Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Gudi021 »

Amigos meu Monza 89 álcool está afogando com o proprio injetor de gasolina :shock: . Vamos lá toda vez que vou ligar o Monza, tanto frio ou quente ele injeta gasolina pelo relê. Está original não tem gambiarra, só que notei que ele esta sem aquele relê do aquecimento do coletor, um preto que fica do lado direito do cofre do motor, ele faz parte desse sistema de injeção de gasolina? Tipo descobri esse problema devido que o carro andando afoga fica fraco e rateando muito, ai fui ver que o reservatório de gasolina estava vazio. Tipo ele injeta e desarma o relê, só que ele puxa a gasolina na gravidade :shock: ai fiz o seguinte: Eu desliguei a mangueira do injetor e o carro ficou outro, o problema sumiu. O que fazer?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nos modelos com carburador, até 90, a sistema de partida a frio, o motorzinho fica na reservatório, sai uma mangueira e entra em um "T" que fica em cima do reservatório e desse "T", vai para o carburador.
Esse "T" tem a função de tirar a pressão dá mangueira, evitando que a depressão do motor sugue a gasolina do reservatório.
Nos modelos com IE, os EFI, foi adicionado uma solenóide entre o reservatório e o TBI, que fecha de vez a passagem e só abre quando o sistema de partida a frio é solicitado.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Gudi021 »

Carlos A. Freire escreveu: 04 Jun 2017, 21:00 Nos modelos com carburador, até 90, a sistema de partida a frio, o motorzinho fica na reservatório, sai uma mangueira e entra em um "T" que fica em cima do reservatório e desse "T", vai para o carburador.
Esse "T" tem a função de tirar a pressão dá mangueira, evitando que a depressão do motor sugue a gasolina do reservatório.
Nos modelos com IE, os EFI, foi adicionado uma solenóide entre o reservatório e o TBI, que fecha de vez a passagem e só abre quando o sistema de partida a frio é solicitado.
Então Carlos, será que posso adicionar essa solenoide? O meu tem esse T só que ele está indo na gravidade e adicionei a gasolina até a marca indicada. Outra coisa aquele relê que ajuda na temperatura do aquecimento do coletor faz parte do sistema de injeção? Porque mesmo o carro quente ele injeta ao ligar e acaba afogando na partida também. O meu está sem esse relê que citei tem o plug lá com o fusível e tudo. Esse relê tem para vender pela fabricante DNI? Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, não há problemas em adicionar o solenoide.
O relê temporizador de partida a frio é um e o de advertência de alta temperatura é outro.
O sensor de temperatura de partida a frio fica na carcaça da válvula termostática. Já viu se não tem problemas com ele ou com o foi solto e encostando em algum local?
Vale lembrar que a mangueira de partida a frio vai na tampa do carburador se estiver embaixo var ter problemas.

Eu tive um Monza SL/E 1.8 álcool no começo dos anos 80, minha família e amigos tiverem SL/E e Classic até 90 e nunca tivemos tal problema com a partida a frio, mesmo com esses carros não tendo o solenoide de fábrica.

O relê de advertência de alta temperatura se encontra com facilidade para reposição. Recoloque, pois ele atua também no pré aquecimento do coletor de admissão, muito importante na fase fria do motor. Quanto aos fabricantes desse relê, não tenho informações, mas acredito que encontre também da marca que citou.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Gudi021 »

Carlos A. Freire escreveu: 05 Jun 2017, 04:43 Sim, não há problemas em adicionar o solenoide.
O relê temporizador de partida a frio é um e o de advertência de alta temperatura é outro.
O sensor de temperatura de partida a frio fica na carcaça da válvula termostática. Já viu se não tem problemas com ele ou com o foi solto e encostando em algum local?
Vale lembrar que a mangueira de partida a frio vai na tampa do carburador se estiver embaixo var ter problemas.

Eu tive um Monza SL/E 1.8 álcool no começo dos anos 80, minha família e amigos tiverem SL/E e Classic até 90 e nunca tivemos tal problema com a partida a frio, mesmo com esses carros não tendo o solenoide de fábrica.

O relê de advertência de alta temperatura se encontra com facilidade para reposição. Recoloque, pois ele atua também no pré aquecimento do coletor de admissão, muito importante na fase fria do motor. Quanto aos fabricantes desse relê, não tenho informações, mas acredito que encontre também da marca que citou.

Abs,

Carlos Freire
Então Carlos, eu verifiquei esse sensor lá na válvula termostática e está desligado o fio. Achei um fio verde solto e um vermelho ou meio marrom com listra branca cortado, quais dele seria do sensor? Outra coisa que notei é que ele anda sempre frio o motor dele não aquece andando, a temperatura nunca sai do azul com o carro em movimento e em percurso longo, só parado que ela sobe isso pode causar dele andar pipocando na estrada, tipo seu passar de segunda na lombada ele pipoca, em subidas onde ele subiria de quarta ele pede terceira e pipoca muito, fica fraco... Já em ponto morto seu pisar firme no pedal ele não pipoca e nem ratea. O carburador foi trocado o kit de reparo, eu mesmo troquei, filtro de gasolina novo, filtro de ar novo, também comprei cabos de velas e velas, tampa e rotor tudo novo, só não troquei ainda. O que pode ser amigo. Depois que desliguei a mangueira do injetor ele melhorou muito, mais ainda andando ele tá pipocando, caso eu deixar ele esquentar parado, o ponteiro fica perto do meio e ao sair com ele aí ele fica melhor vai entender amigo...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

... deixar ele esquentar parado o ponteiro perto do meio e sair com ele, aí ele fica melhor vai entender amigo...
Lógico que vai acontecer isso. O motor é movido a álcool e para funcionar bem, tem que aquecer.


O fio do sensor de baixa temperatura para partida a frio é de cor azul. Não me lembro se desligado ele injeta a cada partida, mesmo com motor quente ou se não injeta nunca.
O problema de não aquecer o motor pode ser da válvula termostática com defeito. Faça a sua substituição, limpe o sistema de arrefecimento e coloque aditivo de boa qualidade na proporção indicada no rótulo da embalagem.

Verifique se o coletor de admissão está aquecendo. Caso não, pode estar com a passagem de água obstruída.
Verifique se o sistema Themac está funcionando e, restabeleça o funcionamento do pré aquecimento do coletor de admissão. Ambos são muito importantes para que o motor funcione bem na fase fria.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por RappeR »

Boa noite.
Estou com esse problema de colocar gasolina no reservatório de partida a frio e afogar o carro. Percebi que a gasolina vai indo toda para dentro do TBI, mesmo sem acionar, sendo assim o carro fica horrível morrendo e as vezes nem pega pq afoga. Fiz o teste acionando a partida a frio fora do TBI, funciona normal, o problema acontece só ao conectar a mangueira no TBI e começa entrar dentro aos poucos. Eu mesmo refiz a ligação dos fios para acionar quando preciso, por exemplo pela manhã. Pode ser problema no diagrama elétrico, ou a válvula solenóide?

Monza SL/E 92 2.0 álcool.

Obrigado...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza álcool afogando com o injetor de gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 28 Mai 2020, 19:46 Boa noite.
Estou com esse problema de colocar gasolina no reservatório de partida a frio e afogar o carro. Percebi que a gasolina vai indo toda para dentro do TBI, mesmo sem acionar, sendo assim o carro fica horrível morrendo e as vezes nem pega pq afoga. Fiz o teste acionando a partida a frio fora do TBI, funciona normal, o problema acontece só ao conectar a mangueira no TBI e começa entrar dentro aos poucos. Eu mesmo refiz a ligação dos fios para acionar quando preciso, por exemplo pela manhã. Pode ser problema no diagrama elétrico, ou a válvula solenóide?

Monza SL/E 92 2.0 álcool.

Obrigado...
A válvula solenóide deve estar vedando. A depressão do funcionamento do motor suga o combustível do reservatório de partida a frio. Pata evitar isso que exise a solenóide.
Como alterou o sistema, verificar se ela não fica com energia constante, de não ficar, faça a substituição do componente.
Tenho outros amigos passando pelo mesmo problema. Por isso já ado adianto, se for o caso, colocar peça de boa qualidade, pois se for marca barbante, logo o sintoma vai reaparecer.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder