BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Olá Carlos, muito obrigado pelo seu comentário.

A numeração dos gicleur não deu para conferir pois está meio apagada. É o Brosol 2E, e como estava funcionando em outro carro, não me preocupei com a numeração. Porém, quando estava ainda no outro carro, ele já apresentava falhas, por isso fiz todo reparo. (Passou apresentar falhas depois de um tempo funcionando bem, no antigo carro)

Eu sei que o segundo estágio não depende rotação alta para abrir, mas sua abertura, para dar uma aceleração ideal para o motor, fica em torno dos 3,5 mil RPM. Basta ficar olhando quando acelera, é o momento correto em que ele abre. A maioria das pessoas que tem este carburador, com quem conversei, também tem ciência que ele abre por volta dos 3,5.

Quanto ao vácuo do segundo estágio, e o avanço do distribuidor estão todos conectados perfeitamente e funcionando. Tando que bate o dedo na chave ele pega. E as saídas para o ar-condicionado devidamente isoladas, tudo OK.

Realmente vou estar verificando esta questão do segundo estágio abrir fraco, ai vou atualizando a galera!!!... Mas obrigado pela força, acho que quando mais for eliminando as questões pendentes, mais rápido agt chega à uma solução!!!

Abraços!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É errado pensar que abre o segundo está por volta de 3.500 rpm. Vai depender da carga do motor e posição do acelerador. Essa condição que sente com erra rpm, é sem carga ou pouca carga. Também pode estar a 3.500 rpm e não ter aberto o segundo estágio.

A boa partida não depende de avanço centrífugo ou a vácuo. Esses avanços são muito importantes em alta rotação.
É muito comum esses dois avanços apresentarem problemas.

Como teste do segundo estágio, pode colocar mecânico, soltando a válvula e colocando uma mola. Se ficar bom, sabe que o problema está com a abertura do segundo estágio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Carlos...

Você tem razão, é uma boa ideia fazer ele acionar mecanicamente para fazer o teste.

Quanto aos 3,5 mil RPM, isso é quando o carro está parado, pode perceber. Pois sei que nas condições de trânsito o segundo estágio abre segundo a carga e a posição do acelerador como você disse.

Com relação a partida, quando o vácuo do avanço não está funcionando adequadamente sei que isso dá uma certa dificuldade na hora de ligar. Mas entendo também que o desempenho depende do bom funcionamento deste item. Mas creio que esteja tudo em perfeita sincronia.

Falo da questão dos 3,5 mil RPM, pois é o que está sendo mais óbvio no momento. O carro tem muita dificuldade para passar desta rotação quando está rodando normalmente. No entanto, quando está parado e se acelera, ele consegue chegar à rotação máxima normalmente. Por conta disso também fiquei grilado com a quantidade de álcool que está saindo do segundo estágio, percebi que está saindo pouco.

Veja bem, o segundo estágio abre normalmente, só que o jato de combustível é que me preocupa, está fraco e meio que gotejando, entende.

Mas vou verificar novamente os itens que você falou, afinal, tudo é possível.

Muito obrigado amigo!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tire a tampa do distribuidor e gire com a mão o rotor. Se sentir a ação de mola, o avanço centrífugo deve estar com as molas no lugar. Se estiver livre, está sem as molas e podem ter quebrado danificando mais alguma coisa no distribuidor. Se confirmar que o eixo está livre, melhor remover o distribuidor e verificar como está lá dentro onde ficam os pêndulos.
Vale lembrar que esse movimento com ou sem ação de mola é pequeno.
Ainda sem a tampa, tente sugar a mangueira do avanço a vácuo e verifique se a mesa do distribuidor se movimenta e fica se prender esse vácuo.

São testes simples e fáceis de fazer. O avanço do distribuidor é muito importante em alta rotação do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Vou fazer isso sim Carlos,

Assim que tiver tempo vou fazer isso que você disse, ai eu vou atualizando as informações.

Abs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

pois a gasolina queima melhor, pois ela sim tem mais octanas, por isso que quando o carburador funciona com álcool ele precisa de uma quantidade maior de combustível, pois este, o álcool tem menas octanas.
Dwba

A octanagem do etanol é muito superior à da gasolina.
É por isso que motores à etanol possuem taxa de compressão muito maior que o à gasolina.

No Monza 1990 a taxa para motor à álcool, 1.8 ou 2.0, é de 12:1
Já no Monza 1990 à gasolina é de 8,8:1.
Como se vê, a diferença é enorme. Se colocarmos metade gasolina e metade álcool num Monza à álcool ele vai funcionar muito mal.
No Monza 1996 a diferença é um pouco menor, 12:1 álcool contra 9,2:1 para gasolina
Octanagem é a capacidade do combustível de não explodir espontaneamente na câmara de combustão no momento da compressão.

Vc está certo quando diz que é preciso uma quantidade maior de álcool do que de gasolina para o motor funcionar bem. Mas isso nada tem com a octanagem. O álcool só queima bem no motor se a proporção de álcool versus ar é de mais ou menos 9:1.
Com gasolina a proporção ideal é 15:1.
Como o ar que entra, tanto no motor à álcool como no motor à gasolina é igual (depende da cilindrada do motor, da abertura da borboleta do carburador, etc), os giclês do carburador ou o bico injetor (nos EFI) são maiores para injetarem mais etanol.

Nota: se a taxa de compressão dos motores à etanol é sempre 12:1, para qualquer Monza (2.0 e 1.8 ), as câmaras de combustão dos motores 2.0 precisam ser maiores que as dos motores 1.8 (senão a compressão final seria diferente).
Então, se o seu mecânico instalou no motor 1.8 um cabeçote de motor 2.0, eu chutaria que a taxa de compressão ficou em torno dos 10,5:1
Note, é um chute meu, baseado na teoria. Um motor assim não funcionará bem nem com etanol nem com gasolina. Talvez com uma mistura dos dois, se for alterado também o ponto de ignição.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Luiz, muito obrigado pela resposta.

Creio que estamos quase falando a mesma língua. Talvez a terminologia que eu usei sobre octanagem não expresse realmente o que eu quis dizer pela minha inexperiência (Sou da advocacia, rsrsrs). Mas você falou tudo. Creio que está correto no seu raciocínio.

O que eu quero entender é o seguinte. Se a taxa de compressão ficou diferenciada, porque o motor funciona bem até cerca de 3,5 a 4 mil RPM. Ele não deveria estar destaxado em qualquer rotação? Ou seja, deveria haver diferença ao andar com ele. Não é o que acontece, ele anda super bem no trânsito, mas para passar desta rotação tem dificuldade.

Isto não é típico de mal funcionamento do segundo estágio? Estou certo em dizer que em qualquer rotação ele deveria estar destaxado? Pois entendo que, se está destaxado, também deveria andar mal em baixas rotações já que a compressão não é a ideal.... Concorda?

abs!!!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

deveria tambem verificar os tubos misturadores.
tira eles fora e verifica se nao formou uma borra,que a olho nu nao e vista,e faça a limpeza deles.
carro a etanol forma na parte externa deles e nao tem como limpar corretamente sem tirar.
a nao ser que exista algum produto especifico,pois car 80 nao limpa..
tive problemas uma vez com meu carro e era exatamente isso.
ele nao desenvolvia bem em alta RPM em rodovias.

olhando por cima,o do segundo estagio e o mais no canto,mas compensa verificar o outro tambem.
para tirar eles tem que ser atraves dos furos dos gicles.
tomara que ajude amigo :ok: :ok:
Responder