monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
gilvangonçalves
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2017, 08:01
Cidade: Coronel Murta
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por gilvangonçalves »

a paz boa tarde,caros amigos,amantes do monza assim como eu,tenho um 92,sl a alcool,porem estava gastando muito,mais muito mesmo e na minha cidade não tem alcool,ou seja tenho que ir na cidade vizinha,então resolvi,trocar o bico para gasolina,esta funcionando,normal,sei que tera danos,mais pretendo trocar motor em breve e como preciso do carro,e aqui não tem alcool,tive que fazer isso,quando olhei o potenciometro com o multimetro digital,com o carro ligado,não marcou nada,deixei em 20w,como vi num video no youtube,mais com o carro desligado ja marca,e ai estava em 6,46,diminui pra 2,46,o maximo que foi,estou fazendo a medição correta?coloquei no fio azul,o vermelho e o preto no motor,quando,subi pra 2,00 não melhorou,ficou engasgando,nas retomadas,ai subi pra 3,45,que seria a metade do que estava,se alguem puder me ajudar,detalhe so coloquei o bico a gasolina porque ja estou indo trocar de motor,e porque aqui não tem alcool,e o alcool aqui é 3,00R$. :cry:
Avatar do usuário
gilvangonçalves
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2017, 08:01
Cidade: Coronel Murta
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por gilvangonçalves »

depois de aumentar para 3,50 melhorou bastante,como disse sei que é prejudicial,mais lembro que vou trocar o motor pois este está com 889mil km,rodou bastante,e outra coisa ele deu lenta normal,ainda tem combustivel misturado,mais creio que amanhã,ja vai ficar so gasolina mesmo,preciso tirar os cabos da bateria por 30 segundo pra zerar a configuração?ou não vai mudar nada?
o bloco do motor dele ja foi trocado,e como ele esta funcionando normal na gasolina não sei o que fizeram,não sou mecanico,mais através deste forum estou aprendendo rsrs devagar e sempre.
mais uma duvida ele mesmo no alcool quando chega em 110 em diante parece que estar,ou afogando ou com entrada de ar,tive um gl 2.0 96 a gasolina que fazia 13,5 na estrada e na faixa de 10 na cidade,e ele era muito esperto ja esse é agil até 100km/h depois acaba fazendo como descrevi.
se puderem ajudar,pois como disse,uso o carro constantemente
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se vai trocar de motor, por que mexer nesse?
Se vai mexer nesse atual, deixe original. A diferença entre álcool e gasolina não está apenas na válvula injetora e ajuste de CO, tem muitas outras coisas a serem alteradas, principalmente a taxa de compressão.

Se vai fazer manutenção em IE, o caminho está fazendo é errado. Precisa saber a pressão, vazão e a estanqueidade da linha de combustível e para isso precisa de um manômetro e vazômetro para essa verificação.
Verificar conexões de mangueiras quando a vazamento e posições corretas.
Com scanner, fazer os testes de funcionamento de todos os sensores e não apenas procurar códigos de falhas.
Após sanar todos problemas da IE e da ignição, com analisador de gases acoplado ao escapamento, ajustar o potenciômetro de CO para atingir os valores indicados no manual do proprietário para emissão de CO.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
gilvangonçalves
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2017, 08:01
Cidade: Coronel Murta
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por gilvangonçalves »

muito obrigado,Carlos estarei,conferindo isso,mais só na cidade vizinha tem scanner,com o antigo que eu tinha eu levei numa oficina aqui,e falaram que tava com o motor rajando,e no final era uma mangueirinha do vacometro.
muito obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por mspagiari »

Carlos Freire, entendo o q vc diz e está corretíssimo,mas como o amigo criador do tópico, moro em uma cidade pequena e com poucos recursos e "mexanicos", os quais muitas vezes nem querem mexer em carros "mais antigos", pois são meros trocadores de peças e "achistas"... e não querem "sujar o scanner com carro velho (como já ouvi alguns cochicharem)... ou seja dá nojo e ódio mesmo...

O meu monza qdo comprei tava gastão, é gasolina, o potenciometro tava em 2,50v, baixei para 1,90, troquei velas, cabos, rotor, mantive o bico original gasolina e sei lá o "pq e como" agora anda com "alcoolina", coloco 60% de gasolina e o restante de alcool, desde q seja em posto de boa qualidade, ontem viajei 130 km com a média de 12 km/l na estrada assim, sem falha alguma.

Qto ao colega tb não entendi de trocar o bico, pq o motor foi concebido para alcool, contrário do meu, aí já não sei.

O meu tá andando bem, mas se dependesse dos mexanicos daqui e se não fosse a ajuda deste fórum tava perdido...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
gilvangonçalves
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2017, 08:01
Cidade: Coronel Murta
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por gilvangonçalves »

gente o carro ta mais economico,e também mais forte,porque não sei,so tem um problema,que mesmo com o bico a alcool ele fazia,era so pisar o pé que ele ficava como que puxando só ar,mais como não tem alcool aqui na cidade e vou colocar o motor a gasolina,vou rodar assim por enquanto,agora que é estranho nas retomadas de velocidade é,e também quando passa de 100km/h
ah outra coisa a bomba de injeção da pra ouvir de longe o barulhinho dela,vou precisar colocar o canister para o motor a gasolina?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por dutra s a »

eu tava de passagem rapida

voltagem do potenciometro estando alta é + combustivel que irá injetar , voltagem mais baixa é menos combustivel e mais ar,

o sistema efi do monza puxa muito ar porque a mistura ar+combustivel é feita no coletor antes de chegar no pistao(camara),
obs, quanto mais ar e menos combustivel puxar maiores as chances de quebra de motor

uma media boa porem errada caso nao usar o analizador de gases no escape e com boa compressao é 2,80v pra a partir dai marcando num papel a chegar a um resultado bom , pelo escape no modo errado porem facil , o motor estando frio e funcionando nao pode sair cheiro de combustivel cru e ardido , tem de sair um vapor quase que sem cheiro isso no alcool , na gasolina é mais facil , o cheiro é mais insuportavel e da pra sentir de longe , as vezes dando bombadas estando frio se nao cair a rotaçao falhando quando se tira o pé é um sinal otimo de acerto , estando quante é um outro acerto mais fino ,
digo isso porque se ai nao tem alcool é provavel que nao tenha um analizador de gases na cidade vizinha e apenas em capital ,

nao precisa trocar todo o motor , basta apenas trocar os pistoes e colocar dos flex gm 1.8 , em seguida a central uce , ponto de igniçao , có ,velas ,
ja coloquei o bico do gasolina no meu , nao sei voce por ser 1.8 mas o meu ao acelerar nao ia nao alimentava, na lenta era normal , o bico a gasolina tem vazao menor do alcool
se a bomba de combustivel esta barulhenta por demais é sinal que vai te deixar na mao qualquer hora , ja aconteceu comigo ,
se for mudar tudo pra gasolina com certeza precisara de canister e ver as ligaçoes dele

uma dica que tambem serve a todos aqui, todos mesmo ,

num modo mais barato mas simples e eficiente é a instalaçao disso aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-fuel-_JM

e porque ? so esse aparelho ai mais uma sonda de boa qualidade no escape ( as mesmas de astra/zafira flex) ja detecta combustivel batizado NA HORA!, e tambem alem de monitoraçao auxilia numa melhor mistura pro motor resultando num melhor consumo e potencia
todos deveriam ter ao menos isso instalado como eu fiz no meu

no modo mais caro porem extremamente eficiente e mais preciso este ja esta bom https://www.lojapandoo.com.br/wideband- ... -com-sonda que tambem botei no meu

ambos os dois , é só ajustar pressao de combustivel, ponto do distribuidor , velas e regulador de có ambos alcool ou gasosa e nunca descartando as dicas do professor freire ,

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: monza efi 1.8 potenciometro de co marcando 6,46

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu: 09 Mai 2017, 20:10 Carlos Freire, entendo o q vc diz e está corretíssimo,mas como o amigo criador do tópico, moro em uma cidade pequena e com poucos recursos e "mexanicos", os quais muitas vezes nem querem mexer em carros "mais antigos", pois são meros trocadores de peças e "achistas"... e não querem "sujar o scanner com carro velho (como já ouvi alguns cochicharem)... ou seja dá nojo e ódio mesmo...

O meu monza qdo comprei tava gastão, é gasolina, o potenciometro tava em 2,50v, baixei para 1,90, troquei velas, cabos, rotor, mantive o bico original gasolina e sei lá o "pq e como" agora anda com "alcoolina", coloco 60% de gasolina e o restante de alcool, desde q seja em posto de boa qualidade, ontem viajei 130 km com a média de 12 km/l na estrada assim, sem falha alguma.

Qto ao colega tb não entendi de trocar o bico, pq o motor foi concebido para alcool, contrário do meu, aí já não sei.

O meu tá andando bem, mas se dependesse dos mexanicos daqui e se não fosse a ajuda deste fórum tava perdido...
Se não fizer a manutenção como prevista pela montadora ou fabricante da IE, conforme consta nos manuais da IE, nunca terá o carro dentro da performance de desempenho e consumo. Entendo que algumas cidades tem dificuldade de bons profissionais e equipamentos. Para essas cidades indico procurar uma rede autorizada Bosch.

Só de deve mexer no potenciômetro depois de ter certeza de que não há problemas com a IE e com a Ignição. Se alterar valores, poderá mascarar algum defeito ou mau funcionamento. Isso víamos muito aqui na capital paulista, quando tínhamos a inspeção veicular da Controlar, que era rigorosa com emissões de poluentes.

O uso de bons equipamentos vai indicar se tem problemas ou se está tudo ok.

A média indicada para tensão de CO, inclusive já debatida aqui no fórum em tópicos antigos, fica entre 1,5 e 2v. Mas como disse, o ideal é usar o analisador, pois ele vai indicar como está a queima.

Meu Monza GLS 96, 2.0 gasolina quando comprei em 1999, estava 1,5v, depois passou para 1,8v, depois 1,6v e novamente 1,5v, hoje está com 1,8v, sempre ajustado com analisador de gases, para ficar entre 0,7 e 1% de CO na saída de escapamento, conforme diz o manual do proprietário.

O Monza Club 94, 2.0 álcool de um amigo está com 1,5v.

Como pode ver, um mesmo motor teve tensões diferentes, mas nunca ficou alta.

Reparadores amigos que não tem acesso ao analisador de gases, colocam 1,5v para álcool e 1,8v para gasolina. Testam o carro e nunca passam de 2,0v, pois se for necessário passar para que o carro fique bom, sabe que tem defeito a ser procurado.

Um bom indicador que as coisas não vão bem na IE ou na ignição é a leitura do tempo de injeção, obtida pelo scanner. Se passar de 800ms em marcha lenta, com motor devidamente aquecido, tem algo errado, não precisando nem usar o analisador de gases para indicar.

O scanner é obrigação de qualquer oficina ter. Se não tiver é melhor nem levar o veículo para manutenção, pois vai ter problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder