Carburador 2E Alcool com problemas como resolver

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Carburador 2E Alcool com problemas como resolver

Mensagem não lida por Gudi021 »

Amigos to enfrentando um problema chato com meu Monza SL/E 2.0, 89 álcool. O problema e o seguinte: O carro falha de mais como se desse falta de álcool em acelerações, só que a marcha lenta e redondinha. Ex.: Em uma subida longa de segunda marcha, com meio acelerador vencendo ela, eu paro o carro ou jogar ponto morto ele morre. Andando de quinta marcha, numa rodovia ou estrada caso eu for passa num quebra molas e diminuir as marchas e colocar terceira ele morre do nada. Andando na rua ele não tem um bom desempenho falha de mais em uma subida que qualquer carro sobe de 4 ou 3 ele sobe falhando como se desse falta. Melhor dizendo ele parece que enforca do nada :( :( . De tales já foram trocados cabos, velas tampa do distribuidor e rotor todas de boas marcas. Junta do coletor trocada, foi comprado o rele que ajuda no pre aquecimento do coletor, mangueiras trocadas de água filtro de ar e álcool. Só falta trocar a válvula termostática. Outra coisa que coloquei também o kit de reparo novo só que esse reparo que troquei não estava 100%. Estava aberto e faltando algumas peças, mas só tinha esse de resto na loja mesmo. Eu tava pensando em comprar um recondicionado que está 319 reais com frete grátis e 6 meses de garantia mais queria a dica de vocês amigos. Abraços.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador 2E Alcool com problemas como resolver

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Antes de trocar peças deve fazer a revisão básica.

- Conferir o sincronismo do motor (ponto da correia dentada).
- Conferir o ponto de avanço inicial.
- Verificar se os avanços centrífugo e a vácuo estão em ordem e funcionando bem.
- Verificar e ter certeza de que não tem entrada falsa de ar e, que válvulas de acionamento a vácuo não estão furadas.
- Verificar se as mangueiras do sistema de vácuo não estão invertidas.
- Verificar se o motor não está trabalhando com temperatura abaixo do normal e, se o coletor de admissão não está com baixa temperatura.
- Verificar se o segundo estágio do carburador está abrindo corretamente.
- Verificar se a faísca, quando ocorre o sintoma, é forte e azulada. Se for fraca e amarelada, tem problemas com a alta tensão, em geral com a bobina de ignição. Lembrando que os veículos a álcool desse ano tem bobina de alta potência com uso de pré resistência, onde essa resistência faz parte do chicote. Esse chicote pode ter alteração na resistência e enviar tensão abaixo do recomendado para bobina de ignição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carburador 2E Alcool com problemas como resolver

Mensagem não lida por Gudi021 »

Carlos A. Freire escreveu: 15 Ago 2017, 07:51 Antes de trocar peças deve fazer a revisão básica.

- Conferir o sincronismo do motor (ponto da correia dentada).
- Conferir o ponto de avanço inicial.
- Verificar se os avanços centrífugo e a vácuo estão em ordem e funcionando bem.
- Verificar e ter certeza de que não tem entrada falsa de ar e, que válvulas de acionamento a vácuo não estão furadas.
- Verificar se as mangueiras do sistema de vácuo não estão invertidas.
- Verificar se o motor não está trabalhando com temperatura abaixo do normal e, se o coletor de admissão não está com baixa temperatura.
- Verificar se o segundo estágio do carburador está abrindo corretamente.
- Verificar se a faísca, quando ocorre o sintoma, é forte e azulada. Se for fraca e amarelada, tem problemas com a alta tensão, em geral com a bobina de ignição. Lembrando que os veículos a álcool desse ano tem bobina de alta potência com uso de pré resistência, onde essa resistência faz parte do chicote. Esse chicote pode ter alteração na resistência e enviar tensão abaixo do recomendado para bobina de ignição.

Abs,

Carlos Freire
Então Carlos as peças que eu troquei as mesmas estavam ruins pois pode se dizer que o Monza estava abandonado pelo meu primo uns 4 a 6 meses parado no tempo. Só para ter ideia o carro nem a mangueira do filtro de ar tinha imagina como estava o motor todo ... de oleo dava pena agora parece ate outro motor depois de limpo. Sistema de ignição tava ruins velas etc.... rele do pre aquecimento torrado comprei um novo, nem a capa de proteção da correia dentada tem mais comprei uma no ferro velho. O carro depois de quente melhora um pouco mais mesmo assim sinto que ele engasga como se desse falta de alcool, quando isso acontece eu pisor na embreagem simulando ponto morto ele morre como se não tivesse alcool no bura ou afoga não sei. Sistema de vácuo já foi verificado esta normal as mangueiras estão boas, o servo freio parece esta bom mais não tenho serteza o freio acho um pouco duro pois o monza de um amigo ano 90 acho o freio bem mais macio do que eu meu. Tem como testa servo freio? Já joguei agua nas juntas do carburador e coletor e servo freio e não vi diferenças nas rotação o carburador por fora esta bonito mais por dentro dar para perceber o que o alcool fez durante os anos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador 2E Alcool com problemas como resolver

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem mais itens a serem verificados na revisão que eu recomendei.

Quando ao servo freio, o teste é pisar varias vezes com motor parado, pisa no freio e mantém o pedal pressionado, ao mesmo tempo que dá a partida. Se o pedal descer o servo freio está trabalhando. Outro teste é esperar algum tempo e depois verificar se o pedal ainda está leve por pelo menos 3 "pisadas" no freio. O servo freio não pode alterar a marcha lenta com pedal solto ou acionado, a não ser fique pisando várias vezes rapidamente no freio.
Um sintoma comum de baixa eficiência do servo freio é a mangueira rachada ou a conexão que fica no coletor de admissão, onde vai a mangueira do servo freio, é comum obstruir com o tempo, principalmente em veículos movidos à gasolina.
Além do servo freio, há muitas outras possibilidades que vão alterar a eficiência do freio.
- Qualidade das pastilhas e das lonas
- Pinos deslizantes das pinças engripados (muito comum).
- Êmbolos das pinças engripados.
- Obstruções nos canos e ou flexíveis de freio.
- Problemas com cilindro mestre.

Tenho percebido ao longo dos anos, que o Monza com sistema Bendix (servo freio, cilindro mestre e freio traseiro) freia melhor e tem pedal mais leve do que o sistema Varga (servo freio, cilindro mestre e sistema traseiro Ate). Vale lembrar que a frente sempre terá o sistema Varga (pinças de freio).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder