Código de lampejo 42 !!!
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 56
- Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
- Cidade: Maringa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Código de lampejo 42 !!!
Olá monzeiros meu monza 96 efi hj acendeu a luz da injeção aí eu fiz o teste de lampejo acusou *42* circuito eletrônico de avanço. O que pode ter acontecido ou estar acontecendo? Detalhe que foi após limpeza da tbi, mas o carro esta normal o funcionamento só que estou preocupado com isso. Alguém pode me dar uma informação sobre esse sintoma? Obrigado
Evandro Garcia
Evandro Garcia
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
Evandro
42 no código lampejante significa que o motor não está funcionando com o sistema de avanço eletrônico de centelha, está funcionando com o avanço inicial, aquele que se regula com lâmpada estroboscópica.
Uma peça importante para o funcionamento correto do avanço eletrônico é o módulo HEI.
Eu já tive código 42 no meu carro e era problema de módulo HEI.
Mas pode ser simplesmente um plugue com mau contato, principalmente se você diz que foi mexido no sistema para limpeza do TBI
Abs
42 no código lampejante significa que o motor não está funcionando com o sistema de avanço eletrônico de centelha, está funcionando com o avanço inicial, aquele que se regula com lâmpada estroboscópica.
Uma peça importante para o funcionamento correto do avanço eletrônico é o módulo HEI.
Eu já tive código 42 no meu carro e era problema de módulo HEI.
Mas pode ser simplesmente um plugue com mau contato, principalmente se você diz que foi mexido no sistema para limpeza do TBI
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 56
- Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
- Cidade: Maringa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
Obrigado Luiz Carlos
Mas como faço para o motor funciona com o avanço eletrônico ??? Eu não sabia que tinha 2 avanços e meu carro não foi regulado o ponto com lâmpada estroboscópica foi regulado na mão mesmo porq ele grilava de alta. Aí fomos andando com o carro e acertando o ponto até o grilo amenizar.
Mas como faço para o motor funciona com o avanço eletrônico ??? Eu não sabia que tinha 2 avanços e meu carro não foi regulado o ponto com lâmpada estroboscópica foi regulado na mão mesmo porq ele grilava de alta. Aí fomos andando com o carro e acertando o ponto até o grilo amenizar.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
EvandroMas como faço para o motor funciona com o avanço eletrônico ??? Eu não sabia que tinha 2 avanços e meu carro não foi regulado o ponto com lâmpada estroboscópica foi regulado na mão mesmo porq ele grilava de alta. Aí fomos andando com o carro e acertando o ponto até o grilo amenizar.
Pois, é, o Motor do Monza EFI tem 2 avanços:
- O avanço inicial, que é regulado usando uma lâmpada estroboscópica e vendo o avanço na polia do girabrequim (com um jumper entre os pinos A e B da tomada de diagnóstico, para não haver interferência da ECU)
- O avanço eletrônico, que, de acordo com as solicitações do motor (rotação, temperatura, pressão no coletor de admissão, etc), avança mais o ponto de centelha.
Para que o avanço eletrônico funcione, não é necessário fazer nada, pois isso já é previsto de fábrica. Se o avanço eletrônico não está funcionando, como parece indicar o código 42 e a luz de anomalia acesa, é necessário eliminar a pane, que como eu disse, pode ser do módulo HEI, de algum plugue ou cabo com mau contato, e em último caso do próprio módulo da injeção (ECU).
Como você não regulou o ponto inicial de acordo com as instruções do fabricante, e fez isso avançando até o motor virar redondo, a falta do avanço eletrônico pode não estar sendo sentida tanto. Se o motor estivesse com o avanço inicial previsto, certamente você notaria a perda de desempenho.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 56
- Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
- Cidade: Maringa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
Muito obrigado pela dica me ajuda muito. Vou dar uma verificada se existe algum mal contato no sistema do HEI e plugs.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 56
- Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
- Cidade: Maringa
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
Achei o problema que estava provocando código 42 no monza. (bobina de impulso) troquei ela estalei uma delph e juntamente com o distribuidor original que eu tinha guardado e ressuscitei ele. O carro ficou outro até o ponto de avanço mudou. Fica a dica para os amigos. Obrigado
Evandro Garcia
Evandro Garcia
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Código de lampejo 42 !!!
Evandro
Lá no primeiro post você disse que o código lampejante estava acusando código 42 mas o motor estava funcionando normal.
Sendo assim, acho muito improvável que o problema fosse a bobina de pulsos, visto que quando ela dá pane o motor não tem pressão de combustível (a bomba não é liberada), não tem abertura da válvula injetora (a válvula não é liberada) e não tem centelha.
Então, pode ser que nessa troca que você fez algum mau contato ou coisa parecida tenha sido resolvido.
Abs
Lá no primeiro post você disse que o código lampejante estava acusando código 42 mas o motor estava funcionando normal.
Sendo assim, acho muito improvável que o problema fosse a bobina de pulsos, visto que quando ela dá pane o motor não tem pressão de combustível (a bomba não é liberada), não tem abertura da válvula injetora (a válvula não é liberada) e não tem centelha.
Então, pode ser que nessa troca que você fez algum mau contato ou coisa parecida tenha sido resolvido.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ