Monza Classic MPFI 91 não tem positivo nos conectores dos bicos

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza Classic MPFI 91 não tem positivo nos conectores dos bicos

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

Olá monzeiros, boa noite.
Galera eu no domingo sai com o carro e guardei ele na garagem. Hoje quando fui sair com ele dei partida e não pega nem a pau. Tem centelha forte nas 4 velas, está com meio tanque de gasolina, o motor gira normal mas não pega.
Já verifiquei a bomba de gasolina, ela está ótima, conferi todos fusíveis, então só me faltou verificar se estar chegando sinal positivo e negativo nos bicos.
Com ajuda do meu cunhado eu pedi para dar partida no carro, então constatei que só tem sinal negativo, que vai para o bico injetor. Testei os 4 bicos e só tem sinal negativo, então eu peguei a central de injeção de um colega meu emprestado e também não chega positivo nos bicos!
O Monza do meu colega também é Classic 91 MPFI com a central com os mesmos códigos, no soquete que liga na central tem dois sinal de positivo e varios negativos.Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic 91 MPFI não tem positivo nos conectores dos bicos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Segundo o esquema elétrico do Monza 90 (disponível aqui na seção de manuais), onde inclui a IE do Monza 500EF, que é igual ao do Monza Classic MPFI 91, a alimentação elétrica das válvulas injetoras vem da linha 30 (12v), passa pelo relê da bomba de combustível (K13), que entra nas pré resistências das válvulas injetoras.
Então, além de alimentar a bomba de combustível, esse relê alimenta as pré resistências, que pro sua vez, as válvulas injetoras e também, um outro relê que vai para o CB. Alimenta também alguns sensores da IE e entra no terminal 9 da UCE.

Sua avaliação deve procurar nesse caminho, onde a alimentação elétrica foi cortada. Use esse esquema elétrico para auxiliar na manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Adrianohenrique1234
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mai 2018, 19:23
Cidade: Votuporanga
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo nos conectores dos bicos

Mensagem não lida por Adrianohenrique1234 »

Olá boa noite.
Estou com problemas no meu Monza Classic SE 91, ele não pega na partida. Já mandei arrumar o sensor de fluxo de ar que fazia o carro ficasse engasgando, mas ainda ele não pega na partida. Uns falam que é o módulo, outros falam que é os bicos e outros falam que é o distribuidor.
Já não sei mais o que fazer e em quem confiar.
Alguém pode me ajudar? Por favor!
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo no conector dos bicos

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

andrianohenrique123, eu tive o mesmo problema com o Monza 91 MPFI. O carro não pegava nem a pau tinha gasolina, faísca para todo e qualquer lado, velas boa, bateria boa, o carro simplesmente estragou na garagem, parou de pegar eu levei no eletricista.
Ele deu pau nas seguintes peças:
- Sensor de fluxo de ar, preço dela usada recondicionada 850 Mercado Livre,
- Válvula do ar condicionado 140,
- Sensor de posição da borboleta etc..

Ele falou que as estas peças citadas estava com defeito e eu perguntei como ele sabe que elas estão com defeitos?
Ele me falou que elas não estava comunicando com um aparelho dele que simula a condição de funcionamento do carro eu fiquei indignado do preço que ficou cerca de 1900 com a mão de obra, isto pq tinhas outras peças que eu não me lembro agora. Então eu peguei o carro de volta e eu mesmo decidir tentar arrumar, tenho um bom conhecimento em elétrica e constatei que não tinha positivo nos bico injetor. Então eu cortei o fio do chicote positivo do bicos e liguei nele um positivo pós chave juntamente com um fusível e coloquei um interruptor lá no painel e até hoje o carro estar funcionando de boa reloginho. O que mais me indigna é que um certo dia eu fui desligar o carro na chave e o carro não desligava de jeito nenhum ai só desliguei o interruptor e desvirei a chave e ele desligou. Surpresa o carro andou uns 5 meses sem precisar ligar o interruptor, ai um certo dia eu fui na casa da minha sogra estacionei o carro lá garagem e na hora deu sair para vir embora o danado não pega de jeito nenhum, ai foi só eu ligar o bendito interruptor que ele pegou de boa. Ai fiquei rodando uma semana assim com o interruptor ligado ai aconteceu de novo do carro não desligar na chave, ai só desliguei o interruptor e desvirei a chave e o carro desligou. Agora já têm 4 meses que não preciso ligar o interruptor.
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo no conector dos bicos

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Boa noite!
Já tive problemas com o relé central que alimenta a bomba e os bicos. Andava com um relé reserva. Tem paralelo da marca DNI. Pelo fato de entrar umidade acabou dando defeito intermitente. Veja https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ni0343-_JM


Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo no conector dos bicos

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Essa foto é de um Monza Classic 89, eu acho. Na foto tem o relé da bomba. Alguém sabe se o Classic 92 ou 93 o relé é no mesmo lugar?
https://imgur.com/a/7pIHn0e


Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo no conector dos bicos

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Ronaldo, o meu MPFI também tem o relé no mesmo lugar, só que estava solto, só preso pelo porta relé nos fios, daí eu fiz uma chapinha tipo suporte para o relé de inox e encaixei entre a carroceria e o para lama. ficou funcional. Se quiser amanhã posso tirar umas fotos e postar.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic MPFI 91 não tem positivo no conector dos bicos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

ronaldo theodoro escreveu: 10 Jun 2018, 19:26 Essa foto é de um Monza Classic 89, eu acho. Na foto tem o relé da bomba. Alguém sabe se o Classic 92 ou 93 o relé é no mesmo lugar?
https://imgur.com/a/7pIHn0e


Abs
Injeção eletrônica MPFI no Monza só a partir de 1990, no caso, no Classic 500EF.
Todo Monza MPFI (90/93) tem o relê da bomba de combustível no mesmo local, o mesmo da foto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder