Canister

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Clebin
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2015, 22:57
Cidade: SÃO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Canister

Mensagem não lida por Clebin »

Alô Monzeiros.

Eu gostaria de saber como verificar se o canister está em boas condições de uso e o tempo de vida útil. Já faz dois anos que comprei o monza. Creio eu que o canister é original de fábrica.

Valeu!!!!
Avatar do usuário
proveyron
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Nov 2015, 16:50
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Canister

Mensagem não lida por proveyron »

Se o canister for o original, com certeza já está saturado e perdeu sua função, você pode isola-lo, joga-lo fora ou trocar por um outro novo.

Att.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por PedroCTR »

Aproveitando o tema:
Sei que tenho um problema com o cânister no meu GL 1,8 efi 94, o carro falha na lenta e engasga para acelerar. Ao tampar a mangueira de sucção do cânister, o motor funciona perfeitamente. Pergunta é a seguinte: Isso seria problema do filtro cânister ou da válvula? Sendo o filtro, haveria um compatível de outro modelo como Astra e corsa que eu pudesse adaptar?Digo isso pois para o monza em específico não há mais á venda. Pelo menos não achei em lugar algum nem catálogos. Pensei logo de cara no do corsa ou do astra, vi uns á venda e me pareceram com as mesmas entradas.
Se alguém puder me orientar, agradeço!
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Qual mangueira do Canister e onde tampa que o problema acaba?
Já conferiu as posições das mangueiras no TBI? Se estiverem em posições trocadas podem causar mau funcionamento do motor.

Quanto ao reservatório de vapores do Canister, tem a mesma aplicação o Monza EFI, Kadett EFI e o Omega até 89.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -25000-_JM

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por PedroCTR »

Carlos, a mangueira que me refiro é aquela curvada(mais grossa) que fica apontada para baixo. As conexões estão certas, conferi com o outro Monza que tenho que é o mesmo efi multec. A sucção dessa mangueira está normal, aparentemente, porém, ao tampá-la com o dedo, a marcha-lenta fica 100% regular. Troquei filtro de ar e começo á suspeitar que o filtro do combustível esteja saturado, meu pai usou o carro mês passado e abasteceu num posto que eu desconfio vender solvente ao invés de gasolina e desde essa época o carro desalinhou o funcionamento.
Desmontei o sistema do cânister, aparentemente não há mangueiras obstruídas, mas fiquei na dúvida sobre a válvula do cÂnister: Ela veda a passagem do ar em qual sentido, da flauta de vácuo ao cânister ou o contrário?
Outra questão é que tive olhando o cânister dos classic(corsa classic) e me pareceu perfeitamente aplicável ao Monza, pois possui as entradas com as mesmas bitolas e mesmo posicionamento. Não comprei peça alguma pois o defeito ainda é muito misterioso pra mim, por isso sigo acompanhando e pesquisando o fórum em busca de alguma orientação que leve á solução desse falhamento no motor.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pedro, bom dia.
O funcionamento do sistema de IE (EFI) se verifica com uso de scanners testando e vendo o funcionamento de cada sensor, verificando o tempo de injeção (item muito importante que muitos deixam de lado na avaliação).
Essa mangueira do reservatório do Canister é um respiro. Para ser sincero, nunca tive curiosidade de tampar para ver o que acontece.
A válvula de purga do Canister abre quando o motor entra em funcionamento e " tem vácuo" na mangueira da válvula para a flautinha. Com essa válvula de purga aberta, os gases que estavam sendo armazenados vão sendo sugados pela admissão, pela mangueira que sai do reservatório do Canister para o TBI.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por PedroCTR »

Caro Carlos, bom dia!
Atualizando a situação do azulão temperamental:
PROBLEMA RESOLVIDO! E o quê estava errado? Á bem da verdade não sei, mas fato é que revisamos cânister e válvula, flauta de vácuo, intercambiamos peças dos 2 monzas e nada mudava. Já meio desmotivado, com a panela do filtro de ar aberta, troquei o filtro de ar e meio desacreditado dei uns borrifos de WD40 na TBI, que tinha alguns sinais de carbonização, mas coisa leve(aparentemente...). Foi ai que remontei tudo e notamos que a marcha-lenta houvera melhorado um pouco. Eis que fui numa ferragem da cidade e apostei num produto meio "queimado" pelos mecânicos locais, o descarbonizante da LOCTITE, o SF100. O frasco me custou 19 dinheiros, enquanto o car80 estava na faixa dos 40 mangos. Cheguei em casa, abri a panela(do filtro de ar.... :mrgreen: ) e, com o carro ligado e dando uns aceleros e mantendo a aceleração fui borrifando aquilo. Após uns 10 minutos foquei a lanterna no centro da TBi e vi que ficara bem mais "polida", com aquela reluzência típica do metal. No dia seguinte, ligamos o carro e já na estabilização da marcha-lenta notamos sua normalidade, bem como a característica de tampar o respiro do cânister e o motor falhar até morrer. Andando nele, as respostas voltaram ao normal, sem falhas nem engasgos. Se era sujeira no TBi ou nas válvulas, posso arriscar em afirmar que sim, mas decididamente essa entrou para o hall dos defeitos misteriosos de um auto temperamental. Agradeço pela interação e pelas sugestões!
Carlos A. Freire escreveu: 04 Mar 2017, 06:25 Pedro, bom dia.
O funcionamento do sistema de IE (EFI) se verifica com uso de scanners testando e vendo o funcionamento de cada sensor, verificando o tempo de injeção (item muito importante que muitos deixam de lado na avaliação).
Essa mangueira do reservatório do Canister é um respiro. Para ser sincero, nunca tive curiosidade de tampar para ver o que acontece.
A válvula de purga do Canister abre quando o motor entra em funcionamento e " tem vácuo" na mangueira da válvula para a flautinha. Com essa válvula de purga aberta, os gases que estavam sendo armazenados vão sendo sugados pela admissão, pela mangueira que sai do reservatório do Canister para o TBI.

Abs,

Carlos Freire
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Canister

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pedro, fico feliz por ter solucionado o problema do seu Monza. Creio que o defeito era sujeira/carbonização em ambas as partes. Recomendo que remova o TBI e faça a limpeza correta nele e no atuador de marcha lenta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder