 1 mangueira de água coloquei ele no chicote deixei fora da VT pela logica a central iria entender motor frio ok? Liguei pegou mas tremulando, o motor parece que esta com ponto ou avanço fora de taxa, adiantei um pouco mais o ponto carro ficou relógio. Depois de 1 tempinho fora e o motor esquentando beleza, sensor fora da VT o carro morreu. Então medi o sensor novamente mesmo fora pela logica estaria frio pois não ficou em contato com a água quente, medi e deu 1.34 novamente, fora de padrão, sensor "loqueia" sozinho fora da água quente, marcando 1.34 meio estranho.
Será que isso pode ocorrer a falha e tal?? Alguém já sofreu com algo assim?
Comenta ai. Um grande abraço ao monzeiros e visitantes.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Suposto problema com temperatura

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Will

Você disse que seu motor está com injeção Multec 700. No entanto, fala em cebolão.
O Monza EFI não usa cebolão no radiador para acionar a ventoinha. Se existe um conector ligado a ele, alguma coisa está fora do padrão.
Se estiver em dúvida sobre o sensor de temperatura que fica no termostato, compre um novo (o Carlos Freire não aprova esse método, mas para peças baratinhas eu acho mais prático trocar do que ficar medindo, ainda mais que poucos possuem um multímetro realmente confiável).

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Will-oliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Jan 2018, 16:08
Cidade: Veranopolis
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Suposto problema com temperatura

Mensagem não lida por Will-oliveira »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 26 Jan 2018, 09:23 Will

Você disse que seu motor está com injeção Multec 700. No entanto, fala em cebolão.
O Monza EFI não usa cebolão no radiador para acionar a ventoinha. Se existe um conector ligado a ele, alguma coisa está fora do padrão.
Se estiver em dúvida sobre o sensor de temperatura que fica no termostato, compre um novo (o Carlos Freire não aprova esse método, mas para peças baratinhas eu acho mais prático trocar do que ficar medindo, ainda mais que poucos possuem um multímetro realmente confiável).

Abs
Ola sim e que era carburado entao ainda esta com cebolao mas sempre funcionou bem de uns tempos para ca começou a dar esse problema...sempre funcionou a agua quente caia no cebola ou seja passava pelo cebola a mais de 90°c o cebolao do radiador do monza carburado se nao me falha a memoria e entre 75 a 85 garus entao quando a agua entrar no radiador automaticamente ira armar a centoinho como fazia hone irei fazer o ultimo teste retirei o sensor da temperatura vou aquecer o motor com uma mangueira direto no recepiente de agua ligada e o sensor fora ele nao vai aquecer entao vamos ver se quando ligar ira morrer.....volto mais tarde com o resultado abraço a todos
Will-oliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Jan 2018, 16:08
Cidade: Veranopolis
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Suposto problema com temperatura

Mensagem não lida por Will-oliveira »

Bom nao era sensor de temperatura....desconfio do meu distribuidor pois verifiquei o imã esta meio trincado desconfio que quando esquenta perde polaridade nao geranco campo eletromagnetico e assim nao acionando bobina e modulo hey que resulta no interrupmento de centelha ou que quando esquenta esta perdendo aterramento nao sei mais o que fazer irei botar 1 novo distribuidor e fazer o teste volto com resultados assim que conseguir arruma-lo entao poderei deixar alguma ideia se for isso e com alguem acontecer ja saberao o que fazer...abraço a todos
Responder