Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Webert
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jan 2017, 19:44
Cidade: goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Webert »

Salve pessoal, tenho um Monza GL 1995 efi, tenho o carro a quase 2 anos, ocorre que no mês passado o carro começou a apagar do nada, quando passado uma semana com esse problema ele queimou o bico injetor, depois disso comprei um bico injetor paralelo, o carro ficou gastando muito o carro fazia média de 9 km/l depois que o bico injetor queimou ele passou a fazer 3.5 no máximo 4.2 km/l na gasolina, fiz a substituição por um outro bico só que desta vez original, o que não resolveu o problema, troquei sensor map, módulo hei, bobina impulsora, cabos de vela, velas, diagrama de pressão dá bomba de combustível, fiz limpeza do tbi, fiz isolamento dá válvula egr, troquei sensor de temperatura, mas enfim nada resolve o problema, medimos a compressão do motor e tá boa, medimos a compressão da bomba que deu 2 bar, fiz troca do filtro de combustível, filtro de ar, calibragem dos pneus, mas nada melhorou o consumo do carro, será que é minha central de injeção que está com problemas? Pq o bico já olhamos e tá na vazão certa, fizemos regulagem de CO no multímetro para 1.9v antes ele estava com 2.4v mas nem assim o carro deixou de gastar, enfim limpo as velas coloco no carro todo cerca de 20km ele já está com as velas totalmente carbonizadas bem pretas, o que todos os mecânicos que fui fala que é excesso de combustível, mas ninguém consegue resolver. Alguém aí pode me ajudar? Alguem já teve algum problema desse tipo?

Desde já agradeço pela ajuda!
IMG_20161230_182702511.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Webert

Pelo sintoma (excesso de consumo e velas pretas) seu carro pode mesmo estar com mistura rica.
Mas a regulagem do potenciômetro que vc fez pode ter piorado a coisa. É necessário um analisador de gases para regular o índice de CO.
A válvula injetora é a aplicável ao Monza à gasolina? Se tiver sido instalada, por engano uma válvula de motor a etanol...
Sobre substituir peças, o ideal é só substituir as peças que o escaner e os testes de sensores indicarem problemas.
Ah um Monza à gasolina, ano 1995 faz, na estrada, 13 Km/l. Na cidade, no trânsito, varia muito, não dá para se ter um índice confiável.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Webert
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jan 2017, 19:44
Cidade: goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Webert »

O carro é um Monza a gasolina, o bico foi o mesmo do que estava, bico 4865 azul, e aqui na minha cidade apesar de ser capital não encontrei nenhum lugar que tem o analisador de gases, rodei a cidade toda, procurei em várias oficinas inclusive oficinas de grande porte, mas não encontrei... O meu tá fazendo 6.8 no máximo 7.4 km/l na estrada isso eu sei porque rodei 300 km e gastei 160,00 de gasolina com valor de 3.89 o LT.

Será que se eu voltar o potenciômetro para 2.4 ele melhora? Fiz isso mas achei que o consumo aumentou, por isso resolvi deixar como estava, mas o carro está gastando muito, o cheiro dá fumaça é insuportável e chega até arder o olho, quando ligo ele e deixo ele em marcha lenta na garagem. Não sei mais o que fazer, já gastei mais de 2 mil reais com ele e não resolvi o problema...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sem o analisador de gases vai dificultar a avaliação do problema. Já tentou na rede autorizada Bosch?

Bom... Faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner, na função gráfico. Veja como está o tempo de injeção ele diz muita coisa, quando tem problemas na ignição e na IE.

Um consumo alto assim vai constar no tempo de injeção alto. A causa mais pode ser a válvula injetora (mesmo nova), sensor de temperatura CTS, MAP conectado em local errado e sensor de posição da borboleta TPS. Há possibilidade de ter problemas com a bobina de ignição enviando faísca fraca ou amarela e, os aterramentos da UCE que ficam no cabeçote, perto do coletor de admissão terem se soltados.
Alguns desses itens além de aumentar o consumo, interfere diretamente no desempenho do motor, o que não foi informado se ocorre.
Evite trocar peças boas por peças novas. Esse procedimento só aumenta o custo e o tempo da manutenção e, pode colocar mais defeitos ao que já tem.
Peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas, o que vai dificultar ainda mais a avaliação do reparador.

Nesses 17 anos com meu Monza GLS gasolina, as vezes que tive problema de alto consumo foram:
- Sensor de temperatura TPS. Dificultou muito a chegar a conclusão do defeito, pois não alterava o desempenho do motor e marcha lenta, mas quando prestei atenção no valor de ângulo da borboleta com motor em marcha lenta vi que estava errado. Com a troca se normalizou tudo. Isso tem uns 12 anos.
- Conector do sensor de temperatura. Fácil de encontrar o defeito, pois ao mexer nele com motor ligado disparava a ventoinha e, ao tirar era possível ver a oxidação. Fiz a troca do conector e foi normalizado. Porém, a peça paralela não dura muitos anos como o original e tempos em tempos tenho que trocar novamente, ou porquê quebrou ou deu mau contato. A primeira vez foi a uns 5 anos e depois troquei de novo umas duas vezes.
- Sensor de temperatura CTS. Interferiu diretamente no desempenho do motor e fumaçava muito. Tive de procurar o defeito rapidamente pois era ruim andar com o carro assim. Tem uns 3 anos que ocorreu.

Vale lembrar que a vela para o Monza a gasolina NGK,é a BPR5ES-11 ou a BPR5EY. A original GM e a AC Delco é a NGK BPR5EY com código original 93230927

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Webert
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jan 2017, 19:44
Cidade: goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Webert »

Bom dia, já passei vários aparelhos nele, mas ninguém consegue diagnósticar o problema, as velas estão corretas, os cabos tbm, a bobina de ignição tbm foi substituída, mas como não mudou em nada no consumo e no desempenho do carro coloquei a antiga, sensor de temperatura tbm já foi substituído como não alterou em nada, coloquei o antigo novamente, o engraçado que tudo isto começou após a queima do bico injetor, mas agora ninguém consegue descobrir o defeito! Obs; todas As peças que está sendo substituída são peças novas e todos Delphi, só o bico injetor que foi colocado um paralelo e agora um usado.

Como quando queimou o bico queimou tbm um fusível seria possível ter danificado o módulo de injeção? E por esse motivo o carro estar gastando muito?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não adianta nada ter e passar ou avaliar com bons equipamentos de diagnósticos, se não sabem usar ou não conhecem o que está avaliando.

Como disse, o tempo de injeção indicado no scanner é muito importante nessa avaliação e poucos se dão conta disso. Fazendo testes na função gráfico ajuda muito, pois em temperatura normal de uso a maioria dos sensores devem ficar em valores médios. Ficando em valores de extremidades (no mínimo ou no máximo), mesmo dentro da cor verde indica mau funcionamento dele (S) ou de outra parte. Usando a lógica, o bom senso e ter conhecimentos nos equipamentos e no que for avaliar é muito importante para solução do problema.
Usar scanner apenas para código de falhas, como já vi muitos reparadores fazerem, ou não saberem interpretar os valores vai só atrasar a manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Webert
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jan 2017, 19:44
Cidade: goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Webert »

Entendi vou agendar uma nova visita em uma oficina segunda feira e ver se consigo que façam o teste em modo gráfico! Aí passo os valores para que vcs possam analisar e me ajudar! Pode ser?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GL 1995 gastando muito combustível.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em valores com carro a distância poderemos não chegar a uma conclusão. A recomendação da função gráfico é que se faz a avaliação como um todo.
O tempo de injeção deve ficar próximo de 800ms. Se estiver muito acima vai mostrar que há algo errado com a IE ou com a ignição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder