Monza apagando do nada

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Marcio Ritter
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Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Marcio Ritter »

Boa tarde galera.
Estou com um problema chato no meu Monza 2.0 E.F.I. a gasolina ano 94.
Então, funciona tudo certinho e do nada ele apaga, desviro a chave viro de novo dou a partida e pega na hora, dificilmente isso acontece quando estou acima de 100km/h.
Já revisei relés, componentes eletrônicos troquei todos, modulo HEI (Delphi), sensor de temperatura, sensor MAP(MTE), filtro de ar. A bomba de combustível faz 1 ano que troquei (Delphi), atuador de marcha lenta, ressetei, o módulo e escarniei, fiz de tudo e não resolveu.
Da uma força ai galera!
Detalhe, se estou a cima 90km/h e tiro o pé do acelerador e deixo no freio motor a luz da injeção (anomalia) liga no painel e não apaga mais. :cry:
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marcio

Esse tipo de pane é dificil de diagnosticar, pois é intermitente, e só acontece em determinada situação.
O ideal seria fazer um 'voo de experiência' com um escaner conectado à tomada de diagnóstico do carro.
Você diz que revisou todos os relés, componentes eletrônicos, trocou módulo HEI, etc.
Relé o único que tem no sistema é o relé da bomba de combustível, e mesmo que ele esteja inoperante não causa apagamento do motor. Aliás o motor até pega (acende) com esse relé em pane.
Você pode, no momento em que a pane acontecer, ligar os pinos A e B da tomada de diagnóstico e tentar ler o código lampejante no painel ( piscar da luz de anomalia da injeção eletrônica).
Eu tive 3 vezes problemas com módulo HEI e o que aconteceu foi o motor apagar em velocidade na estrada, mas não pegava mais até que o HEI esfriasse e mesmo assim ficava falhando.
Seu chicote pode estar partido ou com mau contato em algum ponto, e o vento pode causar desligamento de algum circuito.

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando ocorreu esse sintoma comigo, foi a bomba de combustível. Mas eu sabia que tinha sinal de rotação do motor e tinha faísca nas velas.
Por isso é importante verificar se tem faísca nas velas quando o motor apaga.
Nesses 311.000km com meu Monza GLS 96, deu pane na bomba de combustível por 3 vezes. Duas foi igual ao sintoma descrito acima, o motor não funcionava e do nada funcionava e uma vez não funcionou mais. Aconteceu com amigos a mesma coisa alguns parou de vez e outros ficou esse sintoma intermitente. Em alguns casos, algumas pancadas na bomba ela volta a funcionar.
No meu caso, quando funcionava, poderia andar com carro normalmente, pois não perdia pressão e assim não notava queda no desempenho do motor, mas o defeito era da bomba.

No caso do Marcio, é importante saber se tem ou não faísca nas velas e se a UCE tem o sinal de rotação, como já foi muiiiiito comentado aqui no fórum, inclusive os procedimentos.

Vale lembrar que problemas na bomba de combustível, bico injetor e bobina impulsora não acusam nada no scanner e não gera códigos de falhas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Marcio Ritter
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Marcio Ritter »

Obrigado amigos pelos comentários a cima, farei o seguinte então, quando ele apagar e se possível estacionar em segurança, farei os testes de faísca e combustível, e volto aqui para relatar e juntos vamos matar essa charada.
Obrigado mesmo!
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dutra s a
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por dutra s a »

Esse sintoma de estar em velocidade alta e tirar o pé e ficar só na redução e acender a luz de injeção aconteceu varias vezes comigo e sempre foi o sensor de velocidade.

E de apagar do nada também, já aconteceu comigo algumas vezes era bobina impulsora avisando, outras era o fio da bobina elétrica no conector partindo e que com vibração dava mau contato.

Durante uma viagem no centro do país, minha bomba também estava me deixando na mão, com umas belas pancadas ela voltava a funcionar, quando eu abri ela todo cobre de contato e escovas estavam gastas, porém para bater e voltar a funcionar deveria ser uma especie de válvula que trava ela lá dentro, ela é de nylon e muito minuscula e sem ela a bomba também não funciona, parece que ela fica turbilhoando o fluxo quando em funcionamento

Abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Marcio Ritter
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Marcio Ritter »

:o Olá pessoal, consegui fazer um teste em uma das vezes que apagou, no momento que apagou sem desvirar a chave pedi pra uma pessoa virar arranque, e não vinha corrente nas velas e nem na bobina de ignição, zero corrente, desviramos a chave e viramos arranque pimba o de sempre pegou tudo certo, desconfio da bobina impulsora ou sensor MAP, combustível parece que vem, só faísca que não vem quando apaga, aguardo retorno de vocês mestres, obrigado.
Savio Almeida
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Hmmm. Tá mais com cara de miolo da chave de ignição com mal contato.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Reitech
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Re: Monza apagando do nada

Mensagem não lida por Reitech »

Fala galera. Postei hj um vídeo com umas pequenas dicas para esse sistema Multec 700 é de um Kadett, mas serve para o Monza tbm, da uma pesquisada no You Tube canal Reinaldo Reitech ----Kadett morrendo dicas... da uma olhada e tem tbm um vídeo dele no scanner, para quem não conhece vale a pena ver bem bacana, ok valeu.
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