O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Ago 2014, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por adubabols »

Bom dia Monzeiros! Depois de muita procura e sem achar uma solução para o meu problema em especifico, decidi buscar a ajuda dos mestres.
Bem alguns de vocês já devem saber que alguns modelos de bobina impulsora (geralmente xingling) vieram com os fios trocados no conector, o que impossibilitava a partida do motor e invertendo os mesmos para posição correta, tudo funcionava como manda o figurino.
No meu caso eu não tenho nenhum problema com ligar o carro ou até mesmo com seu funcionamento em função dessa inversão, principalmente pq eu comprei o distribuidor completo. Sim ele veio montado com essa bobina dos fios invertidos no conector e funciona perfeitamente (eu imagino).
A maioria de vocês vão me dizer para nao me preocupar com isso, já que esta funcionando, porém vou instalar uma injeção programavel no meu Monza, a qual precisa captar a rotação pela bobina impulsora e tem que ser positivo no positivo e negativo no negativo. E agora com essa salada que está esse distribuidor, nao sei como farei para descobrir quem é quem.
Teria uma possibilidade de o HEI xingling que veio no distribuidor ter seus conectores machos invertidos tambem? Ou até mesmo a bobina com o enrolamento invertido?

Se alguém souber de algum jeito de como testar isso sem estragar nada eu agradeço muito!
Ps. Tenho um distribuidor antigo aqui com bobina Delphi correta e o HEI original do Monza.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Adubabols

Não tem como testar se as saídas da bobina de pulsos estão fora do padrão fazendo qualquer medição diretamente nela.
O que o faz crer que o distribuidor xing ling tem alguma ligação invertida internamente?
Quem recebe a tensão produzida na bobina de pulsos é o módulo HEI, e esse segue um padrão nos pinos, inclusive no que é conectado à bobina de pulsos.
Se o distribuidor está funcionando, a bobina de pulsos está com seu enrolamento normal, fornecendo voltagem no padrão.

Dependendo de qual sistema vc vai instalar, alguns permitem que se mude suas configurações para aceitar os dois tipos de polaridade.
No Megatune vc escolhe entre falling edge e rising edge (MegaSchirt-II)

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 16 Dez 2016, 12:37, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Não existe polaridades em bobinas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não existe polaridades em bobinas.
Rafaelo

Sua afirmação está correta.

Mas a bobina de pulsos do distribuidor do Monza EFI não é uma bobina comum.
Ela é o enrolamento elétrico de um gerador de pulsos, composto pelos eletroímãs mais a referida bobina.
Como vc deve saber, um condutor, ao sofrer a influência de um campo magnético, terá uma corrente elétrica gerada em seu corpo.
A polaridade dessa corrente, que será alternada, dependerá do sentido de rotação do ímã e dos polos que cruzarem o condutor.
No caso da bobina de pulsos, se invertermos os dois fios de saída, teremos uma geração de corrente alternada fora do padrão exigido pelo módulo HEI.
Nesse caso (saídas da bobina de pulsos invertidas), a senoidal gerada começará com um meio ciclo negativo, quando deveria ser positivo.
A parte do HEI que recebe e processa essa corrente não reconhecerá a senoidal como válida, e não teremos a liberação da bomba de combustível, da válvula injetora e do chaveamento da bobina de alta tensão.
Então, a única maneira de saber se as saídas da bobina de pulso estão invertidas é colocar ela no distribuidor e ver se a corrente gerada está normal.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Mas a bobina de pulsos do distribuidor do Monza EFI não é uma bobina comum
O que tem de especial Luiz?
É um indutor qualquer que recebe um campo magnético por energia mutua. Esse em especial gera sinal AC e a amplitude aumenta conforme a frequência aumenta. Nada de incomum. Explica melhor, não consegui entender a tua colocação.

Se a tua dúvida é aquilo chamado P(positive) e N(negative), aquilo não pertence a bobina e sim ao circuito condicionador do sinal AC informando cada linha, assim como os injetores de combustivel tem um (+) de um lado, mas nao interessa o lado que tu liga sempre vai funcionar igual. O + ali é por questão de projeto onde entra o positivo da bobina entendeu?

É lógico se não tem polaridade na bobina como ela pode mudar a forma da senoide?

Ainda não consegui entender o teu raciocínio.


Luiz Carlos (Rio) escreveu:Ela é o enrolamento elétrico de um gerador de pulsos, composto pelos eletroímãs mais a referida bobina.
Sim, gerador de 1(uma) fase - AC.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: Como vc deve saber, um condutor, ao sofrer a influência de um campo magnético, terá uma corrente elétrica gerada em seu corpo.
Correto.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: Então, a única maneira de saber se as saídas da bobina de pulso estão invertidas é colocar ela no distribuidor e ver se a corrente gerada está normal.

Para saber se está funcionando a bobina é so tirar o distribuidor do eixo, colocar o multímetro na escala mV desplugar a bobina do plug e colocar as duas provas em cada lugar e girar o rotor, tanto faz o sentido de rotaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Como funciona cientificamente um modulo HEI e o indutor que recebe o sinal eletrico AC

http://www.megamanual.com/ms2/GM_7pinHEI.htm

Começa sempre pela meia onda negativa do AC, e isso se deve ao sentido de como é construido o sensor e não da bobina pq bobinas não tem polaridade. Se tive eu concordaria, não eu como a física tb :D
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

ainda não consegui entender teu raciocínio.
Rafaelo

O meu raciocínio (e o do autor do tópico) é como saber se a bobina de pulsos que ele tem instalada no Monza dele está com os terminais invertidos.
Eu respondi a ele como ele pode saber.

Aí você, como sempre faz em todo tópico onde eu respondo, veio com a afirmação de que bobina não tem polaridade. Só pode ser para contrariar, pois eu já havia respondido a pergunta do cara.
Eu tentei lhe explicar, depois, usando a linguagem que eu conheço, como uma bobina com terminais invertidos pode influenciar o funcionamento do distribuidor. Isso não é novidade aqui no fórum. Já houve caso de bobina de pulso com terminais invertidos.

Você é pródigo em apresentar diagramas complicados para justificar tudo que vc escreve.
Então eu apresento a você um outro diagrama, por coincidência dessa mesma Megaschirt-II da qual vc tanto gosta, mostrando como resolver problema de bobina de pulso com pinagem invertida. Espero que vc entenda um pouco de inglês. :lol:

http://www.megamanual.com/ms2/pickups.htm

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:O meu raciocínio (e o do autor do tópico) é como saber se a bobina de pulsos que ele tem instalada no Monza dele está com os terminais invertidos.
Eu respondi a ele como ele pode saber.
Está certo. É so usar um multímetro analógico ou um osciloscópio, respondido?

Luiz Carlos (Rio) escreveu: Você é pródigo em apresentar diagramas complicados para justificar tudo que vc escreve..
Com certeza, eu nao tenho culpa se o conteudo é demais para alguns? Se for é so perguntar se não entendeu algo. Não sou palpiteiro de fórum, sou projetista e fabricante de IE, além de tec em eletrônica sou estudante inciante em Eng elétrica. É normal eu postar algo que alguém não saiba ou que foge do normal.

Se quer entender comece a estudar como eu. Daí a gente troca uma idéias falando a mesma lingua.

Luiz Carlos (Rio) escreveu: Então eu apresento a você um outro diagrama, por coincidência dessa mesma Megaschirt-II da qual vc tanto gosta, mostrando como resolver problema de bobina de pulso com pinagem invertida. Espero que vc entenda um pouco de inglês. :lol:
Pelo menos começa escrevendo certo o nome do produto, já e um começo.

Não é Megaschirt-II é MegaSquirt. Errou duas vez o nome do fabricante.

--------------------

Claro que gosto, já tive esse produto, inclusive tenho guardado aqui no lab, aprendi muito de engenharia elétrica e mecânica la. É bom para tu ler tb espero que conheça inglês. Aliás, desde 2009 já conheco esse manual por completo e esse e outro que tu nem sabe que tem da MSextra, que é até mais complexo. Só que nem tudo que está ali esta certo, tem alguns erros, até o projeto elétrico da MS tem vários erros, redundâncias, é só pesquisar. Eles mesmos confessam isso. A minha ECU é superior a deles em construção e função, tirei proveito em que poderia melhorar. Então tenha cuidado com que tu lê. Nesse caso eles estao certos sim.

Mudar a direção de rotação não vai mudar o sentido da senoide como foi afirmado antes.

Esse tipo de sensor indutivo e construção, a corrente alterna o sentido, do negativo para o positivo, ou seja fase inicial 180º é negativo, depois os outros 180º é positivo terminando o ciclo. Ou o contrário dependendo da construção e polarização.

"O muda de polaridade" se mudar a forma da entrada do sinal, ou seja como é colocado as provas. Eu fiz isso no scope aqui com um sensor VR que tenho do N20XF na bancada. A onda AC nesse caso não muda (campo magnético) a fase como expliquei antes, sempre é a mesma, o que muda é a forma que se coloca as pontas daí sim "muda". Se a Multec tem correção ou bloqueio no sentido do sinal, não sei te dizer. Mas no caso da MS é possível escolher a subida ou a descida desse sinal.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder