Potenciômetro de CO não aceita mudança!
- Robson B
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 72
- Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Confesso pra vcs que tenho medo que por causa dessa voltagem baixa acabe dando uma mistura pobre no meu motor que está recém retificado...
Att.
®Robson B.
®Robson B.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Aqui no Rio mediam o CO em duas condições. Na marcha lenta e a 2500 RPM.Para o ano do meu Monza, o limite era até 3% de emissão de CO. Como meu Monza ficava abaixo de 1% (normalmente 0,7%) nunca foi reprovado.
Esses índices, no meu Monza atual, variaram muito durante esses anos todos, desde 2005, quando o antigo dono fez a vistoria no DETRAN e eu tenho os comprovantes até hoje.
Nessa vistoria, a 2500 RPM, o carro indicou 0,11%.
Notem que esse índice é quase 10 vezes menor do que 1%. e quase 7 vezes menor que o índice do carro do Carlos Freire (ele não informou a que rpm foi feita essa leitura).
E isso com o potenciômetro em 3,5 volts.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Robson B
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 72
- Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Nossa Luiz... Tá muito em ordem seu Monza hem, pra estar tudo afinadinho desse jeito, a mecânica, a injeçao e a igniçao estao igual um relógio!
Att.
®Robson B.
®Robson B.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Luiz Carlos,
A Inspeção da Controlar era também em duas faixas de rotação. Em macha lenta e em 2500rpm. Contudo, o ajuste na manutenção é feito em marcha lenta, sendo que obtido em 2500rpm o valor diminui muito com relação ao valor da marcha lenta.
Como parou a inspeção entre 2013 e 2014, não guardei os comprovantes.
Lembro também que algumas vezes o valor da Controlar era diferente da máquina que foi ajustada. Normalmente a causa era por conta do filtro do medidor da empresa Controlar, que poderia estar saturado. Se fosse o caso de reprovação, antes trocavam o filtro do equipamento.
Abs,
Carlos Freire
A Inspeção da Controlar era também em duas faixas de rotação. Em macha lenta e em 2500rpm. Contudo, o ajuste na manutenção é feito em marcha lenta, sendo que obtido em 2500rpm o valor diminui muito com relação ao valor da marcha lenta.
Como parou a inspeção entre 2013 e 2014, não guardei os comprovantes.
Lembro também que algumas vezes o valor da Controlar era diferente da máquina que foi ajustada. Normalmente a causa era por conta do filtro do medidor da empresa Controlar, que poderia estar saturado. Se fosse o caso de reprovação, antes trocavam o filtro do equipamento.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Robson B
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 72
- Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Será que esse problema de ajuste do meu potenciômetro tem alguma anomalia na própria peça?
Att.
®Robson B.
®Robson B.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Como o Luiz Carlos já informou, a condição normal do potenciômetro de CO do Monza é virar muito o controle para alterar pouco em tensão.
Pode medir o potenciômetro, seguindo os procedimentos indicados no manual da Multec 700. Assim tira a dúvida sobre a peça.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Normalmente é assim, na marcha lenta a leitura costuma ser bem maior.sendo que obtido em 2500rpm o valor diminui muito com relação ao valor da marcha lenta
Mas há exceções, como nessa leitura antiga (1999, quando o limite máximo de CO era 5.00%) feita no meu Monza anterior, o tal Vermelho Goya. Note que o CO na marcha lenta é bem menor.
Mas, não acredito muito na exatidão dessas medições.
Lembro que mandavam a gente acelerar o motor a 2500 por muitos minutos. Segundo eles, era para descontaminar o sistema de escape.
Eu ficava p. da vida pois ficavamos esperando na fila por muito tempo e o motor esfriava. Aí mandavam acelerar com motor frio.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Potenciômetro de CO não aceita mudança!
Aqui a inspeção era agenda com data e horário. Já no caminho eu dava umas esticadas para "limpar" e chegar com motor bem quente. Como o local agendado era perto do serviço, chegava já em cima da hora e já entrava na fila. Com carro na fila, que em geral era entre 3 e 5 carros Tínhamos de deixar o motor funcionando, capô destravado e deixar o local. Ficávamos um pouco distante do examinador, mas víamos todos os procedimentos.
Eles ao colocar no local da inspeção, aceleravam também para descontaminar e para verificar se tinha fumaça visível. Com fumaça visível o carro já era reprovado na hora, bem como vazamentos de óleo, de água e adaptações no filtro de ar e no sistema de respiro.
Felizmente eu nunca fui reprovado, rs!
Abs,
Carlos Freire
Eles ao colocar no local da inspeção, aceleravam também para descontaminar e para verificar se tinha fumaça visível. Com fumaça visível o carro já era reprovado na hora, bem como vazamentos de óleo, de água e adaptações no filtro de ar e no sistema de respiro.
Felizmente eu nunca fui reprovado, rs!
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP