Bico injetor e ventoinha

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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Jonatasilva
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por Jonatasilva »

italo_ escreveu:Nao entendi o seu teste de continuidade. As saidas para os cabos de vela na tampa do distribuidor nao sao conectadas fisicamente com o rotor. A faisca pula la da ponta do rotor para o contato da saida do cabo la dentro da tampa. Entao, se medir a continuidade entre o polo central (cabo que vem da bobina) e qualquer saida de cabo de vela voce nao encontrara continuidade, absolutamente normal.a

Um dos testes que o Carlos perguntou pra voce é o seguinte: pede pra alguem dar a partida e, enquanto o motor esta girando tentando pegar, voce fica com o ouvido la na bomba de combustivel e ve se ela vai funcionar. Ela tem de funcionar enquanto o motor esta girando pra dar partida. Se isso nao ocorrer, significa que a UCE nao esta recebendo sinal de rotaçao do motor. Isso pode ser causado por bobina impulsora ruim, modulo hei queimado ou, mais provavelmente no seu caso, algum problema na instalaçao eletrica que voce fez ao muda-lo de lugar.
Então eu tirei a tampa fora e testei os pinos que são 5 o do meio não dava continuidade, hoje troquei coloquei uma nova e rotor novo mais ficou do mesmo jeito não querendo pegar amanhã vou levar no mecânico pra ver
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Jonatasilva
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por Jonatasilva »

então descobri porque não pegou estava dando excesso de combustível e encharcando as velas a e depois funcionou e ficou um tempo ligado e parou o modulo hei novo queimou coloquei outro e fiz o teste lampejante que acusou o código 15 ( sensor de temperatura do líquido de arrefecimento tensão alta) vou levar no eletricista pra ver
italo_
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por italo_ »

Confesso que meu raciocinio embolou bastante, ainda mais pela quantidade de peças que foi trocando eu me perdi.
O que eu entendi, pelo seu ultimo relato de que o motor chegou a funcionar e parou, foi:
1- UCE esta recebendo sinal de rotaçao do motor;
2- bomba de combutivel esta funcionando;
3- injetor esta funcionando;
4- ha centelhas nas velas.
POREM.... como carro morreu e nao pegou mais, algum destes componentes esta com uma falha intermitente.

Velas e cabos? Tampa e rotor? Bobina impulsora? Modulo hei? Bobibna de alta tensao? Chicote eletrico do sistema de igniçao? Injetor? Bomba de combustivel? Falta de combustivel? Combustivel adulterado? Sensor map? Chicote dos sensores da UCE? A propria UCE?

Cada componente desse pode ser testado em separado, tanto na "bancada" quanto no carro. Porem, as vezes nao temos condiçoes, ferramentas proprias, recursos, mecanicos que tenham e saibam fazer o testes e que queiram mexer. O mundo real é complicado. Uma boa alternativa é substituir 1 componente desse por vez, tirando de algum carro que sabidamente estava funcionando, até achar o culpado! Antes disso, so confere se tem uma boa quantidade de combustivel no tanque e so por garantia joga mais um pouco la de um combustivel de outro posto.
Ipanema
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por Ipanema »

Para colaborar, minha Ipanema começou a dar uns cortes de giro na marcha lenta umas pipocadas de leve ate 2000 rpm. Ate que entao ao ligar a chave sem ligar o motor, ligava a ventoinha. Pensei no sensor de temperatura, troquei por dois que tenho e nada. Ate que o problema passou a ser intermitente e acusando codigo 51-erro no MEM-CAL e completamente afogado.

O carro é muito integro e descartei a principio problema no chicote. Assim que pensei ser defeito no modulo.

Entao tive a idéia de limpar todos os contatos do chicote, ecm e memcal. A ventoinha parou de ligar(nao sei se foi pelas limpezas ou nao), mas o carro desligava do nada.

Sai com ele, luz de IE acesa.... agora codigo 42....avanço ...modulo HEI.


Entao, hoje coloquei meu distribuidor generico novo e dei uma volta rapida de 2 km com medo de ficar na rua, mas durante o percurso pareceu normal. Postarei novamente para contar o desfecho da historia.

Mas o que custei a entender foi a relaçao do Hei com a ventoinha e o afogamento,já que o carro funcionava normal por um tempo, mas foi exatamente o relatado durante a discussao no topico.

O meu HEI deve ter uns 10 anos e de uma marca bem desconhecida( todos os outro componentes do distribuidor sao novos e DELPHI).
Ipanema
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por Ipanema »

Dando solução no topico, tive varios problemas depois, ventoinha ligada, afogado,impossivel de andar. Entao parti para a compra do modulo no ML que no meu caso é o ARXC. Instalei ele e o carro resuscitou mas a luz de marcha nao acendia e marcha lenta alterada. Então abri o modulo e vi que o memcal era do Monza AYMN, vendedor desonesnto, pois a etiqueta por fora era ARXC...... Entao parti novamente para compra de outro modulo. Funcionou muito melhor que o outro do Monza mas ainda assim lenta acelerada e a luz da marcha acendendo intermitente. Semana passada continuando com a saga, instalei outro sensor de velocidade que tinha em casa e finalmente tudo funcionando perfeito. O estranho é que o sensor de velocidade que estava no carro indicava estar perfeito nos testes, pelo menos a baixissima velocidade. Depois disso tudo, o que fica é mais um aprendizado do funcionamentodos EFI. Agora tenho o modulo do Monza sobrando. E o pior, no ML vendem modulos como se fossem universais para Monza e Kadett-Ipanema para um mesmo motor, nao sabendo o que vendem ou sao realmente desonestos. Abraço
Dagson
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Re: Bico injetor e ventoinha

Mensagem não lida por Dagson »

Boa tarde. Por sugestão de um amigo da equipe Monzeiros RJ, dei uma lida meta tópico, e resolvi dar uma olhada no módulo Hei do meu Monza GLS 96, pois ele apresentava os mesmo problemas do Monza do amigo autor. Pra minha surpresa, o módulo Hei estava totalmente frouxo dentro do distribuidor, sendo assim, sem o devido aterramento. Sem contar que as vezes o carro apagava por completo quando em movimento. Estava pensando até em comprar um novo módulo de injeção eletrônica, mas depois de ler este tópico, consegui sanar o defeito. Desde já, agradeço pela ajuda, que não foi destinada a mim, mas wue acabou me servindo muito. Vlw galera.
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