Problema que niguem resolver help monza não liga

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Matheussousasoares
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Jul 2017, 12:52
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Problema que niguem resolver help monza não liga

Mensagem não lida por Matheussousasoares »

Boa tarde. Tenho um Monza que o mesmo ficou parado por um ano. Mas ele andava normalmente, só estava com a junta queimada por isso deixei parado pois estava andando em outro carro, até então resolvi mecher nele, mandei fazer todo o motor, o mesmo foi retificado e com várias peças novas foi montado.

Até em tão o carro não ligar mais. Antes disso ele ligava normal, mas dps de feito o motor ele não liga, não é a parte mecânica pois o motor gira só não pega.

Troquei muitas peças de distribuição. Foram um total de 3 módulos hei. Bobina impulsora. Tampa do distribuidor e nada do carro pegar. Me cansei de gastar tanto. Resolvir comprar um distribuidor novo, não adiantou muita coisa pois o carro não liga do mesmo jeito.

Quando gira a chave ele manda corrente ( o mecânico falou que ele não pode mandar corrente qnd gira a chave só quando o motor estar em funcionamento, pois se não queima o mpdulo hei) pois então qnd liga a chave ele fãs " treeec treeec treec" aí qnd gira a chave pro funcionamento o carro não pega. Não sei mais o que fazer alguém da uma luz ?

Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema que niguem resolver help monza não liga

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Melhor trocar de reparador. Ele não sabe o que está fazendo. Se o módulo HEI e a bobina de ignição não receberem tensão ao ligar o contato de ignição, o motor não vai funcionar nunca, porém, vai gira ao acionar o motor de arranque.
Quanto ao sintoma do barulho ao girar a chave de ignição para dar partida, pela descrição, entendo que a bateria está sem carga ou tem problemas no aterramento ou no chicote positivo. Isso é bem fácil de avaliar e já foi comentado em vários tópicos aqui no fórum, sobre o tema.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema que niguem resolver help monza não liga

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tenho um Monza que o mesmo ficou parado por um ano. Mas ele andava normalmente, só estava com a junta queimada por isso deixei parado pois estava andando em outro carro, até então resolvi mecher nele, mandei fazer todo o motor, o mesmo foi retificado e com várias peças novas foi montado.

Até em tão o carro não ligar mais. Antes disso ele ligava normal, mas dps de feito o motor ele não liga, não é a parte mecânica pois o motor gira só não pega.

Troquei muitas peças de distribuição. Foram um total de 3 módulos hei. Bobina impulsora. Tampa do distribuidor e nada do carro pegar. Me cansei de gastar tanto. Resolvir comprar um distribuidor novo, não adiantou muita coisa pois o carro não liga do mesmo jeito.

Quando gira a chave ele manda corrente ( o mecânico falou que ele não pode mandar corrente qnd gira a chave só quando o motor estar em funcionamento, pois se não queima o mpdulo hei) pois então qnd liga a chave ele fãs " treeec treeec treec" aí qnd gira a chave pro funcionamento o carro não pega. Não sei mais o que fazer alguém da uma luz ?
Matheus

Toda vez que um motor não pega, apesar do motor de arranque girar com velocidade normal (bateria e motor de arranque em bom estado), primeira coisa a fazer e determinar se está faltando centelha nas velas ou combustível no carburador ou TBI.

A centelha é fácil de verificar. Desconecta-se um cabo de vela, o que estiver mais fácil de tirar e, com uma chave de fenda encostada em alguma parte metálica do motor, alguém dá a partida e outra pessoa observa se tem centelha. Essa centelha tem de ser forte e azulada.
O combustível normalmente se constata pelo cheiro, ou olhando na borboleta do TBI, com a tampa da caixa de filtro de ar removida. No Monza EFI a primeira coisa é ouvir o ruído da bomba de combustível do tanque ao girar a chave de ignição. Ela deve funcionar por 2 segundos, antes da chave atingir a posição de arranque.

Se tiver uma centelha azulada e forte, saltando a uma distância de 1 cm, parte-se para a parte de combustível.
Como o seu carro foi mexido (retífica do motor), convém observar se o sincronismo da correia dentada está correto. Muitos mecânicos desconhecem os procedimentos relativos a instalação da correia dentada do Monza. Se o motor estiver muito fora de sincronismo, pode não pegar.

Se não tiver centelha, aí começa a pesquisa para descobrir a causa. Pode ser o módulo HEI, a bobina de pulsos, o rotor (esse já me deixou na rua), o carvão da tampa do distribuidor, a bobina.

Você falou num trec trec, que eu não consegui entender direito se foi ao girar a chave sem chegar ao ponto de arranque do motor, ou se foi ao dar no arranque. Explique melhor pra gente.

Por enquanto é isso. Ah, não troque peças sem testar. Você disse que trocou 3 módulos HEI. O HEI só deve ser substituído depois de testar todos os componentes que trabalham com ele.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Matheussousasoares
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Jul 2017, 12:52
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema que niguem resolver help monza não liga

Mensagem não lida por Matheussousasoares »

Olá gente, então... o " trec trec" q eu falo e qnd gira a chave no primeiro estágio, qnd gira a chave no primeiro estágio faz esse barulho sem parar. Fica estralando algo. Com se fosse um curto, e quando gira a chave pra girar o motor de partida e o carro ligar, ele não liga de jeito nenhum, o motor gira mais não legal . o mecânico já mecheu em praticamente tudo.

Ele tem sentelha pois o mecânico fez o teste.

Segundo o mecânico ele não pulsa o bico..

Troquei o distribuidor completo pra ver se o problema acabava mais continua.

Não sei mas oq fazer já reboquei o carro pra duas oficinas e nada até agora.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema que niguem resolver help monza não liga

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se tem centelha, azulada e forte, não é preciso trocar o distribuidor.

Se faz barulho de relê acionando sem parar, resolva primeiro esse problema, pois entendo que tem problemas com aterramentos. Ou seja, siga as instruções passadas até agora. Inclusive sobre o reparador, pois esse (s) não sabe (em) o que estão fazendo e não dominam o conhecimento do carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder