Pane seca MPFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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Gilmar Martins
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Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Caros monzeiros estou numa enrascada:
Depois de mais de um mês consegui montar o cabeçote do Classic. Conectei o chicote, conferi tudo mas a bomba de combustível não funciona. O rele dá sinal de que está dando o contato, mas a bomba de combustível não funciona. Fiz um teste, ligando diretamente na bateria e ela funcionou corretamente. Será que existe algum fusível no meio do caminho entre o rele e a bomba? :?:
Conferi todos os conectores, parece que não há como ligar errado.
Só que tem um conector que eu não sei se já estava desligado que sai do chicote perto do farol esquerdo (lado do motorista) bem próximo ao radiador. que eu não sei onde conectar. Parece que deveria ser ligado em alguma coisa, pois está limpo indicando que não estava solto sem conexão antes de eu desconectar tudo. Só que não acho onde conectá-lo, se é que deve ser conectado em algum lugar. :oops: Veja a foto abaixo. É o que está em cima do filtro do ar condicionado.
Aguardo sugestões,
Abraços,
Gilmar
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ronaldo theodoro
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Olá Gilmar, não existe fuzível após a saída do relé ate a bomba. Só aquele ao lado do relé. Como vc ligou a bomba? diretamente na bateria? Vc retirou a bomba? Verifique o fusível ao lado do relé que aparece na foto sobre a bobina. Esse conector q vc descreve, pela cor dos fios e bitola, parece ser da ventuinha.

Abs
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Carlos A. Freire
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Gilmar, fez o teste de tensão na saída do relê? Como já foi comentado em vários tópicos sobre o sintoma de a bomba de combustível não funcionar no Monza MPFI, o relê da bomba tem alto índice de problemas, muitos deles relacionados ao mau contato interno, que muitas vezes, abrir e ressoldar volta ao normal. Verifique se esse não é o seu caso.

Abs,

Carlos Freire
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Gilmar Martins
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

ronaldo theodoro escreveu: 21 Jun 2017, 00:07 Olá Gilmar, não existe fuzível após a saída do relé ate a bomba. Só aquele ao lado do relé. Como vc ligou a bomba? diretamente na bateria? Vc retirou a bomba? Verifique o fusível ao lado do relé que aparece na foto sobre a bobina. Esse conector q vc descreve, pela cor dos fios e bitola, parece ser da ventuinha.

Abs
Então ronaldo, eu fiz o teste levando a bateria até perto da bomba, desconectei os bornes e fiz a ligação com fios direto da bateria.
O fusível está ok, quanto aquele conector eu não consigo entender, por que o da ventoinha já está conectado, é um conector por que não tem como errar a fêmea dele. Só se for um conector alternativo. :?: O que me deixa em dúvida sobre ele, é que está muito limpo pela idade do carro como se tivesse conectado em algum outro plug, livre de poeira, graxa ou outra coisa que o deixaria com "cara" de que não era utilizado. :oops:
Grato pela orientações.
Abraços,
Gilmar
Carlos A. Freire escreveu: 21 Jun 2017, 07:26 Gilmar, fez o teste de tensão na saída do relê? Como já foi comentado em vários tópicos sobre o sintoma de a bomba de combustível não funcionar no Monza MPFI, o relê da bomba tem alto índice de problemas, muitos deles relacionados ao mau contato interno, que muitas vezes, abrir e ressoldar volta ao normal. Verifique se esse não é o seu caso.

Abs,

Carlos Freire
Então sr Carlos, talvez o problema seja mesmo com o rele, parece que ele já foi mexido, não como abri-lo, está como que selado com alguma cola, e apresenta trincas próximos aos terminais. O que me deixa um pouco de dúvida é que estava tudo funcionando antes da desmontagem do cabeçote. Mas vou ver se consigo um rele novo por aqui. :x
Muito obrigado pelas orientações
Vectra 97 GLS
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Gilmar Martins
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal o assunto está no seguinte pé: Não consegui um rele novo por aqui, então consegui abrir o antigo e refiz uma solda num dos terminais. Fiz o teste com a bomba no soquete do relê conforme orientação do manual LE Jetronic (fornecido pelo Escort Club) e a bomba funcionou indicando que o chicote está ok. Depois montei o rele no soquete e o que acontece é o seguinte: o motor dá inicio pega, mas não continua nem por um segundo. Dá impressão que a bomba pára de funcionar e não pressuriza o sistema. Tive dando uma olhada no tópico viewtopic.php?f=50&t=32603&p=393859&hil ... fi#p393859 e pelo que entendi pode ser algum problema mesmo no rele, ou será que eu fiz alguma ligação errada?

Outra questão: Antes de fazer o cabeçote, a mangueirinha do avanço EZK estava solta, por conta de minha ignorância (não sabia o por quê dessa mangueira solta abaixo do painel. Depois de estudar um pouco do distribuidor hall e EZK descobri. Agora está conectada. Poderia estar dando problema no avanço e por isso o motor não dá continuidade devido algum avanço exagerado?

Lembrando que antes de fazer o cabeçote estava funcionando razoável (só resolvi fazer o cabeçote por conta de um tec-tec) apenas a marcha-lenta trepidava (acho de devido ao fato do problema com o avanço do distribuidor)

Para os mestres: Teria alguém de vocês um esquema com valores ou algo parecido para que eu possa fazer uma averiguação mais detalhada do rele?

Aguardo,

Abraços,
Gilmar
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Gilmar Martins
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ops! Encontrei as dicas de diagnóstico de teste de rele no site http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca41.htm
Se eu consegui fazer tudo certo concluí que é o rele principal o problema. Como mencionei aqui em minha cidade não encontrei. De modo que encomendei pela web, mas agora tenho que esperar.
Outra coisa. descobri o conector que estava solto do chicote. E me desculpe o Ronaldo, de fato era o conector do eletro ventilador. O que eu havia conectado pensando ser ele, na verdade era o de velocidade do mesmo. Me enfiei debaixo do carro e vi o que estava faltando, o conector do eletro ventilador pendurado!! Que mancada!! Me desculpem pela ignorância.
Aguardo a chegada da bendito rele para depois continuar a novela.
Abraços,
Gilmar
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ronaldo theodoro
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Se eu não estou enganado, o sensor de rotação envia sinal à central e ela liga o relé da bomba. A mangueira solta do map do EZK não iria dar este problema não, o meu já soltou. Será q não está com problemas no sensor hall. Verifique se a bobina está dando faísca. O meu relé também está todo cheio de soldas refeitas. Comprei outro relé novo (DNI) que está no porta luvas. O meu filho teve problemas no conector da bomba que deu mau contato e de vez enquando o carro morria, mas só depois de algumas vezes o ocorrido q descobrimos o problema.

Abs
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Gilmar Martins
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Re: Pane seca MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal. Troquei o rele da injeção e ele realmente estava com problema, mas agora o motor ameaça a pegar mas não pega. Tem faísca, tem combustível, mas ele começa a funcionar, mas morre. Outra coisa. parece que a chave da partida não volta, e quando volta o motor morre. Eu acho que fiz alguma ligação elétrica errada. Acontece que enquanto o motor estava parado para os reparos eu refiz alguns conectores e pode ser que eu tenha feito alguma conexão errada. Estou tentando conferir mas tá difícil.

Por exemplo: No esquema elétrico do Monza 90 o fio que alimenta a bobina de ignição que passa pelo motor de partida é vermelho, no meu está verde.
O do motor de arranque (que dá partida), no esquema é vermelho/preto, no meu está verde/preto. Será que foi feito alguma gambiarra ou a fábrica fez alguma mudança? :?:

Outra coisa, o fio do alternador que vai para o painel (lampada do diodo) é conectado onde no alternador? Não é no D+?

Outra coisa, pode ser que está com problema no comutador de partida?

Não tinha nada disso antes de desmontar o cabeçote.

Alguém pode me ajudar?

Fiz um pequeno vídeo e estou tentando anexa-lo para que tenham uma ideia do que estou dizendo. O link no youtube: https://youtu.be/9uyiEuNQGCA
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