Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Robson B »

Bom dia Monzeiros.
O problema é o seguinte, há tempos atrás, eu havía deixado meu potenciômetro com 1,3 de voltagem via multímetro (sei que o correto sería com analisador) mas fiz do modo via multímetro mesmo!
Só que agora o potenciômetro não está mais aceitando mudança, eu giro o parafuso, mas a voltagem não muda, nem acima nem abaixo, o parafuso está devidamente encaixado no corpo da peça e a ponta positiva está no fio verde e a preta eu coloco num ponto massa, igual fiz da outra vez, mas não está mudando a voltagem, oque pode ser?? :?: :idea:

Obs: Faço a mudança fazendo o Jumper no conector A+B!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com quanto está a tensão hoje, que não aceita mudança?

Obs: 1,3v é uma tensão muito baixa.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

1,3v é uma tensão muito baixa.
Regular o CO baseando-se só na voltagem no potenciômetro é perda de tempo. Tem de usar um analisador de gases e estar com o motor na temperatura normal de funcionamento, com velas, cabos, etc, tudo nos conformes.
Meu Monza GLS 1994 está com 3,5 volts desde que comprei o mesmo, há 12 anos. Eu afiro isso através de um notebook velho e um aplicativo.
Uma vez, só para experimentar, baixei para 2 volts e o carro ficou manco.
Aqui no Rio todo carro é obrigado a fazer medição de emissões anualmente, e na maioria das vezes meu Monza passa com tudo dentro dos parâmetros.
De vez em quando é reprovado, mas atribuo isso a fatores outros, como gasolina velha ou fora das especificações, motor frio no momento da medição, problemas com o equipamento do DETRAN, etc.
Tanto que quando é reprovado eu só mexo se sei que estou com cabos, velas, etc, já vencidos. Troco essas peças, nem me passa pela cabeça mexer no potenciômetro.

Nota: o potenciômetro, para mostrar mudança, tem de ser girado o parafuso várias voltas. Não é como os potenciômetros comuns, onde qualquer mudança de posição do parafuso afeta a regulagem. Se não me falha a memória, pois faz muitos anos que mexi nele.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza GLS 96 2.0 gasolina, nos 18 com o carro, o ajuste de CO já esteve em 1,5v, 1,8v, 1,6v e hoje 1,8v. Sempre aferido com analisador de gases para ficar com menos de 1% de emissão CO. A tempos atrás, aqui na capital paulista tivemos inspeção veicular, que verificavam a emissão de poluentes. Para o ano do meu Monza, o limite era até 3% de emissão de CO. Como meu Monza ficava abaixo de 1% (normalmente 0,7%) nunca foi reprovado. O desempenho do carro sempre foi muito bom, como também o consumo de combustível, dentro do esperado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Robson B »

Com quanto está a tensão hoje, que não aceita mudança?

Obs: 1,3v é uma tensão muito baixa.


A tensão atual está nessa mesma, 1,3v. Também penso que está muito baixa, por isso queria aumentar um pouco pra pelo menos 1,8v, mas não está acatando a mudança o potenciômetro...
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Robson B »

Regular o CO baseando-se só na voltagem no potenciômetro é perda de tempo. Tem de usar um analisador de gases e estar com o motor na temperatura normal de funcionamento, com velas, cabos, etc, tudo nos conformes.
Meu Monza GLS 1994 está com 3,5 volts desde que comprei o mesmo, há 12 anos. Eu afiro isso através de um notebook velho e um aplicativo.
Uma vez, só para experimentar, baixei para 2 volts e o carro ficou manco.
Aqui no Rio todo carro é obrigado a fazer medição de emissões anualmente, e na maioria das vezes meu Monza passa com tudo dentro dos parâmetros.
De vez em quando é reprovado, mas atribuo isso a fatores outros, como gasolina velha ou fora das especificações, motor frio no momento da medição, problemas com o equipamento do DETRAN, etc.
Tanto que quando é reprovado eu só mexo se sei que estou com cabos, velas, etc, já vencidos. Troco essas peças, nem me passa pela cabeça mexer no potenciômetro.

Nota: o potenciômetro, para mostrar mudança, tem de ser girado o parafuso várias voltas. Não é como os potenciômetros comuns, onde qualquer mudança de posição do parafuso afeta a regulagem. Se não me falha a memória, pois faz muitos anos que mexi nele.
Obrigado Luiz Carlos pelo Conselho/Ajuda
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Robson B »

Esse meu potenciômetro antes, era bem sensível a regulagem, vc dava uma giradinha no parafuso ele já alterava, agora, nem com uma giradinha e nem com uma girada sem dó ele altera a voltagem, tô preocupado com isso...
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!

Mensagem não lida por Robson B »

E se eu desplugar esse Potenciômetro e passar limpa contato nele??
Att.
®Robson B. :arrow:
Responder