Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Luiz gns
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Out 2017, 00:26
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Luiz gns »

mspagiari escreveu: 27 Dez 2017, 15:18 Td mundo fala deste módulo hei, creio q este defeito seja por peças paralelas, pois no meu é original e estou rodando há 4 anos com ele sem problemas, e oilha q já comprei assim, sei lá qto o antigo dono rodou e acho q não deu defeito, este módulo hei tem vida util?

Creio q o problema com ele seja a qualidade das peças paralelas.... aliás com muitas peças...
Bom pelo andei lendo que sei ele pode se danificar com o tempo mas oque o prejudica bastante são os cabos e velas em mau estado.
o meu era original na troca eu coloquei da delphi .
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

pelo andei lendo que sei ele pode se danificar com o tempo mas oque o prejudica bastante são os cabos e velas em mau estado.
o meu era original na troca eu coloquei da delphi .
Luiz gns

Existe muita informação não confirmada sobre o que causa problema no HEI.
Cabos e velas, para mim, não são uma dessas causas. O módulo HEI do meu Monza atual deu seu primeiro problema depois de 19 anos de uso do carro. E durante esse tempo eu já havia tido problemas com cabos várias vezes. O HEI não tem contato com a alta tensão, ele só é ligado ao massa (terra) do enrolamento primário da bobina de alta tensão. Nesse enrolamento só circula corrente de baixa tensão, a mesma do alternador/bateria.
Sobre módulos HEI da Delphi, eu instalei um dessa marca, fabricado nos Estados Unidos, que não durou nada. O que eu tinha instalado antes era um Magneti Marelli, que durou bem mais.
Eu comprei recentemente um módulo da Magnetti, pois, como eu postei aqui num tópico que criei na época, O Magneti e o Delphi atuais são produzidos pela mesma fábrica.
Eu desconfio que os módulos atuais pecam na qualidade dos componentes, que não suportam o calor. Por outro lado, parece que também não suportam variações de voltagem do sistema elétrico do carro.
Mas isso são suposições, seriam necessários testes especializados para confirmar isso.
O que eu sei é que devemos, se possível, carregar um módulo desses no porta malas, e aprender como se troca o danado. Não é difícil. Eu tenho um distribuidor completo, xingling, para emergências. Nâo vou ficar mais na estrada por causa de módulo HEI. Cansei!
Foram dois reboques (guincho) de 2013 para cá. :(
Esse que eu instalei agora é o quarto HEI depois que o original deu pane em junho de 2013. Saiu o original, entrou um Magneti ($75,00), depois um Delphi ($195,00),depois um E-Class ($40,00) e agora outro Magneti ($120,00). Quase um por ano!

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos

sua análise sobre o defeito do HEI não estar relacionado a alta tensão e cabos de velas é falha, não corresponde a realidade.

O HEI chaveia o negativo da bobina de ignição. Qualquer coisa que faça a bobina de ignição consumir mais corrente vai forçar o HEI. Um cabo de vela não apresenta problemas apenas de alta resistência ou cabo interrompido. Apresenta fuga de alta tensão, o que mais prejudica o sistema.
Além do aumento de corrente, ruídos elétricos também prejudicam circuitos elétricos, entre eles o HEI.

Então, fuga de alta tensão (por cabos de velas ou por velas com isolamento trincado), velas não resistivas, bobina de ignição com enrolamento em curo e falta de aterramento vão sim abreviar a vida útil do módulo HEI.

Trabalhei por muitos anos com conserto de TV de tubo, onde o sistema de alta tensão tem o mesmo princípio de um carro. Ou seja, a bobina de ignição é o Fly Back da TV e o módulo de ignição ou o módulo HEI é o circuito horizontal. Na TV quem faz o chaveamento do Fly Back é o transistor saída horizontal, onde esse chaveamento é feito na frequência enviada pelo circuito oscilador horizontal. No caso da TV, qualquer vazamento de alta tensão ou Fly Back em curto, o primeiro a sentir ou a pifar era o saída horizontal.

Vale lembrar que alternador fornecendo tensão superior a 14,5v também vai abreviar a vida util o HEI.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

sua análise sobre o defeito do HEI não estar relacionado a alta tensão e cabos de velas é falha, não corresponde a realidade.
Carlos Freire

Se você leu com atenção minha postagem, deve ter visto o para mim no texto
Minha análise se baseou na minha realidade, pois, como eu disse, já tive inúmeros problemas com cabos de vela e o módulo HEI nunca pifou por isso.
Já os 4 módulos que pifaram no meu carro pifaram com cabos e velas em ótimo estado, bem como o alternador. Respeito a sua análise, mas eu só serei convencido quando alguém me demonstrar um módulo HEI pifando por causa de fuga de cabos. Sou como São Tomé. :lol:
Como sei que isso nunca acontecerá, continuo acreditando na minha análise. :D

Mas volto a dizer: o que eu escrevi é o que eu acho, não necessariamente é a verdade absoluta. :lol:

Nota: tudo que eu tenho lido em sites internacionais tratando do módulo de ignição da GM confirmam o que eu penso:

Eis um trecho de uma matéria sobre módulo HEI nos EUA:
Ignition Module Failure
Chevrolet Ignition Module

Ignition module failure is no joke because it often leaves you stranded. The complaint is the engine cranks normally, but does not start. The cause of an ignition control module failure is often associated with age and damage from heat buildup


Tradução:
Falha de módulo de ignição não é brincadeira, pois ela frequentemente deixa você parado. O motor gira normalmente, mas não pega. A causa de pane de um módulo de controle da ignição é frequentemente associada com a idade do módulo ou danos provocados pelo aumento da temperatura.

Matéria completa aqui (em inglês):
https://www.fixmyoldride.com/ignition-m ... ilure.html

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mas volto a dizer: o que eu escrevi é o que eu acho, não necessariamente é a verdade absoluta. :lol:
Luiz Carlos,

Estamos em um fórum e por isso temos que tomar cuidado e deixar claro que se trata de opinião.
Não deve ter tido problemas com fuga de alta tensão, por isso tem essa opinião.

Nos carros modernos, é a UCE quem faz o chaveamento da bobina de ignição, que em alguns casos tem 1 bobina para cada cilindro.
É comum ver UCE danificada por conta de problemas nos cabos de velas ou nas bobinas individuais.

Reclamam muito aqui do HEI do Monza, mas outros carros tem seus problemas também e, é mais fácil e menor custo trocar o HEI do que a UCE de carros modernos. Hoje inclusive, há oficinas se especializando em reparos de UCE. Além de UCE com problemas ainda tem outros módulos e o imobilizador que apresentam muitos defeitos.
É que aqui como é um fórum dedicado a um só carro, temos muitos usuários para falarem dos problemas desse carro, que é o Monza.

Tenho muitos amigos com oficinas mecânicas e, acompanho o dia a dia de muitas delas, em alguns casos ajudo na avaliação de problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Carlos,

Estamos em um fórum e por isso temos que tomar cuidado e deixar claro que se trata de opinião.
Carlos Freire
Justamente por estarmos em um fórum estamos livres para dar, cada um de nós, nossa opinião. E todos que frequentam um fórum devem estar cientes de que o que os usuários dizem ou escrevem não é a verdade absoluta.
Isso não ocorre, por exemplo, quando procuramos uma empresa para resolver um problema (uma oficina, por exemplo, para corrigir uma pane no nosso carro). Numa empresa, onde geralmente precisamos pagar pelo serviço, eles têm obrigação de acertar sempre. Ou devolver o dinheiro.

Eu, de minha parte, sempre procuro deixar bem claro o que eu quero dizer. Nem sempre consigo, às vezes meus escritos dão margem a interpretações que não correspondem ao que quero dizer.
Significado de fórum:
Na antiga Roma, o "forum" era a praça pública das localidades, onde ficavam os prédios destinados aos serviços administrativos e judiciais, e ainda, os principais pontos de comércio. Era a região de maior importância, o centro econômico, religioso, social e político de cada localidade. Ainda hoje se utiliza a palavra fórum para fazer referência ao conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos.

Em um contexto mais contemporâneo, a palavra fórum também é empregada para designar um local virtual específico (um site ou blog, por exemplo), onde várias pessoas fazem comentários e debatem sobre um determinado tema.

Normalmente, os fóruns eletrônicos são espaços abertos na internet, onde o internauta pode expôr a sua opinião ou questionamento para outros usuários.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Will-oliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Jan 2018, 16:08
Cidade: Veranopolis
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Will-oliveira »

mspagiari escreveu: 13 Dez 2017, 12:08 MAP? Módulo HEI? combustivel é de qualidade?

Sem um scanner adequado nem adianta deixar no mecanico, ele vai só trocar peças, já passei por isto com um vw pointer.

Cara, aqui de longe eu chuto q é o MAP. Se der forte cheiro de combustivel no escape 90% q é MAP ou potenciometro desregulado ou com defeito.

Qdo dá o defeito acende a luz de injeção no painel?

Mediu a voltagem do potenciometro?

Melhor trocar de mecanico, pelo q vi este é um simples trocador de peças.

Qdo o mecanico fica trocando peças e não resolve, é a melhor solução, como o amigo Carlos disse, trocar peças é fácil, dificil é achar o defeito. Procure outro reparador (minha humilde opinião).

Já passei por isto com um VW pointer q trocaram tudo e era o sensor MAP, td bem q ficou com peças novas,mas o problema continuava até outro mecanico descobrir q era o MAP (com o scanner adequado) q acusou mistura rica, foi trocada sonda lambda e map aí ficou zerado.

No meu monza qdo comprei, bebia muito e tinha um forte cheiro de gasolina no escape, regulei o potenciometro (o certo seria com um analisador,mas...) tava 2,5 v, baixei para 1,90v e ficou blz até hj.

Boa sorte.
No meu e 90 injetei ele com uma de 1 monza 94 deixei o potenciometro em 2.43 ficou show como ele disse verifique o cheiro tbm no caso de estar muito bebado kkkk ou seja bebendo muito pq consegui fazer aki num trecho de 141km de distancia com essa regulagem no scanner acusou consumo de 49% nao perdeu força nenhima conseguir fazer em torno de 13.5 a 14.1 km parelho gastei em torno de 10litro a 10litros e meio monzao ta top assim tbm pensei em baixar mais no potenciometro pois usei multimetro mas ai pensei por enquanto cai ficar assim fica a dica a todo tudo e uma questao de perspectiva abraço a todos
Cristiano Streck
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mar 2018, 12:45
Cidade: Roca Sales
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 2.0 efi falhando e dando estouros pelo escapamento

Mensagem não lida por Cristiano Streck »

Boa noite, sou dono do Monza classic 91 ele tem 4 bicos injetores, falo isso pq me falaram q o Monza 91 não tem 4 bicos injetores. Meu problema é que de vez em quando ele dá tipo umas engasgada aí ele apaga o painel (que é digital) e se desliga, quando bato chave ele não pega, fica tipo que está com a bateria descarregada , mas não é, eu levei ele num mecânico, mas ele não achou o problema, aliás disse que o carro estáva bom não precisava trocar nada, mas já q estávamos na oficina resolvi trocar os cabos de bateria e a capinha da distribuição. Parecia ter resolvido o problema, só parecia ele está fazendo a mesma coisa eu não sei o q fazer antes de se apagar todo ele dá uma falhada, um conhecido meu falou q era pra mim trocar a distribuição . Será que é isso mesmo ?? Obrigado
Responder