Motor Não Pega
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: 15 Dez 2016, 18:01
- Cidade: rio de janeiros
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Motor Não Pega
Meu Monza: Sl/e - 2.0 - 1987, Álcool e GNV está me deixando doido, com bateria boa , cabo de vela,
velas , parte elétrica normal, ele não pega, descarrego a bateria mas não PEGA. Dai faço o que não é
correto fazer ele pegar no tranco, depois que o carro já esta em funcionamento e quente e tal [...] eu o desligo,
quando eu volto a testar a partida (pra minha surpresa) ele pega de Primeira sem pestanejar.
OBS: No GNV e No álcool não pega de jeito nenhum, só depois que foi dado o tranco, ai sim ele da a partida!!!
O que pode ser?
O carro só da a partida porque esta quente e lubrificado?
Pode ser algum sensor de Pressão?
????????????????????????????????
velas , parte elétrica normal, ele não pega, descarrego a bateria mas não PEGA. Dai faço o que não é
correto fazer ele pegar no tranco, depois que o carro já esta em funcionamento e quente e tal [...] eu o desligo,
quando eu volto a testar a partida (pra minha surpresa) ele pega de Primeira sem pestanejar.
OBS: No GNV e No álcool não pega de jeito nenhum, só depois que foi dado o tranco, ai sim ele da a partida!!!
O que pode ser?
O carro só da a partida porque esta quente e lubrificado?
Pode ser algum sensor de Pressão?
????????????????????????????????
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17756
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Me ajudem, não sei o que faço.
Quando o motor não pega, o motor de arranque gira normalmente? Há faísca nas velas quando ocorre o sintoma?
Caso afirmativo nas duas situações, o problema pode estar no sistema de ignição (distribuidor, módulo, bobina de ignição... Até mal contato).
Fique atento ao chicote e conector que sai do distribuidor. Eles tem alto índice de problemas.
Outra possibilidade é de afogamento pelo carburador.
Abs,
Carlos Freire
Caso afirmativo nas duas situações, o problema pode estar no sistema de ignição (distribuidor, módulo, bobina de ignição... Até mal contato).
Fique atento ao chicote e conector que sai do distribuidor. Eles tem alto índice de problemas.
Outra possibilidade é de afogamento pelo carburador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Me ajudem, não sei o que faço.
Samuel
Pelo que vc descreve, o que está faltando na partida normal é força na centelha.
A causa disso pode ser mais de uma.
Se o seu motor de arranque estiver puxando corrente demais para girar, pode faltar energia para o sistema de ignição.
Um dos problemas na partida dos motores dos carros, desde muitos anos atrás, desde que surgiram os motores de arranque, é que eles puxam corrente que deveria ir para a bobina.
Aí criaram a bobina que funciona com 9 volts, a tal que necessita de um resistor ou fio resistivo durante o funcionamento normal do motor, quando a voltagem passa para mais de 12 volts e poderia danificar a bobina.
Em alguns carros, ao se acionar o arranque, é mandada corrente direta para a bobina, sem passar pelo fio resistivo, justamente para prover uma centelha forte.
Esse fio, no seu carro, pode estar interrompido.
Uma maneira de saber se há problemas com a bobina é dar partida com um cabo de vela fora, e observar a centelha, que deve ser forte e saltar até um centímetro.
Sugiro que verifique isso (centelha forte) e se der centellha fraca faça uma revisão na parte de bobina. Nem todas as bobinas de Monza tem o fio resistivo.
As que tem esse fio devem ter também um fio que sai do motor de arranque para o positivo da bobina.
Abs
Pelo que vc descreve, o que está faltando na partida normal é força na centelha.
A causa disso pode ser mais de uma.
Se o seu motor de arranque estiver puxando corrente demais para girar, pode faltar energia para o sistema de ignição.
Um dos problemas na partida dos motores dos carros, desde muitos anos atrás, desde que surgiram os motores de arranque, é que eles puxam corrente que deveria ir para a bobina.
Aí criaram a bobina que funciona com 9 volts, a tal que necessita de um resistor ou fio resistivo durante o funcionamento normal do motor, quando a voltagem passa para mais de 12 volts e poderia danificar a bobina.
Em alguns carros, ao se acionar o arranque, é mandada corrente direta para a bobina, sem passar pelo fio resistivo, justamente para prover uma centelha forte.
Esse fio, no seu carro, pode estar interrompido.
Uma maneira de saber se há problemas com a bobina é dar partida com um cabo de vela fora, e observar a centelha, que deve ser forte e saltar até um centímetro.
Sugiro que verifique isso (centelha forte) e se der centellha fraca faça uma revisão na parte de bobina. Nem todas as bobinas de Monza tem o fio resistivo.
As que tem esse fio devem ter também um fio que sai do motor de arranque para o positivo da bobina.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: 15 Dez 2016, 18:01
- Cidade: rio de janeiros
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Re: Me ajudem, não sei o que faço.
Vlw galera, ja reconheci o problema e era o chicote com mal contato, mas tambem o motor de arranque ja esta cansado, esta rodando muito pesado na primeira partida com o Carro frio e a BATERIA ja não estava la essas coisas, estava com 11,55 Volts com carga maxima, troquei..
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Me ajudem, não sei o que faço.
O meu estava assim, na primeira partida do dia dava dó dele, de tão devagar que girava. Nas partidas seguintes girava ligeirinho.mas tambem o motor de arranque ja esta cansado, esta rodando muito pesado na primeira partida com o Carro frio
As escovas estavam no final de vida, mas ainda pegavam bem no coletor. Dei uma lixada e fiz limpeza no coletor das escovas.
Lubrifiquei as duas buchas com graxa fina e ele teve vida nova. Foi uma solução de emergência, pois preciso parar um dia desses e mandar substituir escovas e buchas.
Mas até agora está funcionando bem. O ruim é que para fazer esse serviço aqui no Rio os caras pedem o valor de um motor de arranque novo.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 05 Jan 2017, 20:16
- Cidade: Lages
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Não Pega
Meu carro eh hum monza gl 93 e ele nao pega da manha d jeito nem hum so quando do hum tranco ai sim ele pega e quando desligo ele e vou liga denovo ele pega d primeira ... D manha quando ele nao pega eu nao escuto a bomba de gasolina acionar so as vezes ai sim ele da a partida... Por favor mi ajudem kkk
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17756
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Não Pega
Quando ocorrer o sintoma irregular, deve fazer testes para identificar se o motor não "pega" por falta de faísca nas velas ou por falta de combustível no TBI. Após essa primeira avaliação é que se toma rumo em outros testes para conclusão do defeito.Monzaa93 escreveu:Meu carro eh hum monza gl 93 e ele nao pega da manha d jeito nem hum so quando do hum tranco ai sim ele pega e quando desligo ele e vou liga denovo ele pega d primeira ... D manha quando ele nao pega eu nao escuto a bomba de gasolina acionar so as vezes ai sim ele da a partida... Por favor mi ajudem kkk
Tanto problemas com falta de faísca como problemas na linha de combustível, bem como executar esses testes estão descritos em vários tópicos aqui no fórum. Uma rápida procura usando a ferramenta de pesquisa vai encontrar essas informações.
PS: Estou levando em conta que o motor gira na partida e não pega.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 05 Jan 2017, 20:16
- Cidade: Lages
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Não Pega
Mi desculpa ai as varias postagem mais estou preocupado ja ... Sim ele gira na partida e nao pega ... Volu fazer esses teste e ver oq acontece ... Desde ja mto obg e desculpa denovo ... E no caso s for a pressao na bomba levo em hum mecanico pra ver isso ?