Tipo de bobina

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Fsouza_92
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mar 2017, 22:44
Cidade: Otacílio Costa
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Tipo de bobina

Mensagem não lida por Fsouza_92 »

Olá pessoal.
No Monza MPFI temos aquela bobina convencional tipo "capacitor".
Pesquisando um pouco mais afundo fiquei um pouco surpreso pelo fato da gm não ter usado a mesma bobina do efi oubate mesmo já ter coloca a bobina estática usado por exemplo já no Kadett 98.
Minha dúvida é a seguinte: quais são as caraterísticas e vantagens destes três variados tipos de ignição usados no Monza e Kadett.

Derrepente há alguma melhoria possível.
Fabrício de Souza
Monza Classic SE 92 MPFI :ok:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tipo de bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

o problema que essa montadora nessa epoca sucateou muita tecnologia e empregou no coitado do monza, essa bobina asfaltica que parece o perfil com um 'super capacitor' demanda de cuidados especiais pra ligar ela, ela é dependente da tensao, nao pode passar dos 12,5v senao seu isolamento aquece e explode literalmente ou vaza nas melhores das ocasião. por isso ela tem baixa eficiencia energética. isso é muito claro quando o pessoal usar amplificadores ou muda pra igniçao plastica.

ja no monza EFI tem outro problema, que é bem mais grave, usaram um sistema comprometido desde seu projeto que é a alta tensao, o problema é o modulo, a bobina plastica nele é mais robusto e segura que a anterior, porem oque peca nesse sistema é a alta tensao que gera 40kV qualquer variaçao da tensao do alternador a cima do projeto pode queimar o sistema. esse sistema foi emprestado dos motores V8 e V6 americados na decada de 80

ja no monza mpfi deveriam ter usado sistema melhor na igniçao, porem como disse, foi adaptado e sucateado dos carburador ligado a injeção. esse sistema nao contava com igniçao eletronica digital, posteriormente em 93 usaram um sistema externo que era computadorizado, mas continuava com a igniçao asfáltica.

oque tu chama de "bobina estatica", na verdade é bobina plastica, que na verdade nao é plastica é resina epoxy, um erro do brasileiro em apelidar as coisa. e nesse modelo é bobina dupla DIS(sem distribuidor) esse sistema nem adaptando no monza da certo. so trocando o sistema de igniçao e captaçao de rotaçao pq trabalha em duas faisca por tempo do motor.

--------------

procure no forum quem adaptou bobina igniçao plastica, ou amplificador de centelha foi discutido isso. esse pessoal que fizeram isso notaram muita melhoria.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fsouza_92
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mar 2017, 22:44
Cidade: Otacílio Costa
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Tipo de bobina

Mensagem não lida por Fsouza_92 »

Legal cara. Realmente é uma pena esse vacilo da gm. Tava pensando alto aqui em achar um sistema do kadett e colocar no Monza. Só que aí teria que troca chicote e também o cabeçote pois não precisamos mais da ponta da árvore pra girar o distribuidor.
Fabrício de Souza
Monza Classic SE 92 MPFI :ok:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tipo de bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fsouza_92 escreveu:Legal cara. Realmente é uma pena esse vacilo da gm. Tava pensando alto aqui em achar um sistema do kadett e colocar no Monza. Só que aí teria que troca chicote e também o cabeçote pois não precisamos mais da ponta da árvore pra girar o distribuidor.
isso so te mostra como se vendia carros defasados no país, teve que um presidente falar que vendia carroça pro povo e pra as montadoras acordarem de vez, muitos fans boys da vida nao gostaram.

uma epoca triste pra essa nação, senao fosse isso tariam ainda de carburador. um deles tentou em 1996 atrasar o povo como sempre ne!!!
1990 em todo os país que produziam carros(eua,italia,frança,inglaterra,suecia,japao,alemanha,etc) ja se tinham sistema sequencial :wink: e aqui os indios continuavam ajustando carburador de naris e ouvido. (volvo 1979 injetado de malha fechada)

a montadora nao tinha tanta culpa assim. ela so vendia oque o povo queria rsrsrsrs
------------------------

fala com leocastro, ele colocou no dele um sistema mais atual, porem o motor dele é original injetado. e o carro ja era injetado entao ficou simples.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fsouza_92
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mar 2017, 22:44
Cidade: Otacílio Costa
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Tipo de bobina

Mensagem não lida por Fsouza_92 »

Vc tem o link pra podermos falar com leocastro? Ainda não consigo achar ele por aqui. :)
Fabrício de Souza
Monza Classic SE 92 MPFI :ok:
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Tipo de bobina

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Responder