O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se a Multec tem correção ou bloqueio no sentido do sinal, não sei te dizer.
Falou, falou, e não disse nada.
Se não sabe como é no sistema original do Monza, então vc me desculpe, mas está dando palpite em assunto que não domina.

Sobre estudar mais, já sei o suficiente para o meu gasto. Não pretendo mexer com Megasquirt nem nada parecido.
Quando vc ainda estava no saco do seu pai eu já dava aula de eletricidade de avião.

Até.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Ago 2014, 18:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por adubabols »

Então desculpe pelo meu desaparecimento, é que ano novo é mo doidera.
Bem eu fiz um teste trocando o HEI do xing ling pelo HEI original e o carro ligou perfeitamente.
Então acredito que para o HEI talvez não importe a posição dos fios, ou no meu caso, simplesmente as cores e posições estão totalmente invertidas, o que daria na mesma, só que com a cor diferente.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por Rafaelo »

adubabols escreveu:Então desculpe pelo meu desaparecimento, é que ano novo é mo doidera.
Bem eu fiz um teste trocando o HEI do xing ling pelo HEI original e o carro ligou perfeitamente.
Então acredito que para o HEI talvez não importe a posição dos fios, ou no meu caso, simplesmente as cores e posições estão totalmente invertidas, o que daria na mesma, só que com a cor diferente.
Pois é tanto faz então!

A forma que o sinal entra de cima para baixo ou de baixo para cima na forma inicial, que é cadastrado na ECU e isso fica como consulta na pré-partida. CASO acontece uma inversao desse cadastro é gerado um erro na ECU o tal de EST algo assim.

Depois de apagar o erro, na próxima partida o carro pega normalmente.

Eu li nesse fórum que outro proprietários notaram "inversão" do sensor de rotação dos fios e funcionou perfeitamente. Isso mostra que não tem trava alguma.

Outra forma de gerar um EST é quando acontece um backfire gerando uma anomalia no sinal, o sinal digital que sai do HEI entra de forma inversa e a ECU gera esse erro, ao inverter o sensor indutivo se faz o mesmo efeito, mas logo que limpar o erro volta a funcionar normalmente.

Não acredito que tenha uma proteção que IMPEÇA a partida do motor, por uma eventual inversão de corrente inicial do primeiro pulso, erro sim, mas nao trava. Então só confirmou o que já suspeitava. Legal o feedback :wink:

É sempre bom quando alguém vem aqui e coloca as suas experiências.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
clayton mancila
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Mai 2020, 17:04
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O misterio dos fios invertidos da bobina impulsora!

Mensagem não lida por clayton mancila »

Olá bom dia. Estou com um probleminha. Há um tempo atrás troquei a bobina impulsora e após a troca o carro oscilava a lenta, aí pesquisando no fórum descobri sobre os fios invertidos e realmente estava, aí troquei ela de novo, porém se acerto o ponto a 10 graus ele da estouro no TBI.
Alguém pode me ajudar?
Responder