BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Pessoal bom dia. Eu tenho um Monza 86 que está com o cabeçote e carburador do 88/89. O carburador é o BROSOL 2E 2.0 álcool. Ocorre que, quando ando com ele somente com álcool, e dou pisão no acelerador, ele não acelera. Também tem muita dificuldade para passar de 4 mil RPM com o carro em movimento. Mas quando eu coloco METADE álcool e metade gasolina, ele anda super bem, mas ainda um pouco amarrado.
PERCEBI que, ao acelerar, o segundo estágio joga um jato fraco de álcool. Notei também que os giclês podem não estar com a numeração correta, apesar de estar meio apagado e difícil de identificar.
Será entupimento no sistema do segundo estágio? Ou serão os giclês? Já retirei, limpei, e troquei todo o kit reparo, só não troquei os giclês.
O vácuo do segundo estágio está funcionando perfeitamente, apesar de eu ter colocado um arame para segurar o pino responsável pela abertura pois sua base é de plástico e quebra facilmente.

Muito obrigado pela ajuda desde já!!! :ok:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Primeiramente, seja bem vindo .

Seu motor é fase 2 né (acredito que sim, senao este cabeçote nao da certo) .
Quando começou a apresentar este sintoma ? depois de colocar o cabeçote e o 2e ?
Este cabeçote q vc instalou é para 1.8 ? ou vc colocou um cabeçote 2.0 ? c colocou 2.0 ta explicado o problema : motor ficou destaxado.

É muito inportante que vc responda as perguntas acima, com estas informaçoes podemos te dar uma ajuda mais efetiva, inclusive c seu cabeçote for 2.0 , sei o q vc pode fazer para melhorar.

Se eu fosse vc eu nao misturava gasolina nesta proporçao no alcool, até no maximo uns 20% tudo bem, acima disso corre o risco de "bater pino" , queimar junta, pré igniçao, danificar o motor.
Ele deve andar bem com alcool puro sim, é arriscado colocar esta mistura em um carro a alcool .

Verifique a giclagem correta na tabela da Brosol e confira no seu bura, o seu segundo estagio pode nao estar abrindo, ou estar abrindo parcialmente, a sua valvula da maxima pode ter sido montada errado (bem comum isso) .

Duvidas, pergunte :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Olá Deco, muito obrigado pelo seu comentário.

Você fez uma ótima observação. Mas o carro funciona lisinho apenas não dá a resposta que precisa. O motor é 1.8, mas segundo o mecânico que me disse que poderia colocar o cabeçote e o carburador do 2.0, não teria problema algum pois são idênticos. E realmente quando eu montei não houve qualquer tipo de modificação, todas as medidas bateram perfeitamente. Entendo que a diferença entre um e outro está apenas nos giclês. Se o problema fosse este, acredito que ficaria fraco se montasse o 1.8 em um 2.0 mas o que eu fiz foi colocar um 2.0 em um 1.8 o que daria apenas diferença de regulagem, pois combustível de sobre para funcionar ele tem. O que ocorre é uma falta de combustível.

Quanto a válvula da máxima, vou estar dando uma olhada mesmo, eu montei ela de acordo mas percebo que é difícil fazer as duas juntas de borracha bater a furação.

Quanto ao funcionamento anterior, o carro sempre funcionou muito mal, pois estava com meu pai, e ele usava para serviço e não se importava com o carro. No entanto, eu tinha um outro Monza aqui parado para doar peças, e fiz a troca do cabeçote porque o deste Monza trincou e vazava água. Mas agora estou reformando o carro por completo, e comecei fazendo toda a parte que corresponda ao seu funcionamento adequado.

O segundo estágio, como eu falei, abre corretamente, funcionando a válvula do vácuo, tudo de acordo. No entanto, percebo um jato fraco na abertura, meio que gotejando, só não sei se é a válvula de máxima pois sei que ela não abre junto com o jato de abertura do 2ºE, mas em um local um pouco mais perto da borboleta, ou estou errado?

A giclagem realmente não dá para ter certeza pois está meio riscada, ao que percebo é 160 e 150, se for isso mesmo, abertura suficiente teria, pois creio que a original é 150 e 140. Pode ser que o antigo dono trocou para ele andar mais pois já apresentava problema, mas não sei ao certo.

Muito obrigado mais uma vez, seu comentário já me deu um bom norte. :D
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Dwba

Um cabeçote de motor 1.8 e um de 2.0 não são iguais.
Podem ter as mesmas medidas externas nas as câmaras de combustão, que são responsáveis pela compressão final do motor, são diferentes...muito, aliás.
As observações dos colegas que opinaram estão corretas. Se seu carro funciona melhor com um combustível de octanagem mais baixa (gasolina) e pior com um combustível de octanagem mais alta (etanol) está caracterizado a taxa de compressão errada. Está destaxado, como disse um dos colegas.

Você pode ter certeza se o problema é essa medindo a compressão do motor. Qualquer oficina faz isso.
Se estiver fora do padrão do Monza 1.8 a álcool, pode rebaixar o cabeçote um tiquinho, para melhorar a taxa.

Se estiver boa a compressão, aí sim você parte para outra coisa, como giclês, etc.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Luiz Carlos, agradeço sua resposta. Muito mesmo!!! te respondo com todo respeito amigo!!!

Entendo perfeitamente o que estão querendo dizer. Mas não creio que seja este o problema, pois o motor está funcionando perfeitamente. Pelo que percebi até agora está jogando pouco álcool, principalmente na abertura do segundo estágio (tanto que mantem a lenta certinho e vai até 3,5 mil RPM funciona tudo redondo), pois a gasolina queima melhor, pois ela sim tem mais octanas, por isso que quando o carburador funciona com álcool ele precisa de uma quantidade maior de combustível, pois este, o álcool tem menas octanas. (E eu sei que o segundo estágio abre em torno dos 3,5 mil RPM) (Até 3,5 RPM o carro anda como uma máquina, uma beleza, para passar disso ele tem dificuldade)

Entendo que o fato de ele estar andando melhor com gasolina mostra que é falta de álcool na mistura por causa disso, pois a gasolina queima muito melhor que o álcool e, consequentemente, necessita de menos combustível na mistura.

Com relação ao que eu disse sobre o cabeçote ser idêntico, eu quis dizer que todos os encaixes são exatamente iguais, EM TUDO, como você mesmo disse. (Até mesmo os balancins ruins eu substituí pelos do outro, e funcionaram perfeitamente são idênticos) Apenas as válvulas são maiores, o que faz com que haja mais combustível nas câmaras de combustão e consequentemente o carro anda mais. Diferença na parte dos pistões não pode haver pelo fato dos encaixes serem perfeitos, logo os pistões devem ser exatamente iguais nas medidas, ou então prejudicaria o arrefecimento e tudo mais.

Por isso eu digo, que se fosse para estar com o motor frouxo, seria se colocasse um 1.8 em um 2.0, ainda assim creio que funcionaria perfeitamente, pois pelo que o mecânico disse, a única coisa que muda é o carburador e, como eu observei, as medidas das válvulas.
Teoricamente se fosse um 1.8 em um 2.0, as medidas seriam menores nos pistões, portanto deixando o motor frouxo pois teria mistura pobre. E um 2.0 em um 1.8, teria apenas que empobrecer a mistura que funcionaria perfeitamente.

E no meu caso, é um 2.0 em um 1.8.

Sei disso pois eu mesmo quem troquei e fiz todos os comparativos de um para o outro antes de colocar, inclusive instruído por um mecânico experiente que me sugeriu a troca.

Mas amanhã eu vou ver se acho um kit gicleur, realizo a troca e tiro esta dúvida.

Ademais, vou seguir o caminho do segundo estágio para ver se encontro obstruções também.

Mas muito obrigado pelas dicas, acho que de acordo com as dicas de todos dá para chegar ao resultado esperado. Abraços!!!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Amigo, ja era para ter respondido , mas deixei pra depois.
Nao foi a toa que fiz aquelas perguntas la em cima, agora ta expicada as suas dificuldades .

Muito bom vc ter um bom conhecimento tecnico, isso vai ajuadar a vc compreender o que vamos te informar, e o Luiz ja falou , e vou repetir :

SIM seu carro esta destaxado, todos cabeçotes até 2013 sao intercambiaveis, porem quando vc coloca um cabeçote 2.0 num 1.8 ele fica destaxado, algo em torno de 8 ou 9 de taxa, meio alta pra nossa "gasurina" e baixa para alcool , sei muito bem o que to falando, eu mesmo coloquei o cabeçote roletado no meu,com minhas proprias maos, e tive os mesmo problemas q vc esta enfrentando, inclusive moro a 100 km de Ribeirao e comprei meu cabeçote roletado ai na Av Brasil no rei do cambio meu cabeçote é 2012 (ta impressa a data nele) .
Nao ha necessidade , a principio , de vc mexer no seu bura, o problema nao esta nele , precisa corrigir a taxa depois vc ajusta seu bura .
Para resolver isso vc tem algumas opçoes :

Usar uma mistura de alcool/gasolina que corrija isso .(gambi)
Rebaixar o cabeçote para alcançar a taxa desejada, porem nao tenho certeza q c rebaixar 1,5 mm (1,5 calculamos que alcançaria uma taxa legal) vai "matar" seu cabeçote (ultrapassar o limite de rebaixamento) no caso do meu vai corrijir este problema. (esta é a opçao ideal).
Se vc olhar no meu topico vai ver que medimos a camara de combustao com a tecnica de preencher com liquido e depois medir e fazer as devidas conversoes e calculos :
Imagem

Para andar no alcool puro, vc pode adiantar o ponto, e muito, como fiz no meu, que deve estar acima de 25º (estimado), estou com o ponto adiantado no maximo da escala do distribuidor,(gambi) , mas vai ficar pesado pra ligar, e vai judiar do seu motor de arranque como acontece no meu, depois tiro uma foto e posto pra te mostrar o ponto .
Ou uma mistura de ponto um pouco adiantado com uma combinaçao de alcool/gasolina, que no MEU caso foi o que ficou melhor, mas como nao quero misturar combustivel, quis andar no alcool puro tive que adiantar o ponto como falei . (gambi)
No meu caso, usando 20% de gasolina com o ponto um pouco adiantado ficou espetacular, mas seu caso é um pouco diferente seu cabeçote é comum correto ? (nao é roletado)
So nao resolvi isso no meu ainda por pura falta de grana mesmo kkkk (rir pra nao chorar), logo rebaixarei e resolverei isso.

Leia com calma este topico abaixo, la explica mais claramente a diferença que estamos te falando :

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 2.0+no+1.8

Quero deixar claro, que nao sou dono da verdade e minha finalidade aqui é so de ajudar, aprender, destinando tempo e atençao no seu topico e no de todos os outros onde tento ajudar, voce vai se surpreender pela quantidade de "mitos" que foram derrubados aqui , depois que resolver seu problema , pesquise topicos e veja com seus olhos o que eu estou falando, vc nao vai encontrar nada que se compare com este forum onde todos c empenham em deixar nosso carro cada vez melhor atravez de uma eficiente troca de experiencias .
Boa jornada :ok:

Acompanhando
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Oi Deco bom dia amigo!!!

Entendi tudo o que você disse. Muito obrigado pela resposta.

Mas se o motor está destaxado, ele não deveria ficar destaxado em qualquer rotação? Pois o meu está frouxo apenas acima de 3,5 mil RPM. Pois até este ponto o carro anda normalmente, sem qualquer dificuldade. E digo isso pois sei que o segundo estágio abre em torno dos 3,5 mil RPM. E quando eu acelero, percebo que o segundo estágio não joga uma quantidade "razoável" de combustível para alavancar a aceleração (Sai um jato fraco, meio gotejando). E já que a gasolina é mais forte na combustão, creio que apenas o que está chegando de gasolina no primeiro estágio é que está fazendo o carro andar normalmente pois os gicleur, que são p/ álcool, são maiores, permitindo o carburador funcionar como se houvesse apenas 1 estágio.

Talvez eu possa confirmar a tese do cabeçote se conseguir fazer a abertura do segundo estágio ficar mais forte, pois sinto que não está abrindo adequadamente.

Acho que tendo isso em vista dá para chegar mais perto da resposta.

Muito obrigado pela força. Se for cabeçote mesmo vou levar lá na Brasil no REIS que eles fazem este serviço e são amigos do meu pai. :D
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não gosto de adaptações e raramente entre em tópicos sobre modificações, rs! Vamos tentar ajudar.

Foi colocado o Brosol 2E7. Ele tem aplicação para o Monza? Conferiu sua numeração e valores de giclês?
Se estiver com abertura do segundo estágio a vácuo, ele não depende de valor de rotação para abrir o segundo estágio do carburador e sim de pressão negativa. Só não abre com abertura abaixo de meio acelerador, por conta do dispositivo no eixo do primeiro estágio, que impossibilita a abertura antes de meio acelerador.
Outra coisa, não vi mencionado aqui. Verificou os avanço a vácuo e o avanço centrifugo do distribuidor? O avanço a vácuo está conectado no local correto no carburador?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder