Monza apagando do nada... me ajudem por favor..!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
WRatis
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2017, 12:10
Cidade: Passos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Monza apagando do nada... me ajudem por favor..!

Mensagem não lida por WRatis »

Olá Monzeiros...

Sou um Monzeiro há 1 ano e meio... Tenho um Monza 92/93 2.0 álcool EFI...foi paixão na primeira pilotada (rsrsr)... mas há algum tempo venho tendo problemas com ele...
Por ser a álcool, antes de sair deixo esquentar um pouco... até aí td bem... mas quando saio com ele começa a dor de cabeça... e um tanto quanto perigosa... pois quando estou rodando com ele ele apaga do nada... quando estou de quarta e preciso reduzir uma terceira... quando tiro o pé do acelerador... piso na embreagem... pra reduzir... ele apaga.... daí a direção trava...(hidráulica)... o freio trava.. (hidrovácuo)... o que fica perigoso.... é um apuro atrás do outro... pra fazer o carro parar pra não bater no da frente... sem contar quando apaga em alguma curva... kkk... haja braço pra continuar virando o carro... kkkk
Muita das vezes acontece nas paradas em esquinas... ou quando reduzo pra passar em quebra-molas...É estranho .... apaga geral... como se eu tivesse girado a chave...
Infelizmente já passei por 4 mecânicos aqui em minha cidade, mas sem sucesso... trocam algumas peças... mas o defeito continua... da última vez, há uma semana... trocou o módulo Hey... e a bobina impulsora ... mas não resolveu... Por favor preciso de ajuda...!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando do nada... me ajudem por favor..!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

WRatis

O Monza EFI tem uma característica no motor, destinada a economizar combustível e aumentar o efeito freio motor em descidas. Isso se chama "cut off", em inglês.
Quem controla isso é o VSS (sensor de velocidade ou sensor de distância).
O VSS é um dispositivo elétrico que fica instalado na caixa de câmbio, ali onde é ligado o cabo do velocímetro.
Quando se tira o pé do acelerador e o motor está girando a mais de 1500 rpm (girando pelo embalo do carro), o Módulo de injeção corta a combustível, fazendo assim com que o efeito freio motor aumente. Ao se acelerar novamente o módulo libera o combustível e tudo volta ao normal.
Acontece que às vezes o VSS manda uma informação errada para o módulo, e o combustível é cortado toda vez que se tira o pé do acelerador.

Existem dois tipos de VSS aplicáveis ao Monza, um para carros com câmbio automático e outro para carros com câmbio manual. Eles variam no número de pulsos que enviam para o módulo. Aqui no fórum temos informações sobre qual VSS usar.

Quando o Monza apresenta esse sintoma, de morrer em desacelerações, o primeiro suspeito é o VSS.
Pode-se testar o mesmo (existem muitos tópicos aqui no fórum falando sobre o VSS) ou comprar logo um novo. Às vezes o problema é uma simples ligação errada no terra do VSS, que deve ser ligado ao parafuso de fixação do alternador.
Essa segunda opção, apesar de mais fácil, pode ocasionar uma despesa desnecessária, se o problema não for VSS.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
WRatis
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2017, 12:10
Cidade: Passos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando do nada... me ajudem por favor..!

Mensagem não lida por WRatis »

Valeu!!! Luiz Carlos... já vou providenciar hj mesmo... Obrigado pela dica... Assim que der certo posto o resultado...
WRatis
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2017, 12:10
Cidade: Passos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando do nada... me ajudem por favor..!

Mensagem não lida por WRatis »

Luiz Carlos Valeu pela dica... Levei o carro numa auto-elétrica aqui... passaram o escaner... fizeram o teste no VSS... mas tava normal... descobriram o defeito no atuador de marcha lenta... tava dando entrada de ar... daí trocamos a peça... e acabou o problema... já senti que tá até mais economico.... tudo ficou em 180 reais... diagnóstico, peça nova e mão de obra... Valeu pela dica..
Responder